LEITURA NO COTIDIANO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.36Palabras clave:
Trissomia 21, Leitura, Família-leituraResumen
Analisa a participação da família ou responsáveis no desenvolvimento da capacidade leitora de crianças com síndrome de Down, na faixa etária dos 5 aos 11 anos de idade. Essas crianças estão cursando do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. As pessoas com síndrome de Down possuem déficit cognitivo e, consequentemente, raciocínio mais lento. É esse posicionamento que nos faz reeditar a questão problema proposto por Souza, em 2017 - “A ausência de trabalhos sobre síndrome de Down que discutam as questões de letramento nos faz refletir: até que ponto se tem considerado a constituição da pessoa com síndrome de Down enquanto leitor?”. Mais especificamente, qual a participação da família ou responsáveis por essas crianças na formação delas como leitoras? Essa é a pergunta que trazemos para o contexto da cidade de Goiânia, para os usuários da biblioteca da Associação de Síndrome de Down. A pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizaram-se questionários enviados a seis mães e pais ou responsáveis pelas crianças que frequentam e/ou fazem atividades na Biblioteca AsDown. Os resultados revelam famílias que incentivam seus filhos no processo de aquisição da leitura desde bebê. Apesar das dificuldades presentes na aquisição da linguagem e a limitação cognitiva, os responsáveis acreditam que investir na leitura auxilia seus filhos na convivência em sociedade e na compreensão do mundo ao seu redor. Conclui-se que a criança com SD, na perspectiva de seus responsáveis, pode se constituir leitora a partir do seu entendimento, e da capacidade criativa de imaginar um enredo para determinadas imagens expressas nas páginas do livro.
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