LEITURA NO COTIDIANO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.36

Palabras clave:

Trissomia 21, Leitura, Família-leitura

Resumen

Analisa a participação da família ou responsáveis no desenvolvimento da  capacidade leitora de crianças com síndrome de Down, na faixa etária dos 5 aos 11 anos de idade. Essas crianças estão cursando do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. As pessoas com síndrome de Down possuem déficit cognitivo e, consequentemente, raciocínio mais lento. É esse posicionamento que nos faz reeditar a questão problema proposto por Souza, em 2017 - “A ausência de trabalhos sobre síndrome de Down que discutam as questões de letramento nos faz refletir: até que ponto se tem considerado a constituição da pessoa com síndrome de Down enquanto leitor?”. Mais especificamente, qual a participação da família ou responsáveis por essas crianças na formação delas como leitoras? Essa é a pergunta que trazemos para o contexto da cidade de Goiânia, para os usuários da biblioteca da Associação de Síndrome de Down. A pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizaram-se questionários enviados a seis mães e pais ou responsáveis pelas crianças que frequentam e/ou fazem atividades na Biblioteca AsDown. Os resultados revelam famílias que incentivam seus filhos no processo de aquisição da leitura desde bebê. Apesar das dificuldades presentes na aquisição da linguagem e a limitação cognitiva, os responsáveis acreditam que investir na leitura auxilia seus filhos na convivência em sociedade e na compreensão do mundo ao seu redor. Conclui-se que a criança com SD, na perspectiva de seus responsáveis, pode se constituir leitora a partir do seu entendimento, e da capacidade criativa de imaginar um enredo para determinadas imagens expressas nas páginas do livro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Keyla Rosa de Faria, Universidade Federal de Goiás

Estudiante de Doctorado en Comunicación, Universidad Federal de Goiás. Profesor formador del Curso de Biblioteconomía de UNICESUMAR, Maringá, Paraná. Tutora del Curso de Biblioteconomía de la EaD/Universidad Federal de Goiás.

Mychelle Walleska Lisboa Lemes, HBF Instituto Educacional

Especialização em Psicologia, HBF Instituto Educacional. Graduada em Biblioteconomia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil. 

Suely Henrique de Aquino Gomes, Universidade Federal de Goiás

Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Goiás. Professora titular aposentada.

Citas

AGÊNCIA BRASIL. Inclusão é tema do Dia Mundial da Síndrome de Down. Brasília: EBC, 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-03/inclusao-e-tema-do-dia-mundial-da-sindrome-de-down. 9 jun. 2023.

BALÇA, Ângela; AZEVEDO, Fernando. Leitura em família. In: DEBUS, Eliane; AZEVEDO, Fernando; SPENGLER, Maria Laura P. Práticas de formação leitora. Braga (Portugal): Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2021. 162 p. (Coleção Plano Local de Leitura, 1).

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Brasil no PIRLS 2021: Sumario Executivo. Brasília, DF: Inep, 2023.Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pirls/resultados. Acesso em 15 maio 2023.

BRITO, Danielle Santos de. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Revela: Periódico de Divulgação Científica da FALS. Ano IV - Nº VIII- JUN / 2010. P 1-35. Disponível em http://www.fals.com.br/revela/revela027/edicoesanteriores/ed8/Artigo4_ed08.pdf. Acesso em 20 de maio de 2023.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa. 3. ed. Porto Alegre/RS: Penso, 2010, p. 296

DALLA-DÉA, Vanessa Helena Santana ; DUARTE, Edison (org.). Síndrome de Down: informações, caminhos e histórias de amor. São Paulo: Phorte, 2009. 336 p.

FARIA, Keyla Rosa de. Biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem da/o estudante com Síndrome de Down. 2017. 102 f. TCC (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13265. Acesso em: 27 nov. 2018.

FARIA, Raquel Alexandra Neves de Oliveira. A influência do meio sócio-económico e cultural na aprendizagem da leitura e da escrita. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Especial)- Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, Portugal, 2009. Disponível em: http://repositorio.uportu.pt/handle/11328/175. Acesso em: 13 jun. 2023.

FEISTAUER, Cláudia Madalena. O letramento na síndrome de down: o papel da família e da escola. 2014. 127 f. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/6959#preview. Acesso em: 27 nov. 2018

GARCÊZ, Érica Sandoval. A formação de leitores. Só Pedagogia, 15 mar. 2019. Disponível em: https://www.pedagogia.com.br/artigos/formacaoleitores/

GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução á literatura para crianças e jovens. São Paulo: Paulinas, 2010. 264 p.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO (ed.). Retratos da leitura no Brasil. 4. ed. São Paulo: Instituto Pró-livro, 2016. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/atuacao/28-projetos/pesquisaretratos-da-leitura-no-brasil/8042-downloads-4eprlb. Acesso em: 27 nov. 2018.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO (ed.). Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo: Instituto Pró-livro, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 23 maio 2023.

KOTLINSKI, Joe; KOTLINSKI, Susan. Teaching reading to develop language. Down Syndrome News and Update, U.S., v. 2, n. 1, p. 5-6, 2002. Disponível em: https://library.down-syndrome.org/en-us/news-update/02/1/teaching-reading-develop-language/. Acesso em: 14 jul 2019.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 3. ed. São Paulo: Ática, 2009. 374 p.

LOURENÇO, Daniela Sofia Marques. Prática de ensino supervisionada e práticas de

leitura em família. 2022. Relatório final de Estágio (Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico)- Escola Superior de Educação Viseu, Viseu, Portugal, 2022. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/7387.

OLIVEIRA, Maria Alexandre de. A Literatura para crianças e jovens no Brasil de ontem e de hoje: caminhos de ensino. 2007. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2007

SCHLEICHER, Andreas. PISA 2018: insights and Interpretations 2018. Paris: OECD Publishing. Disponível em https://www.oecd.org/pisa/PISA%202018%20Insights%20and%20Interpretations%20FINAL%20PDF.pdf. Acesso em 20 de maio de 2023.

SILVA, Marta Benjamin da; BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; NOGUEIRA, Carine Rodrigues. Políticas públicas para a leitura no Brasil: implicação sobre a leitura infantil. Ponto de Acesso, Salvador, v.6, n.3, p. 20-46, 2012. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6437. Acesso em: 12 jul 2019.

SOUZA, Letícia Alves. As práticas de leitura de pessoas com síndrome de Down: implicações para a constituição do leitor. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística)- Universidade Federal de Santa Catarina, Blumenau, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/186592/PLLG0707-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em 20 maio 2023.

VALDEZ, Diane. História da infância em Goiás: séculos XVIII e XIX. 1. ed. Goiânia: Alternativa, 2003. 65 p.

ZILBERMAN, Regina. Leitura para a infância no século XIX brasileiro. FronteiraZ, São Paulo, n. 17, p. 22-42, 2016. Disponivel em: https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/2941

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

FARIA, Keyla Rosa de; LEMES, Mychelle Walleska Lisboa; GOMES, Suely Henrique de Aquino.
LEITURA NO COTIDIANO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 405–429, 30 dic. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21674. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções