APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA NA BNCC:

A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.32

Palabras clave:

BNCC, Ensino Fundamental II, leitura, Formação do leitor

Resumen

As propostas e políticas curriculares exercem grande impacto nos espaços escolares, pois orientam não só as práticas pedagógicas como também a elaboração de materiais didáticos e as ações de formação inicial e continuada. Assim, o objetivo geral desse artigo é identificar e analisar a concepção de leitura proposta pela BNCC do Ensino Fundamental II (2017). Para atingir o objetivo, realizamos uma análise documental com foco no Eixo Leitura presente na área de linguagem do componente curricular Língua Portuguesa. Teoricamente, partimos da concepção dialógica de língua (gem) advinda do Círculo de Bakhtin, bem como dos diferentes enfoques de estudo sobre leitura no campo da Linguística Aplicada. Concluímos que a BNCC apresenta uma mescla de concepções teóricas – dialógica e cognitivista -, exigindo dos professores, produtores de materiais didáticos e dos formadores de professores, uma fundamentação teórica consistente para que possam promover práticas e materiais didáticos que contribuam, efetivamente, para a formação de alunos-leitores responsivos e construtores de sentido.

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Biografía del autor/a

Cleber Ferreira Guimarães, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Possui pós-graduação em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e em Educação Especial Inclusiva, ambas pela Uniasselvi. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Cidade Verde. Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Presidente Prudente, e em Pedagogia, pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa nos Ensinos Fundamental II e Médio. No Ensino Fundamental I tem experiência no ensino de Língua Inglesa. Atuou (2014-2016) como Professor Tutor Presencial no curso de graduação em Letras da faculdade Anhanguera, no polo de apoio presencial de Mirante do Paranapanema. Atualmente, é Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Brasilândia- MS. Temas de interesse: Leitura, Formação do Leitor; Letramento; Formação Docente.

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Publicado

2023-11-12

Cómo citar

GUIMARÃES, Cleber Ferreira.
APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA NA BNCC:: A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 307–331, 12 nov. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21624. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções