DUAS FRONTEIRAS PARA CHEGAR À CRIANÇA: reflexões impertinentes e necessárias

Autores/as

Palabras clave:

Infância. Deficiência. Exclusão.

Resumen

Este artigo tem como objetivo promover uma discussão sobre os temas infância e deficiência enquanto categorias sociais, que afetam a criança de modo a produzir fronteiras entre elas e o mundo. Tais categorias são produzidas histórica e culturalmente e, como uma amálgama, envolvem a criança afetando sua relação com o mundo, marcadamente centrado no adulto. O estudo tem uma abordagem qualitativa e é de natureza bibliográfica. Como aporte teórico ancorou-se na perspectiva sócio-histórica. Com relação ao estudo da infância, foram utilizados os trabalhos de autores como Sarmento e Gouvea (2008), Arroyo (2008) e Kohan (2007) e, sobre a deficiência, Oliveira (2007) e Skliar (1999). Os resultados apontam que a questão da deficiência associada à infância produz no sujeito o que poderíamos chamar de “dupla camada de exclusão”. A infância é, desse modo, silenciada ou utilizada apenas como um artifício para uma tradução do adulto em relação às experiências concretas da criança. Portanto, a infância atravessada pela deficiência seria uma segunda fronteira até chegar à criança.

Palavras-chave: Infância. Deficiência. Exclusão.

TWO BARRIERS TO GET TO CHILD: impertinent and necessary reflections

Abstract

This article aims to discuss the themes of childhood and disability as social categories, which affect children in order to produce borders between them and the world. Such categories are produced historically and culturally and as an amalgam involve children in order to affect their relationship with the markedly adult-centered world. The study has a qualitative approach and it is bibliographical. As a theoretical contribution, it was anchored in the socio-historical perspective. Regarding the study of childhood, we used the work of authors like Sarmento and Gouvea (2008), Arroyo (2008) and Kohan (2007), as well as Oliveira (2007) and Skliar (1999) studies on the deficiency. The results point out that childhood deficiency issue produces in the subject what we can call the “double layer of exclusion”. Childhood is thus silenced or used only as an artifact for an adult's translation in relation to the concrete experiences of children. Therefore, the childhood crossed by the deficiency may be a second border until reaching the child.

Keywords:  Childhood. Disability. Child.

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Biografía del autor/a

Francélio Ângelo de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutorando em Educação - Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Acaraú - Subárea: Currículo e estudos aplicados ao ensino e aprendizagem.

Ana Maria Monte Coelho Frota, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - Universidade de São Paulo (USP). Professora aposentada da UFC, vinculada ao Núcleo de Linguagem, Desenvolvimento e Educação da Criança (LIDELEC) do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC.

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Publicado

2020-05-31

Cómo citar

OLIVEIRA, Francélio Ângelo de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho.
DUAS FRONTEIRAS PARA CHEGAR À CRIANÇA: reflexões impertinentes e necessárias
. Revista Humanidades & Educação, p. 47–60, 31 may 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/13503. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos