A análise da aplicação de um Escape Room no ensino de química: as funções do jogo pedagógico em foco

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n1.2023.9

Parole chiave:

Jogo, Pedagógico, Escape Room, Funções, Professor

Abstract

Jogos pedagógicos no ensino de química podem contribuir para o aprendizado, à medida que proporcionam um ambiente lúdico no qual o aluno se diverte e aprende. Este trabalho objetiva analisar o jogo escape room (sala de fuga) como jogo pedagógico à luz da teoria de jogos, utilizando as funções do jogo pedagógico como categorias de análise. Riqueza, dinamismo e inovação em um ambiente de mistério no qual os alunos precisam solucionar enigmas para escapar de determinado local são características presentes nesse jogo. O público foram alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Goiás (IFG) e os conteúdos abordados foram do 1º ano do ensino médio. A pesquisa se caracteriza como qualitativa. Os dados foram analisados utilizando o método da análise de conteúdo. Os resultados mostram que é possível identificar as funções do jogo pedagógico: Função Educativa Avaliativa (capacidade de diagnóstico do jogo), Função Educativa Formativa (capacidade do jogo de promover discussão conceitual), Função Lúdica Imersiva (capacidade do jogo de promover imersão), Função Lúdica Moral (capacidade do jogo de permitir que os alunos joguem como iguais, respeitando as regras) e Função de Equilíbrio do Professor, responsável por equilibrar as quatro funções.

The analysis of the application of an escape room in chemistry teaching: the functions of the pedagogical game in focus

Abstract

Pedagogical games in chemistry teaching can contribute to learning, as they provide a playful environment, where the student has fun and learns. This work aims to analyze the game escape room as a pedagogical game in the light of game theory, using the functions of the pedagogical game as categories of analysis. Richness, dynamism, and innovation in a mystery environment in which students need to solve riddles to escape from a certain location are characteristics present in the game. The public were students of the Degree in Chemistry at Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Goiás (IFG), the contents addressed were from the first year of high school. The research is characterized as qualitative. Data were analyzed using the content analysis method. The results show that it is possible to identify the functions of the pedagogical game: Evaluative Educational Function (diagnostic capacity of the game), Formative Educational Function (ability of the game to promote conceptual discussion), Immersive Playful Function (ability of the game to promote immersion), Moral Playful Function (ability of the game to allow students to play as equals, respecting the rules), and the Teacher's Balance Function, responsible for balancing the four functions.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Thiago Cardoso de Deus, Instituto Federal de Educação

Licenciatura em Química, Mestrado em Química e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Goiás (2019).

Florismar da Silva Prado, Instituto Federal de Educação

Graduado em Química (2022). Graduado em Gestão Ambiental (2012).

Riferimenti bibliografici

BORDIGNON, L. H. C.; TREVISOL, M. T. C. Ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas e inovação educacional: tecendo diálogos. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], v. 27, p. 1–15, 2022. DOI: 10.24220/2318-0870v27e2022a5389. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/5389. Acesso em: 11 outubro 2022.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, 2018, p. 553. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 de outubro de 2022.

CLARK, S.; et al. EscapED: A Framework for Creating Educational ESCAPE ROOMs andInteractive Games for Higher/Further Education. International Journal of Serious Games, v. 4, p. 73-86, 2017. Disponível em: https://journal.seriousgamessociety.org/index.php/IJSG/article/view/180/pdf_95. Acesso em: 07 de maio de 2022.

CLEOPHAS, M. das G.; CAVALCANTI, E. L. D. ESCAPE ROOM no Ensino da Química. Química Nova na Escola – São Paulo-SP, BR. Vol. 42, N° 1, 2020, p. 45-55. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/edicao.php?idEdicao=81. Acesso em: 09 de maio de 2022.

CLEOPHAS, M. das G.; SOARES, M. H. F. B. À guisa de apresentação: quando se abrem as cortinas da ludicidade em ensino de Química/Ciências. In: CLEOPHAS, M. das G.; SOARES, M. H. F. B. Didatização lúdica no Ensino de Química/Ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. p. 11-14.

DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação ISSN: 2178-079X, n. 45, p. 57-67, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822. Acesso em: 06 de junho de 2022.

DEUS, Thiago Cardoso de. Short arg: um alternate reality game para discussão de conceitos químicos em uma perspectiva piagetiana. 2019. 191 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – UFG. Goiânia, 2019. p. 178. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10361. Acesso em: 05 de junho de 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à Prática Educativa. 25ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento de cultura. São Paulo: Perspectiva, 2001.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. Ed. Cortez. São Paulo, 1996.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MOSANER, E. J. Arte-educação: leitura de obras e elaboração de propostas poéticas a partir do acervo da pinacoteca do estado de São Paulo. 2008. 233 f. Dissertação. (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Faculdade de Educação, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, 2008. Disponível em: https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-86953/arte-educacao--leitura-de-obras-e-elaboracao-de-propostas-poeticas-a-partir-do-acervo-da-pinacoteca-do-estado-de-sao-paulo. Acesso em: 05 de novembro de 2022.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho, Figura e representação. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1972.

PIAGET, Jean. Relações Entre a Afetividade e a Inteligência no Desenvolvimento Mental da Criança. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014, p. 303.

PSCHEIDT, C. F. D. M.; CLEOPHAS, M. das G. ESCAPE ROOM Pedagógico como uma estratégia de aprendizagem para o desenvolvimento das competências educacionais e desencadeamento do flow. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 5, p. 259-282, jan./dez., 2021. Disponível em; <https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3187>. Acesso em: 16 de maio de 2022.

SANTOS, A. H. dos. et al. (2013). As Dificuldades Enfrentadas para o Ensino de Ciências Naturais em Escolas Municipais do Sul de Sergipe e o Processo de Formação Continuada. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba: 23 a 26/09/2013, 15393-15405. Disponível em: https://docplayer.com.br/16958323-As-dificuldades-enfrentadas-para-o-ensino-de-ciencias-naturais-em-escolas-municipais-do-sul-de-sergipe-e-o-processo-de-formacao-continuada.html. Acesso em: 18 de março de 2023.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a Pesquisa Qualitativa em Educação. Editora Atlas, São Paulo, 1987.

DEUS, T. C. de. Short arg: um alternate reality game para discussão de conceitos químicos em uma perspectiva piagetiana. 2019. Tese (Doutorado) – Instituto de Química, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 1, n. 1, p. 34-42, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HUIZINGA, J. Homo ludens: O jogo como elemento de cultura. São Paulo: Perspectiva, 2001.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho. Figura e representação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.

PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014. 303 p.

PSCHEIDT, C. F. D. M.; CLEOPHAS, M. das G. Escape room pedagógico como uma estratégia de aprendizagem para o desenvolvimento das competências educacionais e desencadeamento do flow. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 5, p. 259-282, jan./dez. 2021.

SANTOS, A. H. dos. et al. As dificuldades enfrentadas para o ensino de ciências naturais em escolas municipais do sul de Sergipe e o processo de formação continuada. In: XI Congresso Nacional De Educação, 2013, Curitiba. Anais eletrônicos. Disponível em: https://docplayer.com.br/16958323-As-dificuldades-enfrentadas-para-o-ensino-deciencias-naturais-em-escolas-municipais-do-sul-de-sergipe-e-o-processo-de-formacao-continuada.html

SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas para o ensino de química. Goiânia: Kelps, 2013.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Pubblicato

2023-11-27

Come citare

DEUS, Thiago Cardoso de; PRADO, Florismar da Silva.
A análise da aplicação de um Escape Room no ensino de química: as funções do jogo pedagógico em foco
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 9, n. 1, p. e0923, 1–16, 27 nov. 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/21897. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos