LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR:

EXPERIÊNCIA COM AULAS DE ESPANHOL NO CURSO DE JORNALISMO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.22

Palabras clave:

leitura, ensino de língua, língua espanhola, ensino superior, jornalismo

Resumen

Este texto se caracteriza por ser o relato de uma experiência vivenciada no Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina, no ano letivo de 2020, na disciplina de Língua Espanhola para o Jornalismo. A proposta é refletir sobre aquilo que é relevante no ensino de leitura no âmbito do ensino de língua, com foco em Língua Estrangeira, bem como na formação do profissional de Jornalismo. O referencial teórico traz os pressupostos de Michèle Petit (2009) e Rosana Acquaroni Muñoz (2004), em diálogo com outros autores, e apresenta o conceito e a caracterização da leitura na Educação Formal e na aprendizagem de Língua Estrangeira. Por fim, segue o relato de três atividades realizadas na referida disciplina. A análise dos resultados sinaliza que os alunos demonstraram contar com significativas ferramentas de compreensão leitora. Por meio das atividades realizadas, puderam ampliar e aprimorar sua competência leitora e intercultural, bem como estabelecer discussões intertextuais e interdisciplinares que contribuem com sua formação cidadã, acadêmica e profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Débora Luise Souza Xavier, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora Assistente no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina. 

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo. Professora no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do CCH da Universidade Estadual de Londrina.

Citas

ACQUARONI MUÑOZ, R. La compresión lectora. In: Sánchez Lobato, J.; Santos Gargallo, I (eds.). Vademécum para la formación de profesores. Madrid: SGEL, 2004. p. 943–967.

ACQUARONI MUÑOZ, R. Del texto apropiado a la apropiación del texto: El tratamiento de la comprensión lectora en la enseñanza-aprendizaje de E/LE según las principals orientaciones metodológicas. Carabela. La comprensión lectora en el aula de E/LE. Madrid, SGEL, nº 48, p. 943-967, 2000.

BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: <https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2023.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

FERNANDES, M. Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1991.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2001.

HALL, S. 2001, A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu Silva, Guacira Lopes Louro. 5ª ed. Rio de Janeiro, DP&A Editora.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: 34, 2009.

SILVA, E. T. Os descaminhos da escola: traumatismos educacionais. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão/Conselho Administrativo. Resolução CEPE/CA N° 004/2016 Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo. Londrina: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão/Conselho Administrativo, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2016/resolucao_04_16.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.

Publicado

2023-08-30

Cómo citar

XAVIER, Débora Luise Souza; LIMA, Sheila Oliveira.
LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR:: EXPERIÊNCIA COM AULAS DE ESPANHOL NO CURSO DE JORNALISMO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 71–95, 30 ago. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21517. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções