O COZER E A TEORIA DO ATOR-REDE DE LATOUR
Keywords:
Teoria do Ator-Rede, Sociologia, Modernidade, Temperos invisíveisAbstract
Aborda-se o ato de cozer a partir da proposta da Teoria do Ator-Rede, na qual atores humanos e não-humanos constroem redes de relações que estão em constante conexão com a dinâmica do mundo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre o ato de cozinhar e seus diferentes processos de afetação. Utiliza-se como referencial teórico a teoria do ator-rede de Bruno Latour e pensadores como Mary Jane Spink, René Descartes e Gilberto Freyre. Na primeira parte, compara-se o livro de receitas ao paradigma científico da modernidade, na segunda, esboçamos uma sociologia do doce na culinária colonial brasileira a partir de uma análise de Açúcar de Gilberto Freyre e, por fim, apresentamos os temperos invisíveis geralmente encontrados em qualquer receita.
Palavras-chave: Culinária. Teoria do Ator-Rede. Sociologia. Modernidade. Temperos invisíveis.
Abstract
The act of cooking is approached from the proposal of Actor-Network Theory, in which human and nonhuman actors build networks of relationships that are in constant connection with the dynamics of the world. It is a bibliographical research about the act of cooking and its different processes of affectation. The theory-actor-network of Bruno Latour and thinkers such as Mary Jane Spink, René Descartes and Gilberto Freyre are used as theoretical references. In the first part, the cookbook is compared to the scientific paradigm of modernity, in the second, we outline a sociology of sweetness in Brazilian colonial cuisine based on an analysis of Sugar by Gilberto Freyre, and lastly we present the generally invisible spices in any recipe.
Keywords: Culinary. Actor-Network Theory. Sociology. Modernity. Invisible spices.
Resumen
Se aborda el acto de cocer a partir de la propuesta de la Teoría del Actor-Red, en la cual actores humanos y no humanos construyen redes de relaciones que están en constante conexión con la dinámica del mundo. Se trata de una investigación bibliográfica sobre el acto de cocinar y sus diferentes procesos de afectación. Se utiliza como referencial teórico la teoría del actor-red de Bruno Latour y pensadores como Mary Jane Spink, René Descartes y Gilberto Freyre. En la primera parte, se compara el libro de recetas al paradigma científico de la modernidad, en la segunda, esbozamos una sociología del dulce en la culinaria colonial brasileña a partir de un análisis de Azúcar de Gilberto Freyre y, por fin, presentamos los condimentos invisibles generalmente encontrados en cualquier receta.
Palabras-clave: Culinaria. Teoría del Actor-Red. Sociología. Modernidad. Condimentos invisibles.
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