USO DA TECNOLOGIA COMO RECURSO NA GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • JESSICA BORGES BRUSSIO IFMA - Campus de Pinheiro
  • JOSENILDO CAMPOS BRUSSIO Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo

Resumo

O presente trabalho aborda o uso da tecnologia enquanto recurso na aplicação da gamificação no ensino da língua inglesa, tendo como público-alvo o ensino médio. Sabemos que nossa atual geração vive um meio moderno e tecnológico, em que ferramentas tecnológicas entram como recursos primordiais na educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e descritivo sobre a gamificação como uma metodologia ativa eficiente para utilizar os jogos eletrônicos como ferramenta educacional. No referencial teórico, contamos com autores como Leffa e Castro (2019), Silva e Toassi (2021), Davi Martins (2019), entre outros, além de documentos oficiais como a LDB 9.394/96 e a nova BNCC. WhatsApp, Instagram, jogos mobile e outras plataformas são grandes exemplos de como a tecnologia já vem sendo inserida na vida dos jovens, principalmente, adolescentes, além de aplicativos que ajudam no dia a dia, como os de tradução. Tendo como base o uso dessas tecnologias para a necessidade do conhecimento da língua inglesa, é possível fazer a correlação entre o aprendizado desse idioma com jogos eletrônicos. Contudo, diante deste cenário, ainda temos muitas barreiras que impedem um processo de ensino-aprendizagem eficaz, como a desmotivação docente e a falta de preparo profissional, consequentemente, desmotivação por parte dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JESSICA BORGES BRUSSIO, IFMA - Campus de Pinheiro

Graduada em Letras com habilitação em Português, Inglês, e suas respectivas literaturas (FACAM - 2021). Especialista em Metodologias do Ensino de Língua Inglesa (FACULDADE ÚNICA - 2022). Certificação nível avançado no curso de idiomas CII (2019). Possui experiência de Língua Inglesa e Língua Portuguesa em curso técnico e escolas das redes públicas e privadas de São Luís/MA. Atualmente leciona Língua Portuguesa e Inglesa no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus de Pinheiro e está como aluna especial do Mestrado em Letras (UFMA), na disciplina Narrativas Literárias, Memória e Identidade.

JOSENILDO CAMPOS BRUSSIO, Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo

Pós-Doutor em Turismo, pelo PPGTUR (Programa de Pós-graduação em Turismo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a supervisão da professora Titular Maria Lúcia Bastos Alves. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012) e Licenciado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1998). Professor Associado II do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Curso de Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, cultura e meio ambiente". Líder do LEI (Laboratório de Estudos do Imaginário) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, símbolos, mitos e práticas educativas".

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

BRUSSIO, Jessica Borges; BRUSSIO, Josenildo Campos.
USO DA TECNOLOGIA COMO RECURSO NA GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 4, n. 7, p. 146–177, 3 Jan 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>