SABER TURÍSTICO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: Considerações e Análise Propositiva
DOI:
https://doi.org/10.18764/2674-6972v6n13.2024.5Parole chiave:
Currículo, Disciplina, Ensino médio, Saber turísticoAbstract
A compreensão do Turismo e sua relação com a Educação é fundamental diante das mudanças das Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir do exposto surge a pergunta norteadora da investigação: Como os conceitos da atividade turística colaboram com a implementação da disciplina Turismo no componente curricular do novo ensino médio? O objetivo é verificar a inserção do Turismo como disciplina na educação do Brasil a partir da reformulação da BNCC. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo usando IRaMuTeq e questionários. A execução do software atesta que as palavras Teoria, Conceitos, Educação e Interdisciplinaridade do Turismo são mais utilizadas no corpus textual apresentado. Com base nas respostas das entrevistas, conclui-se que a inserção do Turismo como disciplina nas escolas brasileiras está em processo de aceitação, porém, é reconhecido não apenas como uma atividade econômica, mas como meio de instrução e educação, contribuindo para formação profissional.
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