Espiritismo e abolicionismo como identidade de dissidência na década de 1880 no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.18764/1983-2850v17n50.2024.22Mots-clés :
história da educação, abolição da escravatura, espiritismoRésumé
Esse artigo relata resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo é analisar a formação política do movimento espírita brasileiro na década de 1880. Ao utilizar o termo formação, temos como pressuposto uma educação política promovida pelo movimento espírita por meio de seus periódicos, e focamos a educação que se processa fora da escola, a partir da inspiração de Thompson (2011), na esteira da apropriação de Costa (2012) do conceito. Investigamos periódicos da imprensa espírita na década de 1880, e defendemos a hipótese de que o movimento espírita em formação no Brasil, na segunda metade do século XIX, configurou-se como uma identidade de dissidência, ao menos parcialmente, da ordem estabelecida. Os resultados relatados no artigo evidenciam que a imprensa espírita posicionou-se em relação à temática da escravidão e sua abolição no Brasil, pressionando o Estado e propondo uma transformação social e política da nação.
Téléchargements
Références
ABREU, Canuto. Bezerra de Menezes: Subsídios para a História do Espiritismo no Brasil até o ano de 1895. São Paulo: FEESP, 1987.
ABREU, Martha; DANTAS, Carolina Viana. Pensamento católico, abolicionismo e festas religiosas no Rio de Janeiro, 1870-1890. Escravidão, exclusão e cidadania. Rio de Janeiro: Access, 2001.
ABREU, Martha; PEREIRA, Matheus Serva. Caminhos da liberdade: histórias da abolição e do pós-abolição no Brasil. 2011.
ALONSO, Angela Maria. Idéias em movimento: a geração 70 na crise do Brasil-Império. 2000. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
ALONSO, Angela. Flores, votos e balas: o movimento abolicionista brasileiro (1868-88). Editora Companhia das Letras, 2015.
ARRIBAS, Célia da Graça. Afinal, espiritismo é religião? A doutrina espírita na formação da diversidade religiosa brasileira. São Paulo: Alameda, 2010.
ASAD, Talal. The construction of religion as an anthropological category. In: Genealogies of religion: discipline and reasons of power in Christianity and Islam, v. 2, p. 27-54, The Jhonns Hopkins University Press, 1993.
BOTELHO, Tarcísio Rodrigues. População e espaço nacional no Brasil do século XIX. Cadernos de História, v. 7, n. 8, p. 67-83, 2005.
CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte. Editora Companhia das Letras, 2011.
COLOMBO, C. B. Idéias Sociais Espíritas. São Paulo/Salvador: Editora Comenius e
IDEBA, 1998.
COSTA, Ana Luiza Jesus da. O educar-se das classes populares oitocentistas no Rio de Janeiro entre a escolarização e a experiência. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, 2012.
CRUZ, Mariléia dos Santos. Escravos, forros e ingênuos em processos educacionais e civilizatórios na sociedade escravista do Maranhão no século XIX. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, Araraquara, 2008.
DAMAZIO, Sylvia F. Da elite ao povo: advento e expansão do espiritismo no Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 1994.
DA ROCHA, Alessandro Santos. O cientificismo na Revista da Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade (1881-1882) e os princípios formativos da imprensa espírita brasileira. MÉTIS: história & cultura. v. 18, n. 36 jul./dez. 2019.
FORTES, Alexandre. "Miríades por toda a eternidade": a atualidade de EP Thompson. Tempo social, v. 18, p. 197-215, 2006.
GIUMBELLI, Emerson. O cuidado dos mortos: uma história da condenação e legitimação do espiritismo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997.
GOMES, A. ; CUNHA, A. V.; PIMENTEL, M.G. (Orgs.). Espiritismo em Perspectivas. Salvador: Sagga, 2019.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: DA SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, pp. 73-102, 2003.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População espírita no Brasil em 2010. Disponível em <https://sidra.ibge.gov.br/tabela/2094#resultado>. Acesso em Fev. 2024
ÍSAIA, Arthur Cesar. A República e a teleologia histórica do espiritismo. In: ISAIA, A. C.; MANOEL, I. A. Espiritismo & religiões afrobrasileiras: história e ciências sociais (org.). São Paulo: UNESP, 2012. p. 103-117.
LEMOS, Flávio Luan Freire; DA CUNHA, André Victor Cavalcanti Seal. Literatura espírita e representações abolicionistas por Adolpho Bezerra de Menezes em A Pérola Negra. PLURA, Revista de Estudos de Religião/PLURA, Journal for the Study of Religion, v. 11, n. 2, p. 147-162, 2020. Disponível em: < https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1738>. Acesso em Jan. 2024.
LUCAS, Kadine Teixeira. “Pelo progresso do paiz”: projetos para a educação de ingênuos na imprensa paulista em fins do século XIX. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
MANHÃES, C. E. V. D. O Reformador e o Apóstolo: representações e embates entre
espíritas e católicos no Rio de Janeiro (1883-1929). 2001. 206 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2001.
MARQUES, Marcos Moreira. A cura do corpo, da cidade e da alma: medicina, política e espiritismo em Adolfo Bezerra de Menezes. Sagga Editora, 2019.
MENDONÇA, Joseli Maria Nunes. Entre a mão e os anéis: a lei de 1885 e os caminhos da liberdade. Campinas, Editora da Unicamp, 1999.
MERRIL, Michael. Uma entrevista com E.P. Thompson, 1976. História e Perspectiva, Uberlândia, n.1, p. 417, 2014. Disponível em: < https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/27919/15381>. Acesso em Jan. 2024.
MOREL, Marco. A Revolução do Haiti e o Brasil escravista: o que não deve ser dito. Paco Editorial, 2017.
MOREL, Marco; DE BARROS, Mariana Monteiro. Palavra, imagem e poder: o surgimento da imprensa no Brasil do século XIX. Ed. DP & A, 2003.
NEVES, Maria de Fátima Rodrigues das. Os ecos do ventre livre: debates sobre a assistência aos ingênuos em Santos/SP (1871-1888). Anais de trabalhos completos do XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , v. 8, p. 210-223, 2021.
REIS, José Carlos. História & teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. 2. ed. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2005.
SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de; GONDRA, José Gonçalves. Reformas educativas, viagem e comparação no Brasil oitocentista: o caso de Uchoa Cavalcanti (1879). Educação e Pesquisa, v. 34, p. 437-448, 2008.
SILVA, José Pedro Carrano. As crianças e o cativeiro do trabalho: Políticas para orientação de ingênuos e menores desvalidos ao trabalho na Bahia, entre a era da emancipação e o pós-abolição. Dissertação (Mestrado em História). Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), Universidade Federal da Bahia, 2022.
SILVA, Noemi Santos da. O Batismo na Instrução: projetos e práticas de instrução formal de escravos, libertos e ingênuos no Paraná provincial. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Paraná, 2014.
STOLL, Sandra. Jacqueline. Espiritismo à brasileira. São Paulo: Edusp; Orion, 2003.
THOMPSON, Edward. A formação da classe trabalhadora inglesa: a árvore da liberdade. Editora Paz e Terra, 2011.
VAIFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Imperial: 1822-1889. Editora Objetiva, 2009.
VALLE, Daniel Simões do. Intelectuais, Espíritas e Abolição da Escravidão: os projetos de reforma na imprensa espírita (1867-1888). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2010.
VALLE, Daniel Simões do. A abolição da escravidão sob outro prisma: os projetos de reforma na imprensa espírita da Corte, 1881-1888. In: ABREU, Martha; PEREIRA, Matheus Serva. Caminhos da liberdade: histórias da abolição e do pós-abolição no Brasil. 2011.
WANTUIL, Zeiss. Grandes espíritas do Brasil. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2002.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Brasileira de História das Religiões 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 3.0 non transposé.