Apresentação

Autores

Resumo

É com prazer que a Revista Brasileira de História das Religiões entrega ao público leitor o seu 49º número em seu 17º ano, com artigos originais e inéditos com temáticas ligadas à História das   Religiões, mantendo um diálogo interdisciplinar com as diferentes áreas do conhecimento. A RBHR está vinculada ao GT-ANPUH de História das Religiões e Religiosidades, desde o seu início em 2008, garantindo, assim, não somente aos pesquisadores e pesquisadoras ligadas ao GT, um espaço para publicações de qualidade para a comunidade acadêmica que trabalha o fenômeno religioso como objeto junto a gama métodos das humanidades.

            Esta edição conta com 12 artigos divididos em duas seções, a Chamada Temática (8) e os Artigos Livres (4). Com isto, a RBHR consolida a sua continuidade, agora sediada no novo site vinculado ao Setor de Periódicos da UFMA. As edições anteriores publicadas no site da UEM estão acessíveis para leitura e consulta, sem prejuízo dos arquivos e da memória.

            A Chamada Temática, Religião e Ditadura: 60 anos do golpe de 1964, reuniu artigos que tratam, sobretudo, das expressões cristãs (especialmente, católicos e evangélicos), atuantes no período da repressão. Deste modo, a RBHR contribui para a conservação da memória de um evento político que não deve cair no esquecimento das novas gerações. Inscreve também o quanto a presença da religião foi decisiva no advento do golpe de 1964 e nos desdobramentos do regime autoritário imposto. Católicos e evangélicos deram a sua contribuição para os destinos da ditadura civil-militar, enquanto partes da sociedade civil, mobilizados tanto para o apoio como para a contestação e resistência.

            Os artigos destacaram a participação política de atores-sujeitos como as dos sacerdotes José Maria Pires, Dom Hypólito e Dom Helder Câmara, e de religiosas engajadas na oposição à ditadura. Registraram o lugar da imprensa religiosa e de órgãos de informações, no papel central que desenvolveram em divulgar uma outra narrativa acerca das violências e das violações aos diretos humanos nesse período. O contexto chileno da ditadura de Pinochet foi trazido em comparação com a realidade brasileira, num debate a partir da literatura. A posição das Assembleias de Deus durante o regime militar no Brasil elucida a participação orgânica dos evangélicos na sustentação dos governos autoritários.

            Os artigos livres inserem temáticas e objetos de estudos no campo da História das Religiões, tais como os debates acerca de uma historiografia das religiões de terreiro, de uma afroteologia e do neomedievalismo. O terremoto de Lisboa é revisitado quanto à questão das relações entre religião e poder. Assim, tem-se um leque de temáticas e questões trazidas pelas pesquisas de cada autor(a), com discussões provocadoras e com olhares decoloniais.

            Equipe Editorial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyndon de Araújo Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em História (UNESP). Pós-doutorado (UFF, 2023; UFRRJ, 2021). Professor do Depto. de História da UFMA/UFRRJ. Integra o corpo de pesquisadores do PPGHIS-UFMA. Membro do GT Nacional História das Religiões e Religiosidades da ANPUH. Coordenador do REHCULT - Grupo de Pesquisa História, Religião e Cultura Material (PPGHIS-UFMA). Membro do LABEP - Laboratório de Estudos dos Protestaantismos no Brasil (UFRRJ)

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

SANTOS, Lyndon de Araújo.
Apresentação
. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 17, n. 49, p. 5–6, 8 Abr 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/23336. Acesso em: 4 nov 2024.