DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n10.2023.3

Palavras-chave:

Desigualdade social, Educação Básica, Ensino Remoto, Pandemia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar as dinâmicas de reprodução da desigualdade social no interior do sistema educacional, evidenciando as relações de poder imbricadas nesse cenário, principalmente em momentos de dificuldades do período da pandemia o que levou o aumento das desigualdades sociais e conservação da classe dominante. A partir de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas municipais de São Bernardo-MA, localizadas uma, na zona rural e outra na área urbana, que teve início em junho de 2021 até março de 2022. Diante disso, busca-se entender quais ações são desenvolvidas pela escola e que repercutem no combate a reprodução da desigualdade social, apontando as dificuldades enfrentadas pelos estudantes de classe baixa durante a pandemia tanto da zona rural quanto da zona urbana. A finalidade é descrever e entender os impactos da pandemia no acesso à educação por estudantes moradores da zona rural e alunos residentes da zona urbana. Desse modo, nos debruçaremos e buscaremos compreender como está esse processo, mostrando como os professores estão lidando com esse cenário de desigualdade social que se evidenciou ainda mais nesse período da pandemia e como os alunos reagiram a essa nova modalidade de ensino. Neste período da pesquisa pode se constatar as dificuldades dos professores em manusear os aparelhos tecnológicos e no processo de avaliação dos alunos. Já alunos as dificuldades de acesso à internet de boa qualidade e o acesso a aparelhos tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Maria Ramos Silva, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Ciências Humanas / Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de São Bernardo.

Amanda Gomes Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade no Estado do Rio de Janeiro/ UERJ. Professora Adjunta de Sociologia no Curso de Ciências Humanas, Campus São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Coordenadora do Grupo de Estudos de Gênero e Educação Chita/ Gitã.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas / Pierre Bourdieu; tradução Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim; revisão técnica Paula Montero. - São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação, 16. Petrópolis: Ed. Vozes ltda, ano 2015.

BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascalinas, 2001.Idem

COLASANTE, Tatiana; PEREIRA, Amanda Gomes. Gestão da vida e da morte no contexto da COVID 19 no Brasil. Revista M. – issn 2525-3050 Rio de janeiro, v. 6, n. 11, p. 198-213, jan./jun.2021.COLASANTE, Tatiana; PEREIRA, Amanda Gomes. Gestão da vida e da morte no contexto da COVID 19 no Brasil. Revista M. – issn 2525-3050 Rio de janeiro, v. 6, n. 11, p. 198-213, jan. /Jun.2021.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. 34. ed. Brasília, DF: Edições Câmara, 2011.

Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

CHAGAS, Elisa. Data senado: Quase 20 Milhões De Alunos Deixaram De Ter Aulas Durante Pandemia. 2020. https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/12/datasenado-quase-20-milhoes-de-alunos-deixaram-de-ter-aulas-durante-pandemia. Acesso em:10/10/ 21

DESCHAMPS, Eduardo; CASTRO H. Maria, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2020 http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05/05/2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas,

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/sao-bernardo/panorama. Acessado em 06/12/2021

https://www.corona.ma.gov.br/atos-normativos. Acessado em 01/12/2021

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.

LUCKESI, Cipriano Carlos Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições - 12. ed. - São Paulo: Cortez, 2012.

https://qedu.org.br/cidade/5295-sao-bernardo/ideb/ideb-por-scolas?dependence=3&grade=1&edition=2019 acessado em 20/ 12 /2021.

WEINTRAUB, Abraham. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, PORTARIA Nº 544, DE 16 DE –junho de 2020. 2020. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junhode-2020-261924872. Acesso em: 05/05/2021.

https://sbim.org.br/covid-19/73-perguntas-e-respostas-sobre-as-vacinas/o-virus-sars-cov-2-e-a-covid-19 acesso em 20/05/2021

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

SILVA, Francisca Maria Ramos; PEREIRA, Amanda Gomes.
DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 6, n. 10, p. 43–68, 19 Out 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/21477. Acesso em: 3 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos