DA PROPOSTA À REDAÇÃO NOTA MIL DO ENEM 2019:

UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS TEXTOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.33

Palabras clave:

Redação nota mil do ENEM, Proposta de redação do ENEM, Estrutura dos textos, Análise de Discurso

Resumen

este artículo trata de las marcas estructurales que componen un ensayo de alto grado ENEM en relación con la propuesta de ensayo. Para eso, nos guiamos por la obra de Paiva (2020); y, dentro de la perspectiva del Análisis del Discurso, recurrimos a las aportaciones de Authier-Revuz (1990, 2004), Pêcheux (1995) y Charaudeau (2009). El corpus consta de un ensayo ENEM 2019 con mil puntos. En cuanto a los resultados, observando los aspectos de estrategias argumentativas, seguimos la forma estructural en que se configura el ensayo; y observamos la estructura y composición de la propuesta de escritura y su relación con la producción de los textos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. Heterogeneidade mostrada e heterogeneidade constitutiva: elementos para uma abordagem do outro no discurso. In: ______. Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 11-80.

AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. Heterogeneidades enunciativas. Cadernos de estudos lingüísticos, 19. Campinas, IEL. 1990.

BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Autoria, discurso e sujeito: uma questão de singularidade ou originalidade?. Interfaces, Guarapuava, v. 2, n. 2, p.22-30, 2011. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/19796/1/2011_art_lmtrbaptista.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. REDAÇÃO NO ENEM 2019: CADERNO DE QUESTÕES, 1 DIA, CADERNO 1 AZUL (aplicação regular). 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2019/caderno_de_questoes_1_dia_caderno_1_azul_aplicacao_regular.pdf. Acesso em: 2 mai. 2021.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. 1 .ed., 1ª reimpressão.- São Paulo: Contexto, 2009.

G1. Leia redações do Enem que tiraram nota máxima no exame de 2019. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/enem/2020/noticia/2020/06/03/enem-leia-10-redacoes-nota-mil-em-2019-e-veja-dicas-de-candidatos-para-fazer-um-bom-texto.ghtml. Acesso em: 2 mai. 2021.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1996, 150p

GINZBURG, Carlo. Mitti Emblemi Spie: Morfologia e Storia. Torino, Einaudi. Tradução brasileira: Mitos Emblemas Sinais: Morfologia e História. F. Carotti (trad.). São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

PAIVA, Renata Ingrid de Souza. Redações nota mil do ENEM: um estudo analítico da massificação de sua estrutura e conteúdo. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Traduzido por Eni Pulcinelli Orlandi, Lorenço Chacon J. filho, Manoel Luiz Gonçalves Corrêa e Silvana M. Serrani, 2. ed., Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

Publicado

2023-12-15

Cómo citar

INGRID DE SOUZA PAIVA, Renata; FABIANO CAMPOS, Sulemi.
DA PROPOSTA À REDAÇÃO NOTA MIL DO ENEM 2019:: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS TEXTOS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 332–352, 15 dic. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21717. Acesso em: 10 may 2024.

Número

Sección

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções