O MANGÁ COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA: Fullmetal Alchemist
Mots-clés :
Mangá, Imaginário, Ferramenta Pedagógica.Résumé
O estudo em foco consiste em uma análise sobre o mangá como ferramenta pedagógica em sala de aula no ensino de diversas áreas do conhecimento, tais como, a Filosofia, a História, a Geografia, a Biologia, a Química, a Física, etc. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório-descritivo, na qual utilizamos o mangá Fullmetal Alchemist, de Hiromu Arakawa (2001-2010), para compreendemos suas contribuições com temas como transmutação da matéria, conflitos territoriais e religiosos e preconceito racial e religioso. Assim, este artigo está dividido em três sessões: na primeira, aborda-se o conceito e origem dos mangás. Na segunda sessão, fala-se sobre o que é o imaginário segundo Gilbert Durand e a classificação isotópica das imagens. Na terceira sessão, relata-se algumas possibilidades pedagógicas do uso de mangá na sala de aula, demonstrando a sua importância para o processo ensino-aprendizagem na educação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Dineibergue Viana de Sousa, Josenildo Campos Brussio, Mateus de Sá Barreto Barros, Ana Caroline Amorim Oliveira 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.