Espiritismo e abolicionismo como identidade de dissidência na década de 1880 no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/1983-2850v17n50.2024.22

Palavras-chave:

história da educação, abolição da escravatura, espiritismo

Resumo

Esse artigo relata resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo é analisar a formação política do movimento espírita brasileiro na década de 1880. Ao utilizar o termo formação, temos como pressuposto uma educação política promovida pelo movimento espírita por meio de seus periódicos, e focamos a educação que se processa fora da escola, a partir da inspiração de Thompson (2011), na esteira da apropriação de Costa (2012) do conceito. Investigamos periódicos da imprensa espírita na década de 1880, e defendemos a hipótese de que o movimento espírita em formação no Brasil, na segunda metade do século XIX, configurou-se como uma identidade de dissidência, ao menos parcialmente, da ordem estabelecida. Os resultados relatados no artigo evidenciam que a imprensa espírita posicionou-se em relação à temática da escravidão e sua abolição no Brasil, pressionando o Estado e propondo uma transformação social e política da nação.

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Biografia do Autor

Litza de Oliveira Amorim, Universidade de São Paulo

Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de História da Educação. Foi bolsista da CAPES,  e exerceu em 2020 o mandato de representante discente na Comissão de Pós-Graduação na Faculdade de Educação da USP. Mestre em Educação (2018), título obtido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba. Durante o mestrado, foi também bolsista da CAPES (PROSUP -2016) e da CNPQ (2017-2018). Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (2014).

Ana Luiza Jesus da Costa , Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2003), mestrado em Educação Cidadania e Exclusão - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Educação no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, história da educação, educação das relações étnico-raciais.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

AMORIM, Litza de Oliveira; COSTA , Ana Luiza Jesus da.
Espiritismo e abolicionismo como identidade de dissidência na década de 1880 no Brasil
. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 17, n. 50, p. 1–19, 27 Set 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/23108. Acesso em: 21 dez 2024.