LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR:
EXPERIÊNCIA COM AULAS DE ESPANHOL NO CURSO DE JORNALISMO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.22Palabras clave:
leitura, ensino de língua, língua espanhola, ensino superior, jornalismoResumen
Este texto se caracteriza por ser o relato de uma experiência vivenciada no Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina, no ano letivo de 2020, na disciplina de Língua Espanhola para o Jornalismo. A proposta é refletir sobre aquilo que é relevante no ensino de leitura no âmbito do ensino de língua, com foco em Língua Estrangeira, bem como na formação do profissional de Jornalismo. O referencial teórico traz os pressupostos de Michèle Petit (2009) e Rosana Acquaroni Muñoz (2004), em diálogo com outros autores, e apresenta o conceito e a caracterização da leitura na Educação Formal e na aprendizagem de Língua Estrangeira. Por fim, segue o relato de três atividades realizadas na referida disciplina. A análise dos resultados sinaliza que os alunos demonstraram contar com significativas ferramentas de compreensão leitora. Por meio das atividades realizadas, puderam ampliar e aprimorar sua competência leitora e intercultural, bem como estabelecer discussões intertextuais e interdisciplinares que contribuem com sua formação cidadã, acadêmica e profissional.
Descargas
Citas
ACQUARONI MUÑOZ, R. La compresión lectora. In: Sánchez Lobato, J.; Santos Gargallo, I (eds.). Vademécum para la formación de profesores. Madrid: SGEL, 2004. p. 943–967.
ACQUARONI MUÑOZ, R. Del texto apropiado a la apropiación del texto: El tratamiento de la comprensión lectora en la enseñanza-aprendizaje de E/LE según las principals orientaciones metodológicas. Carabela. La comprensión lectora en el aula de E/LE. Madrid, SGEL, nº 48, p. 943-967, 2000.
BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: <https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2023.
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
FERNANDES, M. Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1991.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2001.
HALL, S. 2001, A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu Silva, Guacira Lopes Louro. 5ª ed. Rio de Janeiro, DP&A Editora.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: 34, 2009.
SILVA, E. T. Os descaminhos da escola: traumatismos educacionais. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão/Conselho Administrativo. Resolução CEPE/CA N° 004/2016 Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo. Londrina: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão/Conselho Administrativo, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2016/resolucao_04_16.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Afluente: Revista de Letras e Linguística
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.