Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word com extensão.doc (desde que não ultrapassem 2MB). 

  • O texto contém os seguintes itens: Título (subtitulo, se houver), Resumo / Abstract ou Resumen (não excedendo 150 palavras), Palavras-chave / Keyword ou Palabras Claves (min. 3 e max. 5), Introdução, Referencial Teórico, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão / Considerações Finais e Referências (conforme ABNT).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • O manuscrito passou por uma revisão gramatical e de ABNT

Diretrizes para Autores

A REVISTA TURISMO & CIDADES NÃO COBRARÁ CUSTOS DE PROCESSAMENTO E NEM DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

Cada autor deve enviar no máximo um artigo para a revista durante o processo de avaliação e, caso tenha seu artigo publicado, aguardar 1 (um) ano para a próxima submissão.

 

A publicação dos trabalhos dependerá da decisão do Conselho Editorial, após o parecer de pelo menos dois revisores do quadro de colaboradores da revista, em procedimento sigiloso quanto à identidade do(s) autor(es) e revisor(es).

A Comissão Editorial assegurará o anonimato para o(s) autor(es) no processo de avaliação em pares, como também assegura aos avaliadores o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações.

A revista aceitará artigos de professores e pesquisadores com titulação de Doutorado, Mestrado e Especialização. Alunos de graduação devem estar em co-autoria com professor com titulação mínima de Mestre. O artigo deverá ter nomáximo 5 (cinco) autores. TODOS OS AUTORES DEVEM SE CADASTRAR NA PLATAFORMA DA REVISTA.

Caso haja necessidade a inclusão de mais autores, deve ser solicitada antes do artigo ser aceito. Para realizar essa solicitação o autor correspondente deve enviar ao Editor: 1) o motivo da inclusão e; 2) o termo de confirmação e concordância escrito e assinado por todos os autores do artigo, incluindo os que estão sendo adicionados lista. Além disso, deve-se registrar a contribuição de cada um dos autores e colaboradores, com a utilização de dois Critérios mínimos de autoria:

- Participar ativamente da discussão dos resultados;

- Revisão e aprovação da versão final do trabalho;

Os autores são responsáveis pelas informações contidas nos trabalhos, bem como pela devida permissão para uso das ilustrações ou tabelas publicadas de outras fontes.

Os autores serão informados sobre a aceitação ou não da submissão, bem como em relação à aprovação ou não para publicação, pelo(s) e-mail(s) cadastrado(s) no sistema.

Para efeito de apresentação, padronização e comunicação, o(s)trabalho (s)enviado(s) deverá (ao) seguir RIGOROSAMENTE às regras das normas especificadas a seguir, sob o risco de não serem aceitos.

A única ferramenta disponível para o envio de artigos e outros manuscritos é pela plataforma do Portal de Periódicos, para isso basta acessar o site da Revista: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/index e clicar em cadastrar (para novo autor na plataforma) ou acesso (caso tenha cadastro em alguma das revistas do Portal).

O Conselho Editorial reservar-se-á o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizar o processo de publicação. Modificações de estrutura e conteúdo mais substanciais serão acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações ao texto, após sua avaliação e aceitação final. Casos específicos serão resolvidos pela Comissão Editorial.

2 NORMAS E CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO

- Papel formato A4;

- Margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2,0 cm;

-Recuo de parágrafo (primeira linha) de 2,0 cm;

- Fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5 e sem paginação;

- Título e subtítulo (quando houver) devem figurar na parte superior, centralizado, tamanho da fonte 14, em negrito, com extensão máxima de 12 palavras. Deve constar logo abaixo do título a versão do idioma do texto em outra língua estrangeira (inglês ou espanhol).

- Identificação de autoria não deve constar em nenhuma parte do corpo do trabalho. Os dados de identificação devem ser preenchidos no momento da submissão. TODOS OS AUTORES DEVEM SE CADASTRAR NA PLATAFORMA DA REVISTA.

- O resumo deve trazer a identificação do objeto de estudo,objetivos, metodologia, resultados e a principal conclusão, tanto na versão da língua do texto como em língua estrangeira (inglês ou espanhol). Formatação: até 150 palavras, tamanho de fonte 10 e espaçamento simples. Em conformidade com a NBR 6028.

- Após o resumo, indicar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas entre si por ponto e virgula, com versão na língua do texto e em língua estrangeira (inglês ou espanhol). Formatação: tamanho de fonte 10 e espaçamento simples.

- Títulos de Seção devem ser redigidos em corpo 12, negrito, alinhado à esquerda, primeira letra em maiúsculo. Usar seções numeradas, com algarismos arábicos alinhados na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço - conforme NBR 6024.

- Nas citações, utilizar o sistema autor-data, conforme NBR 10520.

- Ilustrações como quadros, fotografias, figuras, gráficos etc, deverão ser inseridas no corpo do texto e apresentar suas respectivas legendas, conforme NBR 6022/2003 e em resolução de até 300 mpi (formato jpeg).  A indicação da fonte é semelhante à das citações (autoria e ano), indicando a fonte nas Referências no final do trabalho.

- Equações e fórmulas devem ser destacadas no texto, se necessário, numeradas entre parênteses, por exemplo,  x2 + y2 = z2;

- Tabelas devem ser padronizadas conforme as normas de apresentação tabular do IBGE;

- Notas explicativas e numeradas devem figurar com o uso de nota de rodapé. Em conformidade com a NBR 6022;

- Referências: devem conter SOMENTE autores citados no trabalho, apresentados em ordem alfabética. Em conformidade a norma NBR 6023.

- Uso de siglas, quando aparecem pela primeira vez no texto devem apresentar primeiro a forma completa e depois a sigla entre parênteses. Exemplo: Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

- Fonte(s) de financiamento: é obrigatório citar, quando houver, em nota de rodapé.

 

Documentos suplementares

No ato da submissão, os autores devem inserir como "documento suplementar", em pdf, preenchidos e assinados, a Autorização e Declaração para publicação.

A Revista visando maior disseminação do seu conteúdo, solicita também o endereço das redes sociais dos autores (opcional)

DOCUMENTOS SUPLEMENTARES

Artigos

Resultantes de pesquisas teóricas (bibliográfica ou documental) e de pesquisas de natureza empírica. Devem debater ou fazer indicações para o aprofundamento e reflexão de questões relacionadas ao Turismo e às cidades. Devem conter no mínimo 10 e no máximo 25 páginas, incluindo as referências.

Relato de experiência

Representam dados descritivos decorrentes de projetos, programas ou ações de extensão universitária, explicitando tais atividades e relatando os resultados da intervenção. Deverão conter dados descritivos, análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos e/ou estratégias de intervenção, apoiados em evidências metodologicamente apropriadas para essa avaliação. Limitados entre 8 e 15 páginas.

Resenhas

Revisão crítica de obra recém publicada relacionada ao escopo da Revista Turismo & Cidades, orientando o leitor quanto as suas características e usos potenciais. Limitadas a 2(duas) páginas.

Nota técnica

Publicações oriundas dos resultados das produções técnicas a nível de mestrado e doutorado ou fruto de relatórios de pesquisa, ensino e/ou extensão já concluídas. Encontram-se no rol dos trabalhos técnicos a serem aceitos: mapas, gráficos, marcas, processos de gestão, software (programa de computador), curadoria de mostras e exposições, elaboração de norma ou marco regulatório, fórmulas, membro de conselho gestor ou comitê técnico, conservação/restauração, assessoria e consultoria, produção de programas de veículos de comunicação, criação de atividade de capacitação, em diferentes níveis, fotografias, fluxograma, projetos de extensão à comunidade e organograma. 

Estrutura:  

-Título e subtítulo (se houver): deve ser sucinto e refletir o conteúdo. Redigido com, no máximo, 80 (oitenta) caracteres com espaços;
- Texto principal: com no máximo 10 mil caracteres com espaços, considerando introdução, desenvolvimento, conclusões ou considerações finais e referências.

- O texto deve possuir entre 02 a 04 páginas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.