SABER TURÍSTICO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: Considerações e Análise Propositiva

Autori

  • Leylane Meneses Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcia Maria Bezerra de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cairo Cezar Braga de Sousa Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2674-6972v6n13.2024.5

Parole chiave:

Currículo, Disciplina, Ensino médio, Saber turístico

Abstract

A compreensão do Turismo e sua relação com a Educação é fundamental diante das mudanças das Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir do exposto surge a pergunta norteadora da investigação: Como os conceitos da atividade turística colaboram com a implementação da disciplina Turismo no componente curricular do novo ensino médio? O objetivo é verificar a inserção do Turismo como disciplina na educação do Brasil a partir da reformulação da BNCC. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo usando IRaMuTeq e questionários. A execução do software atesta que as palavras Teoria, Conceitos, Educação e Interdisciplinaridade do Turismo são mais utilizadas no corpus textual apresentado. Com base nas respostas das entrevistas, conclui-se que a inserção do Turismo como disciplina nas escolas brasileiras está em processo de aceitação, porém, é reconhecido não apenas como uma atividade econômica, mas como meio de instrução e educação, contribuindo para formação profissional.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Leylane Meneses Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR-UFRN); Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Turismo do Instituto Federal de Sergipe - IFS (2019) na linha de pesquisa Gestão de Destinos Turísticos: Sistemas, Processos e Inovação (DTPI). Especialista em Gestão Estratégica de RH: Evolução e Tendências pela Faculdade Estácio de Sergipe (2011); Graduada em Turismo pela Faculdade de Sergipe - FaSe (2008) e Graduada em Administração pela Universidade Tiradentes - UNIT (2018). 

Marcia Maria Bezerra de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo e Desenvolvimento Regional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2022); Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará (2014), Pós-graduada em Docência do Ensino Superior, Universidade Federal do Ceará (2011), Graduada em Turismo e Administração Hoteleira, Universidade de Santo Amaro, São Paulo (2005).

Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ 2001). Mestre em Administração do Planejamento (PPGA/UFRN, 1993). Especialista em Didática do Ensino Superior: (UnP/1994). Professor Associado da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor no curso de Administração à distância: Filosofia da Administração - Universidade Aberta do Brasil (UAB) parceria com a UFRN (SEDIS). 

Cairo Cezar Braga de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Psicologia pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR. Professor Adjunto III do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará-UECE, Especializaçõs em Gestão de Pessoas e Liderança, Economia Criativa, Publicidade e Propaganda: Mídias, linguagens e comportamento do consumidor. Pedagogo; Licenciado em Artes, Graduado em Hotelaria-Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, A. M. G. B.; ALMEIDA JUNIOR, F. F. Jacques Delors e os Pilares da Educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ed. 03, n. 02, p. 12-25, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARRETTO, M. Planejamento e Organização em Turismo. Campinas, SP. Papirus, 1991.

BELLO, J. Educação no Brasil: a História das rupturas. EJA, 2001.

BENI, M. C. Globalização do turismo: megatendências do setor e a realidade brasileira. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2003.

BENI, M. C. Análise estrutural do turismo, 8.ed. São Paulo: SENAC, 2003a.

BICALHO, L.; OLIVEIRA, M. A teoria e a prática da interdisciplinaridade em Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 16, n. 13, p. 47-74, 2011.

BONFIM, M. V. S. Por uma pedagogia diferenciada: uma reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa. Revista Turismo Visão e Ação – Eletrônica. v. 12, n.1, p. 114-129, jan/abr. 2010.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 86p. (Série legislação n.125), 2014.

BRASIL. Senado Federal. Comissão Mista da MP 746/2016. Parecer 95/2016 do Senador Pedro Chaves sobre Projeto de Conversão da MP 746 em Lei. Brasília, nov., 2016.

BRASIL. Emenda constitucional n.95. Diário Oficial da União, 16 dez., Seção 1, p.2, 2016a.

BRASIL. Lei 13.415. Diário Oficial da União, 17 fev., Seção 1, p.1, 2017.

CARDOSO, M. R. G.; OLIVEIRA, G. R.; GHELLI, K. G. M. (2021). Análise de Conteúdo: uma Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Cadernos Da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 98–111, 2021.

CASTILLO NECHAR, M.; PANOSSO NETTO, A. (orgs). Epistemología del

turismo: estudios críticos. México: Trillas, 2010.

COOPER, C.; FLETCHER, J; WANHILL, S.; GILBERT, D.; SHEPHERD, R. Turismo: Princípios e Práticas. 2. ed., Porto Alegre: Bookman, 2001.

DENCKER, A. F. M. Pesquisa e interdisciplinaridade no ensino superior: uma experiência

no curso de turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. 9 ed. Lisboa: Ed. Presença, 2004.

FERRETTI, C. J. Desenvolvimento nacional e regional e as demandas da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 6, p. 54-64, 2015.

FERRETTI, C. J. Reformulações do Ensino Médio. Holos (Natal. Online), v. 6, p. 71-91, 2016.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Florence, 1987.

JANSEN-VERBEKE, M. The territoriality paradigm in cultural tourism. Tourism, v. 19, n. 1–2, p. 25–31, 2009.

GOELDNER, C. R.; RITCHIE, J. E. B.; MCINTOSH, R. W. Turismo: princípios, práticas e filosofias. Tradução de Roberto Cataldo Costa. 8.ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

GUNN, C. A. Perspective in the Purpose and Nature of Tourism Research Methods. In: RITCHIE, J. R.; GOELDNER, C. (eds.). Travel, Tourism and Hospitality Research, p. 3-12. Chichester: Wiley, 1987.

HESSEN, J. Teoria do Conhecimento.7 ed., Sucessor, Coimbra, Portugal, 2003.

JAFARI, J.; RITCHIE, J. R. B. Toward a framework for tourism education. Annals of Tourism Research, v. 8, n. 1, p. 13-34, 1981.

JAFARI, J. Tourism research: revamping old challenges for integrative paradigms. Anais: VII Congresso Nacional y I Internacional de Investigación Turística. Guadalajara, 2005.

JAPIASSU, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

KLANT, L. M.; SANTOS, V. S. O uso do software IRAMUTEQ na análise de conteúdo - estudo comparativo entre os trabalhos de conclusão de curso do ProfEPT e os referenciais do programa. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, 2021.

KRIPPENDORF, J. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. Tradução Contexto traduções. São Paulo: Aleph, 2000.

LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Tradução de Sérgio Martins. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

LEIPER, N. Towards a Cohesive Curriculum in Tourism: The Case for a Distinct Discipline. Annals of Tourism Research, v. 8, p. 69-84, 1981.

LUKÁCS, G. Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. Tradução de Lya Luft e Rodnei Nascimento. São Paulo: Boitempo, 2010.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social I. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012.

MOESCH, M. A produção do saber turístico. São Paulo: Contexto, 2002.

MOLINA, S.; RODRIGUEZ, S. Planejamento Integral do Turismo: um enfoque para a América Latina. Tradução de Carlos Valero. Bauru: EDUSC, 2001.

MARTONI, R. M.; PERDIGÃO, P. M. M. Teorias do turismo: os espelhos dos métodos, Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, 26 jun., 2019.

OKUMUS, F.; VAN NIEKERK, M.; KOSEOGLU, M. A.; BILGIHAN, A. Interdisciplinary research in tourism. Tourism Management, v. 69, p. 540–549, 2018.

OLIVEIRA, A. P. Turismo e Desenvolvimento: planejamento e organização. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2005.

OLIVEIRA. J. L.S.; SANTOS. L.O.S.; PANOSSO NETTO. A. (ORG). Teoria do turismo: interfaces, educação e práticas. São Paulo: Edições EACH, 2022.

OVIEDO-GARCÍA, M. Á. Tourism research quality: Reviewing and assessing interdisciplinarity. Tourism Management, v. 52, p. 586–592, 2016.

PANOSSO NETTO, A. Filosofia do turismo: teoria e epistemologia. São Paulo:

Aleph, 2005.

PIAGET, J. Psicologia e Epistemologia: Por uma teoria do conhecimento. Trd. Agnes Cretella. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1973.

SALVIATI, M. E. Manual do aplicativo Iramuteq. Planaltina, 2017.

SOGAYAR, R. L.; REJOWSKI, M. Ensino superior em Turismo em busca de novos paradigmas educacionais: problemas, desafios e forças de pressão. Turismo-visão e ação, v. 13, n. 3, p. 282-298, 2011.

SILVA, A. M.; HOLANDA, L. A; SILVA, M. H. C.; LEAL. S. R. Potencialidades e Limites da Relação entre Turismo e Educação: Um estudo no Ensino Fundamental II em escolas Públicas Municipais de Recife e Olinda (Pernambuco, Brasil). Revista Turismo e Sociedade, v. 6, n. 2, p. 253-275, 2013.

TRIBE, J. The indiscipline of tourism. Annals of Tourism Research. v. 24. p. 638-657, 1997.

VEAL, A. J. Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: Aleph, 2011.

VOLPI, M. 10 desafios do ensino médio no Brasil: para garantir o direito de aprender de adolescentes de 15 a 17 anos. Coordenação Mário Volpi, Maria de Salete Silva e Júlia Ribeiro. Brasília: Unicef, 2014.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-06-30

Come citare

MARTINS, Leylane Meneses; SOUSA, Marcia Maria Bezerra de; ALEXANDRE, Mauro Lemuel de Oliveira; SOUSA, Cairo Cezar Braga de.
SABER TURÍSTICO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: Considerações e Análise Propositiva
. Revista Turismo & Cidades, v. 6, n. 13, 30 giu. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/23241. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos