Sobre a Revista

A revista publica textos originais e inéditos de temáticas vinculadas a História das Religiões, buscando manter um diálogo interdisciplinar com as diferentes áreas do conhecimento.

Histórico

A Revista Brasileira de História das Religiões foi criada no ano de 2008 e sediada no Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá até o ano de 2023. A partir de 2024, passou a estar sediada no Programa de Pós-Graduação em História da UFMA (PPGHIS-UFMA).

Trata-se de um periódico vinculado ao GT de História das Religiões e das Religiosidades (GTHRR) da Associação Nacional de História (ANPUH), voltado especificamente para os estudos em religiões e religiosidades.

Sua estrutura contempla artigos científicos e de atualização teórico-metodológica, dossiês temáticos, resenhas, relatos de pesquisa, estudos de caso, entrevistas e textos especiais (assinados por autores convidados, conteúdos de palestras, debates e trabalhos apresentados em congressos), quando recomendados por pesquisadores e aprovados pelo Conselho Editorial.

Os textos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores, e as opiniões e julgamentos neles contidos não expressam necessariamente as posições do Conselho Editorial.

Missão

  • Viabilizar o registro público do conhecimento e sua preservação acerca do fenômeno religioso.
  • Disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica sobre fenômeno religioso no mundo atual e fornecer elementos que contribuam para o estudo da sociedade brasileira.
  • Contribuir para a compreensão das relações entre as mudanças no campo religioso e as transformações que estão ocorrendo na sociedade em geral, possibilitando o conhecimento sobre o processo de crescimento e diversificação religiosa presente no Brasil e no mundo.
  • Consolidar a pesquisa sobre história das religiões e ampliar a rede de pesquisadores.
  • Possibilitar a compreensão das religiões mais recentes por meio do acompanhamento na história da maneira como elas progressivamente se compuseram.
  • Criar um espaço de referência nacional e internacional de divulgação dos estudos sobre religiões e religiosidades, com foco na produção intelectual brasileira. 
  • Valorizar e efetivar a história das religiões como uma área do conhecimento e suas relações com a construção da história da sociedade brasileira.
  • Favorecer o respeito, a tolerância e o exercício democrático por meio dos referenciais teóricos e metodológicos da pesquisa científica dedicada ao campo da religião e religiosidade.
  • Publicar resultados de pesquisas envolvendo ideias e novas propostas científicas.
  • Ampliar o diálogo com o público de outras áreas do saber, dentro e fora das universidades, envolvendo jovens e adultos não acadêmicos, instituições e comunidades religiosas a partir da divulgação dos conteúdos publicados pela RBHR, nas redes sociais em vigor, tais como: Instagram, facebook, Twitter, blog, canais de youtube etc.

Políticas de seção

  •  Artigos livres - Textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, abordagens de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações semelhantes. Os artigos serão pré-avaliados pela Comissão Editorial da revista e, se aprovados, serão encaminhados à avaliação dos consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, o artigo será enviado para um terceiro consultor, a partir do qual a decisão sobre a publicação ou nãodo artigo será da Comissão Editorial da revista.
  • Chamadas temáticas – A Comissão Editorial lançará chamada de uma temática específica na área de história das religiões visando receber a submissão de textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, abordagens de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações semelhantes que versem sobre a temática proposta. Em parceria com os editores será convidado pela RBHR, um especialista na temática para auxiliar na organização. Os artigos serão pré-avaliados pela Comissão Editorial da revista e, se aprovados, serão encaminhados à avaliação dos consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, o artigo será enviado para um terceiro consultor, a partir do qual a decisão sobre a publicação ou não
    do artigo será da Comissão Editorial da revista.
  • Resenhas - Análises críticas de livros e de periódicos recentemente publicados (máximo de 3 anos), de dissertações ou teses. As resenhas serão pré-avaliadas pela Comissão Editorial da revista e, se aprovadas, serão encaminhadas à avaliação dos consultores da área de conhecimento da pesquisa,
    de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, a resenha será aceita para publicação se tiver dois pareceres favoráveis, e rejeitada quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, a resenha será enviada para um terceiro consultor, a partir do qual a decisão sobre a publicação ou não da resenha será da Comissão Editorial da revista.

Processo de avaliação pelos pares duplo-cega

Os artigos e resenhas serão avaliados por pares duplo-cega que analisarão sua adequação a proposta editorial, qualidade técnico-científica e relevância do tema para a RBHR. Inicialmente, os artigos serão pré-avaliados pela Comissão Editorial da revista e, se aprovados, serão encaminhados à avaliação dos consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, o artigo será enviado para um terceiro consultor, a partir do qual a decisão sobre a publicação ou não do artigo será da Comissão Editorial da revista.

Periodicidade

A Revista Brasileira de História das Religiões tem periodicidade quadrimestral e, portanto, publica três números por ano, relativos aos seguintes períodos de cada ano: 

  • Número 1: janeiro/abril.
  • Número 2: maio/agosto.
  • Número 3: setembro/dezembro.

Os artigos e resenhas serão recebidos em qualquer época do ano, por fluxo contínuo e, conforme sua aprovação, serão incluídos nas edições previstas pela RBHR.

Política de acesso livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Revista Brasileira de História das Religiões é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer um a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 3.0.