EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS LADEIRA E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO BENTO/MA
DOI :
https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n12.2024.2Mots-clés :
Educação Ambiental, séries iniciais, São Bento, zona ruralRésumé
O presente estudo traz uma discussão sobre a importância do Meio Ambiente, mais precisamente nas séries iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, realizou -se um trabalho de educação ambiental em duas escolas municipais da zona rural do município de São Bento, que teve por objetivo principal avaliar a importância de introduzir a educação ambiental nos primeiros anos de ensino de crianças a partir de atividades realizadas na escola e a partir da compreensão da concepção dos professores sobre a temática. Com isso, por se tratar de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, foi feita uma atividade de campo sobre educação ambiental com os professores, através da aplicação de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, além de dinâmicas pedagógicas com as crianças, utilizando brinquedos e jogos produzidosde materiais recicláveis. Como referencial teórico, utilizamos autores como: Coelho et al. (2015), Silva (2020), Oliveira (2021), Augusto (2013), Grzebieluka (2014). Concluímos que é extremamente necessário apresentar essa temática logo na fase infantil, de forma mais integrada e cotidiana, uma vez que constatamos que as escolas só apresentam o tema em datas comemorativas.
Téléchargements
Références
ALVES, Ana Terezinha Jaques; HENDGES, Cristiane Raquel; SANDER, Ilaini Terezinha; PAZ, Dirce. Reciclagem: educar para conscientizar. In: XVII Seminário interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão; XV mostra de iniciação científica; X mostra de extensão. Universidade da Cruz. 6-8 nov. 2012.
ARAÚJO, E. C. dos S.; SOARES, E. S.; FARIAS, F. L. B.; SILVA, É. J. de A.; SILVA, M. J.; SOBRINHO, J. B. S.; SILVA, A. V. da; BARROS, A. T. Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. Brasilian Jornal of Development, v. 6, n. 1, p.530- 538, 2020.
AUGUSTO, Cleiciele Albuquerque et al. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011). Revista de Economia e Sociologia Rural [online]. v. 51, n. 4, 2013.
BARROS, A.G.; LAYOUN, B.R. Arte Regional de Mato Grosso do Sul: A educação ambiental e as aulas de artes. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 13, n. 3, p.26- 41, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRUNELLO, M. I. B; MURASAKI, A. K; NÓBREGA, J. B. G. Oficina de construção de jogos e brinquedos de sucata. Revista Terapia Ocupacional Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 98-103. 2010.
CARDOSO, C.S.S. Valorização dos saberes ambientais ribeirinhos e a relação com a produção sustentável de alimento no processo de formação escolar. Educação Ambiental (Brasil), v. 2, n. 3, p. 40-59, 2021.
COELHO, Ana; VALE, Vera; BOGOTTE, Emília; FIGUEIREDO-FERREIRA, Aida;
DUQUE, Isabel; PINHO, Luana. Oferta educativa outdoor como complemento da Educação Pré-Escolar: Os benefícios do contacto com a natureza. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación,: 2015, vol. extr., n. 10. DOI: 10.17979/reipe.2015.0.10.585.
GRZEBIELUKA, Douglas; KUBIAK, Izete; SCHILLER, Adriane Monteiro. Educação Ambiental: A importância deste debate na Educação Infantil. Revista Monografias Ambientais – REMOA, v.13, n. 5, dez., 2014, p. 3881 – 3906. Revista do Centro do Ciências Naturais e Exatas - UFSM, Santa Maria - ISSN 2236 1308 - DOI:10.5902/2236130814958.
GUIMARÃES, Mauro. Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. Revista Margens, UFPA<, Abaeté/PA, v. 7, n. 9, 2013.
KUS, Helder Jaime. Concepções de meio ambiente de professores de educação básica e práticas pedagógicas em educação ambiental. 84 f. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Revista repositório institucional da UTFPR, 2012.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira Da Costa. AS MACROTENDÊNCIAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. XVII, n. 1, p. 23-40, jan.-mar. 2014.
LOUREIRO, C.F.B. e LAYRARGUES, P.P. Educação Ambiental nos anos 90. Mudou, mas nem tanto. In: Políticas Ambientais, 9(5):6-7.2001.
MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Editora Boitempo, 2007.
MEDEIROS, Aurélia Barbosa de; MENDONÇA, Maria José da Silva Lemes; SOUSA, Gláucia Lourenço de; OLIVEIRA, Itamar Pereira de. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.
MORETTO, R.; LIMA, J.; GUIDORZI, M.; AFFONSO, H. Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid -19. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 291-308, 3 mar. 2021.
MORHY, P. E. D.; FACHÍN-TERÁN, A. Despertando o sentimento de pertença nas crianças em relação à água. Curitiba: Appris, 2019.
NARCIZO, K. R. dos S. Uma análise sobre a importância de trabalhar Educação Ambiental nas escolas. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 22, 2012.
NETO, Diógenes Valdanha. Um Debate não Circular: por uma educação ambiental escolar interdisciplinar. In: LAMIM-GUEDES, V.; MONTEIRO, R. A. A. Educação Ambiental na Educação Básica: Entre a disciplinarização e a transversalidade da temática socioambiental. 1. ed. São Paulo-SP: Perse, 2017.
PIANOVSKI, Regina Bonat. Ensino e aprendizagem em escolas rurais multisseriadas e as contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2017.225 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
POLLI, A. e SIGNORINI, T. A inserção da Educação Ambiental na prática pedagógica. In:
Revista Ambiente & Educação, v. 17, n. 2, Rio Grande, 2012.
SANTOS, Djanine Souza. A importância da educação ambiental nos anos iniciais do ensino Fundamental nas escolas de Guamaré/RN. Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, P .2018.
SILVA, Oliveira. Práticas de educação ambiental nas aulas de geografia reciclando velhos hábitos. Revista Brasileira de Educação Ambiental, 2012.
SILVA, F. P., & CAVALCANTI, L. C. S. Avaliação comparativa de técnicas para o ensino de geografia: uma Abordagem a partir do conceito de ciclo hidrológico. Inter Saberes Revista Científica, 14, 627-644, 2019.
SILVA, Fredson Pereira da; SILVA, Camila Castro e. Uma abordagem sobre a importância da interdisciplinaridade no ensino da Educação Ambiental na escola. Revista Brasileira de Meio Ambiente, v. 8, n. 4., p. 57 – 67, 2020.
SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A Pesquisa Bibliográfica: princípios e fundamentos. In: Revista da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 64- 83, 2021.
TIBÚRCIO, Nadiane Maria da Silva et al. Ressignificando objetos: importância da confecção com materiais recicláveis no processo educativo infantil. Revista Humanidades e Inovação, Palmas-TO, v. 6, n. 2, 2019.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
VIRGENS, R. A. A educação ambiental no ambiente escola. Revista Consórcio Setentrional, Universidade de Brasília, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.