O LÉXICO DO TURISMO EM DICIONÁRIOS DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE ESPANHOL

Autores

  • Maria Eduarda Gomes da Silva Oliveira Universidade Federal do Delta do Parnaíba https://orcid.org/0000-0002-7818-7683
  • Glauber Lima Moreira Universidade Federal do Piauí; Universidade Federal do Delta do Parnaíba

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v4n7.2022.7

Palavras-chave:

Léxico, Dicionário, Turismo, Eventos, Agência de turismo

Resumo

Sabe-se que os dicionários, glossários e vocabulários são obras lexicográficas utilizadas também com o propósito didático, ou seja, para fins de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o léxico do turismo, especificamente nas áreas de agências de turismo e eventos. Nesse sentido, pode-se observar a estrutura deste trabalho da seguinte forma: na introdução, encontram-se os objetivos que levaram ao surgimento desta pesquisa, baseando-se em autores como Pontes (2012), Moreira (2022) e Porto Dapena (2014), entre outros que falam sobre o Léxico, a Terminologia e o Ensino. Na fundamentação teórica, apresenta-se a estrutura do trabalho dividida em três seções: “Dicionário e léxico: o ensino e o estudante de língua estrangeira ELE”; “O léxico do turismo em um dicionário de Língua Espanhola”; e “Dicionário Señas: algumas considerações”. A metodologia é de natureza qualitativa. Foram utilizados quatro verbetes para analisar as definições e os exemplos de uso retirados do dicionário Señas. Os resultados mostram que nem todas as definições e os exemplos de uso são capazes de oferecer informações suficientes em sua estrutura para auxiliar o leitor. Por fim, conclui-se que a escolha das informações que serão inseridas nas definições e nos exemplos de uso deve ser pensada e estudada pelos lexicólogos de acordo com o consulente do dicionário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Gomes da Silva Oliveira, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Graduanda em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Glauber Lima Moreira, Universidade Federal do Piauí; Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Espanhol (2005) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará UECE (2009). Doutorado em Traducción y Ciencias del Lenguaje pela Universitat Pompeu Fabra (UPF) em 2018. Atua como Professor de Espanhol do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Lexicologia e Lexicografia. Possui o Diploma de Proficiência em Língua Espanhola - DELE. Pesquisa e divulga o uso do dicionário como ferramenta de ensino/aprendizagem na sala de aula de espanhol como língua estrangeira. É membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Turismo - EITUR/UFPI e Lexicologia, Terminologia e Ensino - LETENS/UECE.

Referências

APOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. Léxico e vocabulário fundamental. Alfa, São Paulo, 40: 27-46, 1996.

BRASIL. Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20042006/

/Lei/L11161.htm Acesso em: 30 out. 2021_____. Projeto de Lei n.º 446/2018 de 29 de junho de 2018. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000211658. Acesso em: 30 dez. 2021.

BORBA, Laura Campos de. O uso de um dicionário monolíngue de espanhol por aprendizes brasileiros: análise de aspectos macro, médio e microestruturais. Revista Crátilo, Centro Universitário de Patos de Minas, janeiro de 2013.

DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri. “No meio do caminho tinha uma pedra”. A e-Lexicografia como suporte de uma ferramenta lexicográfica para estudantes universitários brasileiros de espanhol. In Moreira, Glauber Lima Moreira; Costa, Lucimara Alves da Conceição.; Alves, Ieda Maria. (Org.). Pesquisas em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. Campinas (SP): Pontes Editores, 2022.

GRANDI, Lígia de. Uso do dicionário no ensino de língua espanhola: proposta de guia teórico-metodológico para professores. Araraquara – SP, 2014.

HÖFLING, C; SILVA, M. C. P. da; TOSQUI, P. (2010). O dicionário como material didático na aula de língua estrangeira. Intercâmbio, 13. https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3977.

ISQUERDO, Aparecida Negri; ABBADE, Celina Márcia de Souza. As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. UFMS, Campo Grande – MS, v.IX, 2020.

MIRANDA, Félix Valentín Bugueño; BORBA, Laura Campos de. Manual de (Meta) Lexicografia. Editora Espaço Acadêmico. Goiânia, 1 ed., 2019.

MOREIRA, Glauber Lima. El componente cultural em los diccionarios de ELE: análisis de los artículos gaspacho, sangría, bocadillo, paella, albergue y posada. Domínios de lingu@gem, Uberlândia, v.12, n.4. out – dez. 2018.

MOREIRA, Glauber Lima. Los estudiantes de ELE de la carrera de Turismo frente al uso del diccionario, in: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 22, n. 3, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/7hTt7nLNBvdwHnS46dtTg9D/?lang=es

PEDOTE, Giuseppe Simone. El léxico del turismo en español en el siglo XIX. Universitat autònoma de Barcelona. In: ELENA CARPI, Rosa María García Jiménez. Herencia e innovación en el español en el siglo XIX. Pisa: Pisa University press, 2017. 460p.

PONTES, Antônio Luciano. Dicionário para uso escolar: o que é, como se lê. Editora da Universidade Estadual do Ceará – EdUECE, Fortaleza – Ceará, 2008.

PONTES, Antônio Luciano. Exemplos de uso em dicionários escolares brasileiros para a leitura e a produção textual. Rev. de Letras – N°. 31 - Vol. (1/2) jan./dez. – 2012

PORTO DAPENA, José-Álvaro. La Definición lexicográfica. Arco/Libros, S. L. Madrid, 2014.

SANTOS, Hugo Leonardo G. dos; PONTES, Antônio Luciano; PRAXEDES FILHO, Pedro Henrique L. Marcas de uso e de redes medioestruturais de verbetes sobre homossexual masculino em dicionários escolares. Domínios de língu@gem, Uberlândia, v.12, n.4. out – dez. 2018.

SEÑAS. Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños. Editora Wmf - Martins Fontes Ltda. São Paulo, 4ª ed., 2013.

SOARES, Neyla Denize de Sousa. Implementação do Ensino de Espanhol em escolas da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Mercado de Letras, 1. ed. Campinas, 2021.

SOUSA, Alexandre Melo de; GARCIA, Rosane; SANTOS, Tatiane Castro dos. Perspectivas para o ensino de línguas. Pedro e João editores, São Carlos, 2019. 185p.

VELOSO, K. C. P. de L.; LEITE, P. G. de F.; ALMEIDA, M. de F. O ensino da língua portuguesa em época de pandemia. In: FRANÇA, de M. et al. Estudos linguísticos: abordagens contemporâneas. Araraquara: Letraria, 2020.

Downloads

Publicado

2023-03-02

Como Citar

OLIVEIRA, Maria Eduarda Gomes da Silva; MOREIRA, Glauber Lima.
O LÉXICO DO TURISMO EM DICIONÁRIOS DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE ESPANHOL
. Revista Humanidades & Educação, p. 15–26, 2 Mar 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos