Utilização e avaliação de softwares no ensino de gases ideiais: uma proposta de unidade didática para o Ensino Médio

Autori

Parole chiave:

Elaboração de significado, Teoria da Ação Mediada, GeoGebra, Gases Ideais

Abstract

Este trabalho, de caráter qualitativo, investigou o processo de significação de conceitos físico-químicos da Teoria Cinética dos Gases, a representação gráfica das transformações de estado (isotérmica, isobárica e isovolumétrica) para um gás ideal e avaliou os softwares empregados. A coleta de dados foi feita através de questionários e capturas de tela e ocorreu durante a implementação de uma unidade didática elaborada para esse fim. Os sujeitos da investigação foram estudantes do segundo ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Maringá, PR. Utilizamos como pressupostos teóricos os estudos relacionados à Teoria da Ação Mediada, de James Wertsch. A pesquisa procurou identificar as principais dificuldades que os estudantes desse nível de ensino evidenciam durante o processo de elaboração de significados sobre o comportamento dos Gases Ideais e suas representações gráficas, com base no estudo das transformações de estado. Entendemos que houve uma perceptível interferência, não exclusiva, na significação dos enunciados e na elaboração dos gráficos, ao utilizar os softwares GeoGebra e Propriedade dos Gases (PhET). Em relação ao “domínio” e “apropriação” dos gêneros discursivos, nossas análises apontam que houve “domínio” das ferramentas culturais pela maioria dos sujeitos, e “apropriação”, nas mesmas condições de estudo, por uma parcela menor deles.

Palavras-chave: Elaboração de significados. Teoria da Ação Mediada. GeoGebra. Gases Ideais.

Use and evaluation of softwares in the teaching of ideal gases: a teaching unit proposal for high school

Abstract

The research has investigated qualitatively the defining process of the physico-chemical concepts on the Kinetic Theory of Gases, the graphic representation of state transformations (isothermal, isobaric and isovolumetric) for ideal gases and evaluated the used softwares. Data collection was carried out through questionnaires and screenshots during the implementation of a didactic unit designed for this purpose. The subjects of the investigation were students of the second year of High School of the State Education System of Maringá, PR. We use as theoretical assumptions the studies related to James Wertsch's Theory of Mediated Action. The research sought to identify the main difficulties that students at this level of education show during the process of elaborating meanings about the behavior of Ideal Gases and their graphic representations based on the study of state transformations. We understand that there was a noticeable, non-exclusive, interference in the significance of the statements and in the elaboration of the graphics when using the softwares GeoGebra and Property of Gases (PhET). As to the “domain” and “appropriation” of the discursive genres, our analyzes show that there was “domain” of the cultural tools by most of the subjects, and “appropriation”, under the same study conditions, by a smaller portion of them.

Keywords: Elaboration of meanings. Theory of Mediated Action. GeoGebra. Ideal Gases.

 

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Weslley Cabral de Oliveira, Colégios da rede pública estadual de ensino pela Secretaria da Educação e do Esporte (SEED/PR) e Colégio da rede privada de ensino (PLATÃO).

Professor de Matemática de Colégios da rede pública estadual de ensino pela Secretaria da Educação e do Esporte (SEED/PR) e professor de Matemática e Geometria da rede privada de ensino (Colégio PLATÃO).

Marcelo Maia Ciirino, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor associado do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina. Docente credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Química e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Ourides Santin Filho, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor Associado do Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Riferimenti bibliografici

ARAÚJO, E. S. N. N.; CALUZI, J. J.; CALDEIRA, A. M. A. (orgs.). Divulgação científica e ensino de ciência: estudos e experiências. In: YONEZAWA, W. M.; SOUZA, A. R. Conhecendo os aspectos técnicos e as oportunidades das TIC como ferramentas aplicadas ao ensino. São Paulo: Escrituras, 2006, p. 220-246, (educação para a ciência, 7).

ATKINS, P. W. Físico-Química. Horácio Macedo (trad.). vol. 1. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

BARBERA, J., et al. PhET. Propriedades dos gases. [Software]. Disponível em: . Versão: 3.15 de 06 set. 2012.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. 174p.

GERÔNIMO, J. R.; BARROS, R. M. O.; FRANCO, V. S. Geometria Euclidiana Plana: um estudo com o software Geogebra. Maringá: EDUEM, 2010.

GIORDAN, M.; Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2008, reimpressão, 2013, 328p. – (Coleção educação em ciências).

GOMES, L. C.; Representação Social dos autores dos livros didáticos de física sobre o conceito de calor; Tese, 198f., Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PCM/UEM, Maringá, 2012.

HOHENWARTER, M.; HOHENWARTER, J. Introduction to GeoGebra: version 4.4 - Manual. nov. 2013. Disponível em: <http://www.geogebra.org/book/intro-en.pdf>. Acesso em 25 jun. 2015.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999, 264p.

MARQUES, A. C., CAETANO, J. S. Utilização da Informática na Escola. In: MERCADO, L. P. L. (org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. São Paulo: Edufal, 2002. Cap. 4, p. 131-168.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

______.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

______.; ______. Análise textual: discursiva; Ijuí, RS: Unijuí, 2007.

OLIVEIRA, M. P. P.; POGIBIN, A.; ANDRADE, R. C. O.; ROMERO, T. R. Luz. Física em contextos: pessoal, social, histórico: energia, calor, imagem, som. 1 ed. São Paulo: FTD, 2010.

OLIVEIRA, W. C.; CIRINO, M. M.; Santin Filho, O.; SIQUEIRA, F. Utilização e avaliação de recursos educacionais abertos no ensino de Gases Ideais: uma proposta de trabalho para o segundo ano do ensino médio. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS (SINECT), 4., 2014, Ponta Grossa (PR). Anais.... Ponta Grossa (PR): Editora da UTFPR, 2014. v. único. p. 1-14.

OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. H. Teorias de Aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf; UFRGS, 2011, 58p.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação (SEED). Superintendência de Educação. Diretrizes Curriculares da rede pública de Educação do Paraná (DCE): Física. Curitiba: SEED/PR, 2008, 98p.

______. Diretrizes Curriculares da rede pública de Educação do Paraná (DCE): Matemática. Curitiba: SEED/PR, 2008, 82p.

______. Diretrizes Curriculares da rede pública de Educação do Paraná (DCE): Química. Curitiba: SEED/PR, 2008, 76p.

PEREIRA, A. P.; OSTERMANN, F. A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências. Ciência & Educação. Bauru, v. 18, n. 1, p. 23–39, 2012.

SOUZA, A. R.; YONEZAWA, W. M. Conhecendo os aspectos técnicos e as oportunidades das TICs como ferramentas aplicadas ao ensino. In: ARAÚJO, E. S. N. N.; CALUZI, J. J.; CALDEIRA, A. M. A. (org.). Divulgação científica e ensino de ciência: estudos e experiências. São Paulo: Escrituras editora, 2006. Cap. 8, p. 220-246 (Educação para a Ciência, 7).

VALENTE, J. A. (org.). O computador na sociedade do conhecimento. 1. ed. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

______. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. / José Armando Valente. UNICAMP/Instituto de Artes – Tese de Livre Docência. Campinas, SP: 2005.

WERTSCH, J. V.; Apresentação. In: Vygotsky, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 9-13, 1996.

______. La mente en acción. 1. ed. Buenos Aires, AR. Aique, 1999, 304p. – (Colección Psicología Cognitiva y Educación).

______. Voces de la Mente: un enfoque sociocultural para el estudio de la Acción Mediada. Traducción de Adriana Silvestri. Visor distribuiciones: Madrid. Colección: Aprendizaje, n. 92, 1993.

ZANON, L. B.; MALDANER, L. O. (orgs.). Fundamentos e propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. In: dos SANTOS et al. Química e Sociedade: ensinando Química pela construção contextualizada de conceitos químicos. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2007, p. 67-88.

Pubblicato

2020-11-20

Come citare

OLIVEIRA, Weslley Cabral de; CIIRINO, Marcelo Maia; SANTIN FILHO, Ourides.
Utilização e avaliação de softwares no ensino de gases ideiais: uma proposta de unidade didática para o Ensino Médio
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 2, n. 4, p. 38–58, 20 nov. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/14679. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos