Apresentação
Resumo
É com prazer que a Revista Brasileira de História das Religiões entrega ao público leitor o seu 49º número em seu 17º ano, com artigos originais e inéditos com temáticas ligadas à História das Religiões, mantendo um diálogo interdisciplinar com as diferentes áreas do conhecimento. A RBHR está vinculada ao GT-ANPUH de História das Religiões e Religiosidades, desde o seu início em 2008, garantindo, assim, não somente aos pesquisadores e pesquisadoras ligadas ao GT, um espaço para publicações de qualidade para a comunidade acadêmica que trabalha o fenômeno religioso como objeto junto a gama métodos das humanidades.
Esta edição conta com 12 artigos divididos em duas seções, a Chamada Temática (8) e os Artigos Livres (4). Com isto, a RBHR consolida a sua continuidade, agora sediada no novo site vinculado ao Setor de Periódicos da UFMA. As edições anteriores publicadas no site da UEM estão acessíveis para leitura e consulta, sem prejuízo dos arquivos e da memória.
A Chamada Temática, Religião e Ditadura: 60 anos do golpe de 1964, reuniu artigos que tratam, sobretudo, das expressões cristãs (especialmente, católicos e evangélicos), atuantes no período da repressão. Deste modo, a RBHR contribui para a conservação da memória de um evento político que não deve cair no esquecimento das novas gerações. Inscreve também o quanto a presença da religião foi decisiva no advento do golpe de 1964 e nos desdobramentos do regime autoritário imposto. Católicos e evangélicos deram a sua contribuição para os destinos da ditadura civil-militar, enquanto partes da sociedade civil, mobilizados tanto para o apoio como para a contestação e resistência.
Os artigos destacaram a participação política de atores-sujeitos como as dos sacerdotes José Maria Pires, Dom Hypólito e Dom Helder Câmara, e de religiosas engajadas na oposição à ditadura. Registraram o lugar da imprensa religiosa e de órgãos de informações, no papel central que desenvolveram em divulgar uma outra narrativa acerca das violências e das violações aos diretos humanos nesse período. O contexto chileno da ditadura de Pinochet foi trazido em comparação com a realidade brasileira, num debate a partir da literatura. A posição das Assembleias de Deus durante o regime militar no Brasil elucida a participação orgânica dos evangélicos na sustentação dos governos autoritários.
Os artigos livres inserem temáticas e objetos de estudos no campo da História das Religiões, tais como os debates acerca de uma historiografia das religiões de terreiro, de uma afroteologia e do neomedievalismo. O terremoto de Lisboa é revisitado quanto à questão das relações entre religião e poder. Assim, tem-se um leque de temáticas e questões trazidas pelas pesquisas de cada autor(a), com discussões provocadoras e com olhares decoloniais.
Equipe Editorial
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de História das Religiões
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.