LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CLUBE DA LEITURA:

CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.25

Palabras clave:

Literaturas africanas de língua portuguesa, TDICs, Clube da leitura on-line, Letramento literário, Formação de leitores

Resumen

o presente trabalho tem o objetivo de dissertar sobre a formação de leitores literários no ensino superior a partir de uma prática de leitura literária mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação, desenvolvida em um curso de extensão do Centro de Idiomas da Universidade -  “A África em contos: um clube da leitura” - para a divulgação da Literaturas africanas do PALOP: Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, por meio do gênero literário conto. Desse modo, o arcabouço teórico apoiou-se em nas discussões sobre letramento literário (Cosson, 2014), sobre europeização da cultura (Gonzalez, 2018) e sobre clubes da leitura on-line (Britto, 2022). A metodologia empregada foi a de Cosson (2014), com a sequência didática básica do Letramento literário. A partir dessa base teórica-metodológica, o curso foi realizado durante os meses de outubro a dezembro de 2022, semanalmente, pelo Google meet, em que os alunos leram e discutiram contos de autores dos países africanos de língua portuguesa. O resultado desse clube da leitura on-line foi uma série de vídeos produzidos individualmente pelos participantes e postados no Instagram. Essa prática literária demonstrou-se como uma ação eficaz de formação de leitores literários por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino superior.

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Citas

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Publicado

2023-09-30

Cómo citar

PINHEIRO, Zilda Dourado.
LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CLUBE DA LEITURA:: CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 167–181, 30 sep. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21507. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções