Na trilha de Paul Ricoeur: caminhos possíveis na pesquisa em educação em ciências e matemática

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n2.2023.18

Parole chiave:

Hermenêutica, Tríplice Mímese, Análise de Dados

Abstract

Com base na interrogação: “De que formas as ideias de Paul Ricoeur podem compor processos de análise em pesquisas na área de Educação em Ciências e Matemática?”, intenciona-se, por meio deste texto, contribuir com pesquisadoras e pesquisadores, em especial, da área de Educação em Ciências e Matemática que desejam explorar a linguagem em seus estudos, instigando reflexões e novos questionamentos, ao mesmo tempo em que apresenta-se possíveis caminhos a serem trilhados nessa área de pesquisa, no que se refere à hermenêutica de Paul Ricouer. Para tanto, o texto trata, brevemente, sobre o filósofo francês em foco, Paul Ricoeur, e suas principais obras bem como um dos modos de adentrar em seu mundo. Em seguida, discorre-se sobre sua hermenêutica e alguns dos principais conceitos relacionados a ela e, por fim, destaca-se alguns dos estudos presentes em teses e dissertações que tomaram as ideias de Paul Ricouer como orientações para análises de dados produzidos.

On the trail of Paul Ricouer – possible paths in research in science and mathematics education

ABSTRACT

Based on the question, "In what ways can Paul Ricoeur's ideas compose analysis processes in research in the field of Science and Mathematics Education?", this text aims to contribute to researchers, especially in the area of Science and Mathematics Education who wish to explore language in their studies, instigating reflections and new questions, while presenting possible paths to be followed in this area of research with regard to Paul Ricoeur's hermeneutics. To this end, the text briefly addresses the French philosopher in focus, Paul Ricoeur, and his main works as well as one of the ways to enter his world. Then, it discusses his hermeneutics and some of the main concepts related to it, and finally, highlights some of the studies present in theses and dissertations that have taken Paul Ricoeur's ideas as guidelines for the analysis of produced data.

Keywords: Hermeneutics. Triple Mimesis. Data analysis.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Riferimenti bibliografici

ALVES, Gledson Lima. (Auto)Biografias: da formação do oficial da Polícia Militar de Sergipe. 2019. 176 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Tiradentes, Aracaju, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7718662. Acesso em: 30 jan. 2024.

ARANHA, Carolina Pereira. Sob as Lentes da Educação do Campo: Imagens de uma Matemática Preterida. Revista REAMEC, [s. l.], v. 11, n. 1, p. e23097, 2023a. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16739. Acesso em: 1 fev. 2024.

ARANHA, Carolina Pereira. E-maranhão-nados na rede: vivências cyberformativas em educação campo. 2023b. 312 f. Tese (Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - Programa de Pós-Graduação em Educação em ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2023b. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12841831. Acesso em: 30 jan. 2024.

ARANHA, Carolina P.; DALCIN, Andréia. Aspectos históricos e currículo da Licenciatura em Educação do Campo — Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Maranhão: tecendo reflexões. RENCIMA, [s. l.], v. 13, n. 6, p. 1–25, 2022. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/download/4365/1862. Acesso em: 2 jan. 2023.

ASSIS, Aparecida Angélica Pereira de. Ser Professora: vivências e significados nas narrativas de uma docente leiga aposentada. 2017. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação – Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5035566. Acesso em: 30 jan. 2024.

BARROS, José D’Assunção. Tempo e narrativa em paul Ricouer: considerações sobre o círculo hermenêutico. Revista de História e Estudos Culturais, [s. l.], v. 9, n. 1, 2012. Disponível em: https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/370/351. Acesso em: 21 dez. 2021.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Aspectos da pesquisa qualitativa efetuada em uma abordagem fenomenológica. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 29–40.

CARVALHO, Carlos Alberto. Entendendo as narrativas jornalísticas a partir da tríplice mimese proposta por Paul Ricoeur. Matrizes, [s. l.], v. 6, n. jul-dez., p. 169–187, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1430/143024819012.pdf. Acesso em: 2 mar. 2021.

COELHO, Carlos Cardozo. Fenomenologia e hermenêutica: a crítica de Paul Ricoeur à hermenêutica de Martín Heidegger. Ensaios Filosóficos, [s. l.], v. IX, p. 40–56, 2014. Disponível em: http://www.ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo9/Carlos_Coelho.pdf. Acesso em: 23 jul. 2022.

COSTA, Miguel Dias. Introdução. In: RICOEUR, Paul. Do texto à ação: ensaios de hermenêutica II. Porto, Portugal: Rés, 1989. p. 5–13.

DUTRA, Renner Douglas Gonçalves; GHEDIN, Evandro. A proposta hermenêutica de Paul ricoeur e suas implicações para pesquisa em Educação em Ciências. In: GHEDIN, Evandro (org.). O ensino de Ciências e suas epistemologias. Boa vista: Editora da UFRR, 2017. p. 687–701.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREITAS, Maria Natalina Mendes. O estado do conhecimento sobre infância-educação no brasil e na argentina: um estudo com base na hermenêutica de paul Ricoeur. 2020. 172 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10032444. Acesso em: 2 fev. 2024.

GRONDIN, Jean. Hermenêutica. Tradução: Marcos MARCIONILO. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

GRONDIN, Jean. Paul Ricoeur. Tradução: Sybil Safdie DOVEK. São Paulo: Edições Loyola, 2015. (Coleção leituras fislosóficas).

JERVOLINO, Domenico. Introdução a Ricoeur. São Paulo: Paulus, 2011. (Coleção filosofia em Questão).

JOSGRILBERG, Rui. “Tempo e Narrativa” Vol 1 - Dr. Rui Josgrilberg. [S. l.], 2019a. Canal do Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YQKmZ0nXOUM. Acesso em: 12 dez. 2020.

JOSGRILBERG, Rui. “Tempo e Narrativa” Vol 2 - Dr. Rui Josgrilberg. [S. l.], 2019b. Canal do Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hhHsJqzLfSc. Acesso em: 12 dez. 2020.

JOSGRILBERG, Rui. “Tempo e Narrativa” Vol 3 - Dr. Rui Josgrilberg. [S. l.], 2019c. Canal do Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KdF9LWW1vBo. Acesso em: 12 dez. 2020.

KOZEL, Salete. Mapas Mentais: dialogismo e representações. Curitiba: Appris, 2018. (Educação, Tecnologias e Transdiciplinaridade).

MARTINS, Igor Micheletto. Gênero e sexualidade na formação de professores: uma análise curricular do curso de licenciatura em matemática da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). 2020. 82 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativo) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br. Acesso em: 31 jan. 2024.

MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. Notas para o Trabalho com a Hermenêutica na Pesquisa em Educação. Momento - Diálogos em Educação, [s. l.], v. 31, n. 03, p. 26–40, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14038. Acesso em: 1 fev. 2024.

MORAES, Iury Ercolani. A configuração da narrativa histórica segundo paul Ricoeur (1913 – 2005). 2020. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11013. Acesso em: 10 out. 2021.

MOTTA, Thais da Costa. A formação continuada e a dimensão formativa do cotidiano: narrativas de encontros entre professoras e crianças na educação infantil em Itaboraí. 2019. 189 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7698063. Acesso em: 30 jan. 2024.

NALLI, Marcos. Paul Ricoeur leitor de Husserl. Trans/Form/Ação, [s. l.], v. 29, n. 2, p. 155–180, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732006000200012&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 24 fev. 2022.

OLIVEIRA, Kelly Almeida. A docência entre o “cofo”, o “cacete” e o “machado”: cosmoperceber saberes com quebradeiras de coco babaçu em processos de ensino e aprendizagens. 2022. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2022. Disponível em: https://www.ufmt.br/curso/ppgecem/publicacoes-cientificas?page=1&year=2022&type_search=&category=&dateStart=30%2F08%2F2022&dateEnd=30%2F08%2F2022. Acesso em: 2 set. 2022.

OLIVEIRA, Carolina Barroncas de; GHEDIN, Evandro. Mapeamento Epistemóligico de Pesquisas Narrativas Sobre Formação Docente em Educação em Ciências e Matemática (2006-2016). In: BARBOSA, Mauro Guterres; OLIVEIRA, Carolina Barronas de; SILVA-FORSBERG, Maria Clara (org.). Epistemologias, metodologias e experiências formativas em educação em ciências e matemática no contexto da Amazônia legal. São Luís: EDUFMA, 2019. p. 86–104.

REAGAN, Charles. Ricoeur Paul Biography’s. [S. l.], 2013. Institucional. Disponível em: http://www.fondsricoeur.fr/en/pages/biographie.html. Acesso em: 2 jun. 2020.

RICOEUR, Paul. Teoria da Interpretação: o discurso e o excesso de significação. tradução: Artur MORÃO. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 1987.

RICOEUR, Paul. Percurso do reconhecimento. tradução: Nicolás Nyimi CAMPANÁRIO. São Paulo: Loyla, 2004.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa I: a Intriga e a Narrativa Histórica. tradução: Claudia BERLINER. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010a. v. I

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa III: o tempo narrado. tradução: Claudia BERLINER. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010b. v. III

RICOEUR, Paul. O meu caminho filosófico. Lectio magistralis na Universidade de Barcelona (2 de abril de 2001). In: JERVOLINO, Domenico. Introdução à Ricoeur. tradução: Domenico JERVOLINO. São Paulo: Paulus, 2011. p. 120–143.

RICOEUR. Hermenêutica e Ideologia. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

RICOEUR, Paul. O si mesmo com outro. tradução: Ivone Castilho BENEDETTI. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

RICOEUR, Paul. O Si-Mesmo como Outro. tradução: Ivone Castilho BENEDETTI. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2019.

SANTIAGO JUNIOR, José Ricardo Pereira. Sobre narrativas, palavras e sentidos na formação docente: a experiência do PIBID/UNIRIO de Educação Infantil. 2020. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10842070. Acesso em: 30 jan. 2024.

SILVA, Juarez Francisco da. A Teoria da Complexidade na interpretação da história de vida de professores de Ensino Superior. 2020. 146 f. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9302623. Acesso em: 30 jan. 2024.

SILVA, Thaiany Guedes da. O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/Manaus. 2019. 207 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/7490/8/Tese_ThaianySilva_PPGE.pdf. Acesso em: 2 fev. 2024.

SOUZA, Vitor Chaves de. Introdução. In: A Dobra da Religião em Paul Ricoeur. Santo André: Kapenke, 2017. p. 15–39.

TAMBARA, Mariana. Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e Tomboy. 2020. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9761726. Acesso em: 30 jan. 2024.

TREZZI, Clóvis; OLIVEIRA, Moyses Romero Borges; BERKENBROCK-ROSITO, Margarete May. Narrativas fotográficas: uma contribuição para a formação do professor. Conhecimento & Diversidade, [s. l.], v. 11, n. 24, p. 91, 2019. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/4657. Acesso em: 10 out. 2023.

XAVIER, Donizete José. Hermenêutica. In: XAVIER, Donizete José (org.). Paul Ricouer de A a Z: uma contribuição de estudantes para estudantes. São Paulo: Distribuidora Loyola, 2019. p. 134–137.

Pubblicato

2024-04-19

Come citare

ARANHA, Carolina Pereira.
Na trilha de Paul Ricoeur: caminhos possíveis na pesquisa em educação em ciências e matemática
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 9, n. 2, p. e1823, 1–12, 19 apr. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/23141. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos