Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Como publicação de referência na área, a revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação, sendo para os demais a exigência mínima da titulação de mestre. Cada autor/coautor poderá publicar artigo, em qualquer das seções, a cada 2 anos.

Instruções para submissão de artigo

A Revista Brasileira de História das Religiões é publicada quadrimestralmente pelo GT-ANPUH de História das Religiões e Religiosidades e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão. A revista publica textos originais de temáticas vinculadas à história das religiões, prezando pelo diálogo com as diversas áreas do saber, como Sociologia, Antropologia, Teologia, Filosofia, Geografia e Literatura, entre outras. As contribuições devem ser encaminhadas, exclusivamente via URL da RBHR. Para realizar o procedimento é necessário se cadastrar na Revista como autor e encaminhar o texto para submissão via sistema Open Journal Systems (OJS). 

Aceitam-se, para avaliação, textos em português, espanhol, francês, inglês, italiano e alemão.
Artigos só serão aceitos se a titulação do autor for de DOUTOR. Em caso de coautoria, a titulação maior deve ser de DOUTOR e a mínima de MESTRE. Os artigos livres e chamada temática devem ter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas. Artigos de cada autor/coautor poderão ser publicados na revista a cada 2 anos.

Resenhas só serão aceitas se a titulação mínima do autor for de MESTRE. As resenhas devem ter no mínimo 3 e no máximo 5 páginas.
A publicação dos trabalhos está condicionada ao parecer dos membros do Conselho editorial, com a garantia de anonimato dos autores e dos pareceristas em todo processo de avaliação.
Após a avaliação de pelo menos dois pareceristas, é encaminhada ao autor uma resposta de aceitação, possíveis sugestões de modificações ou de recusa do trabalho. A Comissão Editorial poderá sugerir alterações nos originais, com o objetivo de manter a homogeneidade e a qualidade da publicação; caberá ao autor aceitá-las ou não, dentro dos prazos solicitados pela editoria da revista.
Os trabalhos apresentados devem se basear nas técnicas mais avançadas e apropriadas à pesquisa. 

INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DOS TEXTOS

Os textos devem enviados em formato arquivo de texto (não enviar em PDF), em corpo 12, espaço 1,5, tipo Times New Roman. Notas de rodapé são exclusivas para notas explicativas.
As citações ao longo do texto devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 10520, citando-se o sobrenome do autor, seguido pelo ano da publicação e página, por exemplo: (AUTOR, data, p. XX).

Quando a obra for assinada por um, dois ou três autores, todos devem ser citados. Mais de três autores indicar, apenas, o sobrenome do primeiro, seguido de et al. 
Quando a chamada (autor, instituição ou título) estiver incluída na sentença, grafar apenas a primeira letra em maiúsculo. Quando estiver entre parênteses, todas as letras devem ser grafadas em letra maiúscula.
As transcrições textuais de até três linhas devem estar entre aspas e inseridas no corpo do texto. Citações maiores que este tamanho, devem ser separadas do corpo do texto, com fonte menor (11pt.) e recuo de 4 cm da margem esquerda; após indicação de autor e ano, é obrigatória a indicação da página de onde foi extraído o texto original.
Os trabalhos submetidos à revista devem passar por revisão ortográfica e gramatical antes da sua submissão no sistema.
Os ARTIGOS deverão seguir à seguinte estrutura:
Título no idioma do documento: Deverá estar de acordo com o conteúdo do artigo, com, no máximo, 15 palavras. Centralizado, grafado em negrito, sem caixa alta. ATENÇÃO - os nomes de autores e biografia devem ser inseridos e/ou atualizados no perfil de autor da submissão. O arquivo não deve conter esses dados pois é analisado por "avaliação cega".
Resumo no idioma do documento: Apresentação concisa de cada parte do trabalho, destacando objetivos, metodologia, resultados e conclusões, contendo de 100 a 250 palavras nos artigos de periódicos (ABNT/NBR 6028).
Palavras-chave: Dois a cinco termos que identifiquem o conteúdo do artigo. Utilizar, preferencialmente, palavras-chave contidas em Index da área. O número de palavras-chave deverá ser de 2 a 5.
Title: tradução do título para a língua inglesa.
Abstract: versão do resumo para a língua inglesa.
Keywords: palavras-chave em inglês.
Título em espanhol
Resumen: versão do resumo para a língua espanhola.
Palavras clave: palavras-chave em espanhol.
Corpo do trabalho: Fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, conforme já especificado. Margens justificadas (alinhadas à esquerda e à direita - superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2cm). Para destaques, usar, apenas, o corpo itálico, excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras – como IBGE, CNPq – e, nas referências, nos sobrenomes dos autores). O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa. Nomes de veículos de comunicação devem ser grafados em itálico e títulos de programas, editorias e seções devem ser destacados com a utilização de aspas.
Referências: A ordenação da lista deve ser alfabética, seguindo o padrão da ABNT NBR 6023. Quando a obra tiver um, dois ou três autores, todos devem ser citados. Mais de três autores, indicar apenas o sobrenome do primeiro, seguido de et al. Alguns exemplos:
Livro

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano. p. ou p-p.
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: Título do livro em itálico. Edição. Cidade: Editora, ano. p. x-y.

Revista:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo: subtítulo (se houver). Título da revista, Cidade, v., n., p. inicial-final, mês/mês ano.

Materiais gráficos: Fotografias nítidas e gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos e deverão ser assinalados, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde devem ser intercalados. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução. Somente serão aceitas imagens em formato JPEG.
Quadros: Devem ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto. Assinalar, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde os quadros devem ser intercalados.
Tabelas: Enumeradas consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçadas pelo título. Deverão apresentar legendas explicativas.
O teor dos artigos, assim como a exatidão das referências, é de responsabilidade exclusiva dos autores e as opiniões e julgamentos neles contidos não expressam necessariamente as posições do Conselho Editorial.

ARTIGOS LIVRES

Textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, abordagens de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações semelhantes. Envio de trabalhos coerentes ao foco e escopo da RBHR, mas que não estão vinculados a Chamada Temática vigente.
RESENHAS
Análises críticas de livros e de periódicos recentemente publicados (máximo de 3 anos), de dissertações ou teses.
CHAMADA TEMÁTICA
Envio de artigos articulados ao tema da chamada temática vigente da RBHR.
DOSSIÊ
Os artigos só podem ser indicados para a seção Dossiê mediante convite do pesquisador organizador da edição. Submissões individuais devem ser adequadas às seções COMUNICAÇÕES e/ou ARTIGOS.
ANAIS
Publicação de Anais dos eventos do GTHRR - a referência de citação de cada volume é verificada no próprio arquivo. NÃO REFIRA A REVISTA COMO LOCAL DE PUBLICAÇÃO.
ENTREVISTAS
Publicação de entrevistas realizadas pela equipe editorial e comissão de apoio com pesquisadores cuja produção intelectual esteja dentro escopo temático e teórico-metodológico da revista.

TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO (APCs) E TAXA DE SUBMISSÃO

A Revista Brasileira de História das Religiões não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:
1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;
2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:
- Artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;
- Na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;
- Todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;
- A aprovação final do artigo será feita pelos editores.
3. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:
- Os editores avaliarão os manuscritos com o sistema CrossCheck logo após a submissão. Primeiramente será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;
- Com os resultados, cabe aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;
- Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.
A fim de garantir a excelência dos trabalhos publicados pela Revista Brasileira de História das Religiões, realizamos melhorias que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Para tanto, solicitamos aos autores que antes da submissão, sigam seguintes critérios:

1. Referenciar de maneira explícita em seus artigos caso contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações.

2. Em caso revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados.

3. Não submeter trabalhos que não sejam inéditos.

Os editores avaliarão os manuscritos com o sistema CrossCheck logo após a submissão, buscando identificar possíveis plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa. A partir dos resultados, caberá aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações.
É importante frisar que, mesmo após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado
para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura do link https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/ para mais informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.