Sobre a Revista

Foco e Escopo

 

A Infinitum: Revista Multidisciplinar tem por objetivo divulgar estudos, pesquisas, reflexões e ensaios nos campos da educação, ciências humanas, ciências naturais, língua portuguesa, linguística, literatura, música e turismo. Na INFINITUM são aceitos textos sob a forma de artigos, resenhas, ensaios, relatos de experiências de estudantes de graduação (com coautoria de mestre ou doutor) e pós-graduação, profissionais, produção científica e trabalhos originais de pesquisadores e estudiosos brasileiros e de outros países interessados nas áreas temáticas da revista que tem como foco: meio ambiente, educação e ciências; turismo, cidades, desenvolvimento, sustentabilidade e políticas públicas; literatura, filosofia, sociologia, psicologia e história; imaginário, cultura arte e tecnologia.

Processo de Avaliação pelos Pares

 

A avaliação por pares adotada pela revista Infinitum é Revisão de Avaliação Duplo Cego (Double-Blind Review), com o intuito de garantir credibilidade na avaliação, evitando problemas de parcialidade. Dessa maneira, os autores, bem como os revisores, devem tomar todos os cuidados contidos nas instruções, tanto na submissão pelo autor, como no envio pelo editor e na resposta do avaliador, para que não haja a revelação das respectivas identidades no processo de avaliação. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

Os autores devem excluir do corpo do documento a informação da autoria (apenas constando na primeira folha), bem como, excluir qualquer referência ao seu nome, podendo substituir, quando for o caso, por apenas "Autor" e o respectivo ano de publicação.

Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como. > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança. > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Cada artigo apresentado à revista para publicação será avaliado no mínimo por dois conselheiros científicos. Havendo disparidades nas avaliações, será solicitado um terceiro avaliador para efetuar suas considerações. Com base nas avaliações, o conselho editorial o aceitará, rejeitará ou ainda, solicitará alterações.

Após avaliação, o original receberá, pautado nas avaliações, as seguintes recomendações: aceitar, correções obrigatórias, submeter novamente para avaliação, enviar para outra revista ou rejeitar.

O editor informará cada um dos autores sobre a situação do texto submetido e, em caso de aceite e atendimento das solicitações feitas pelos avaliadores e a editoria, dará início ao processo de editoração do trabalho e com vistas a publicá-lo na plataforma. Nesse processo, é imprescindível a participação do (a) autor (a) no atendimento das solicitações.

Política de Isenção de Taxas

A Infinitum: Revista Multidisciplinar não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - Article processing), nem para sua disponibilização aos autores e demais leitores.

Identificação de Plágio - Copy Spider

 

Além dos termos e declaração de responsabilidade e transferências de direitos autorais, a Infinitum: Revista Multidisciplinar adota a ferramenta Copy Spider para identificação de possível plágio nos trabalhos submetidos, tanto em termos de originalidade quanto de ineditismo.