O IMAGINÁRIO E SUAS REPRESENTAÇÕES EM ALGUNS MITOS E LENDAS DO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE

Autores

  • Sandra Maria Pereira da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Josenildo Campos Brussio Universidade Federal do Maranhão
  • Fabrício Tavares de Moraes Universidade Federal do Maranhão
  • Laura Rosa Costa Oliveira Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Cultura Popular. Imaginário. Mitos e Lendas. Gilbert Durand.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa sobre o imaginário e suas representações na cultura popular do Baixo Parnaíba Maranhense. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório-descritiva, na qual nos debruçamos em materiais bibliográficos sobre o tema (artigos, livros, dissertações, relatórios de pesquisa, entre outros). Como referencial teórico, destacam-se, neste trabalho, autores como Gilbert Durand (1997), Gaston Bachelard (2002), Carl Jung (2008), Mircea Eliade (1991), Sartre (2008), entre outros. Desta forma, no primeiro capítulo, buscaremos apresentar um pouco sobre os conceitos de mitos e lendas, buscando esclarecer sobre estas concepções conceituais, que muitas vezes caem no senso comum, mas que podem contribuir bastante para a compreensão do ser humano no sentido antropológico. No segundo capítulo, iremos frisar a importância do imaginário, apresentando o que é este conhecimento e como ele pode contribuir para a compreensão do ser humano, nos ligando com o conhecimento dos antepassados que ainda habitam as profundezas de nossa consciência. No terceiro e último capítulo, iremos apresentar os resultados de uma pesquisa de campo realizada com os membros do grupo de estudos e pesquisa GEPEMADEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura) no período de 2016-2017, onde foi realizado um questionário sobre os mitos e lendas do Baixo Parnaíba Maranhense com os habitantes desta região, com os dados obtidos, pudemos fazer algumas considerações sobre a cultura popular local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Pereira da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Licenciada em Ciências Humanas/Sociologia, da Universidade
Federal do Maranhão – UFMA, Campus São Bernardo - MA.

Josenildo Campos Brussio, Universidade Federal do Maranhão

Professor Associado I do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA/Campus de São Bernardo. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, Cultura e Meio Ambiente".

Fabrício Tavares de Moraes, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora, com doutorado sanduíche (bolsista CAPES) em Queen Mary University of London (Inglaterra).

Laura Rosa Costa Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (1999), Mestrado em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2003) e Doutoranda em Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável com ênfase em Agroecologia, pela Universidade de Córdoba. Atualmente é Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas, Universidade Federal do Maranhão, Campus de São Bernardo.

Referências

ARAÚJO, Alberto Filipe. Teixeira, Maria Cecília Sanchez. Gilbert Durand e a pedagogia do imaginário. Letras de Hoje. v. 44. n. 4. p. 7-13. Porto Alegre, 2009. Disponível em < http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/viewFile/6539/4746 > Acesso 10 de maio de 2019.

ALVES, Ismael Carlos Braga. Influência antrópica nos parâmetros físico-químicos da água do rio Buriti. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais - Química) - Universidade Federal do Maranhão, 2016. 43 f. Disponível em Acesso 30 junho de 2019.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2005.

BACHELARD, Gaston. A psicanálise do fogo. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

_________. A poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

BRAGA, Elizabeth dos Santos. A construção Social da Memória: uma perspectiva histórico cultural. Ijuí: Unijuí, 2000.

BRASIL. Sistema de Informações Territoriais (SIT). Território Baixo Parnaíba. Disponível em <http://sit.mda.gov.br/download/ptdrs/ptdrs_territorio020.pdf> Acesso em outubro de 2019.

CERDEIRA, Guilherme. O imaginário de Sartre: uma teoria fenomenológica da imagem. Revista Filogênese. 10. v. Universidade Estadual Paulista. Sâo Paulo, 2017. Disponível em Acesso em 01 maio de 2019.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arqueologia geral. Tradução de Hélder Godinho. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

DUMÉZIL, Georges. Prefácio. In: ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. Tradução de Sonia Cristina Tamer. São Paulo : Martins Fontes, 1991.

ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. Tradução de Sonia Cristina Tamer. São Paulo : Martins Fontes, 1991.

FERREIRA, Daciléia Lima. Memória e identidade na Vila das Almas: um estudo sobre o trabalho da Pastoral Afro-brasileira no Quilombo Saco das Almas, em Brejo/MA. São Luís/MA: EDUFMA, 2018.

FONTANELLE et al. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. In: Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24(1):17-27, jan, 2008.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2002

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. Tradução de Chaim Samuel Katz e Eginardo Pires. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.

__________. Antropologia Estrutural Dois. Tradução de Maria do Carmo Pandolfo. ed. 4. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.

______. Natureza e Cultura. Revista Antropos. Brasília, v.3. a. 2., 2009. ISSN. 1982-1050

LEACH, Edmund. As ideias de Levi-Strauss. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Editora Cultrix, 1970.

MORAES, Heloisa Juncklaus Preis. BRESSAN, Luiza Liene. OSNILDO, Reginaldo. O medo no imaginário e o imaginário do medo. Revista Memorare. v. 4, n. 2 esp. dossiê II, p. 209-223. Santa Catarina, 2017. Disponível em Acesso 20 maio de 2019.

MORAES, Rennê Garcia. A Festa de Nossa Senhora dos Aflitos em Santa Quitéria do Maranhão: um estudo etnográfico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Sociologia) - Universidade Federal do Maranhão, 2016.

MARTINI, G. Faces da Mãe D’Água. Revista Calundu. v. 1, n. 2, 11 dez. 2017.

POLLAK, M. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, v.5, n. 10, Rio de Janeiro, 1992. p. 200-212.

JUNG, Carl Gustav (org.); FREEMAN, John; VON FRAZ, M. L.; HENDERSON, Joseph L.; JACOBI, Jalande; JAFFÉ, Àniela. O Homem e seus Símbolos. Tradução de Maria Lúcia Pinho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. 448 p. Disponível em < http://conexoesclinicas.com.br/wp-content/uploads/2015/04/jung-c-o-homem-e-seus-simbolos.pdf > acesso 02 Abril de 2019.

SALVIO, Thiago de Souza. Algumas considerações sobre a Filosofia de Sartre. Revista Filogênese. 9. v. Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2016. Disponível em <https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/3_thiagosalvio.pdf> Acesso em 02 maio de 2019.

SARTRE, Jean-Paul. A Imaginação. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2008.

SOUZA, Vitor Chaves de. A ontologia do mito de Mircea Eliade: possibilidades e aspectos críticos. Estudos de Religião. v. 25., n. 41. 203-215. p. 2011. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4106037.pdf> Acessado em 01 abril de 2019.

TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. A contribuição da obra de Gilbert Durand para a educação: conceitos e derivações para uma pedagogia do imaginário. Educere et Educare: revista de educação. v. 11. n. 21. Paraná: 2016. Disponível em Acesso em 20 de maio de 2019.

VIANA, Keliane da Silva. TODO ANO TEM! Cultura, resistência e tradição na festa de levantamento do mastro em São Bernardo/Ma. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Sociologia) - Universidade Federal do Maranhão, 2014.

Downloads

Publicado

2021-10-09

Como Citar

Silva, S. M. P. da, Brussio, J. C., Moraes, F. T. de, & Oliveira, L. R. C. (2021). O IMAGINÁRIO E SUAS REPRESENTAÇÕES EM ALGUNS MITOS E LENDAS DO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE. Infinitum: Revista Multidisciplinar, 4(6), 69–101. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/17850

Edição

Seção

Artigos