Ensino de Geometria Molecular com App de simulação digital: possíveis contribuições para uma aprendizagem significativa
Keywords:
NTIC. Aprendizagem Significativa. Geometria Molecular.Abstract
O uso das NTIC (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação) têm proporcionado um leque de possibilidades à prática de ensino em todas as áreas de conhecimento, auxiliando e facilitando a compreensão dos conteúdos didáticos. Nesse contexto, essa pesquisa traz uma sequência de atividades, desenvolvidas com alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, da cidade de Londrina (PR), que investigou sobre a aprendizagem do conteúdo de Geometria Molecular com o auxílio de um simulador digital, o Geometria Molecular PhET®. Este é um software educativo gratuito, desenvolvido para o ensino de geometria molecular. Com ele é possível explorar as formas e desenhos das moléculas, construindo-as em 3D (simulações escritas em Java, Flash ou HTML5) o que permite sua execução on-line e em tempo real, facilitando o acesso e a mobilidade dos alunos em seus computadores, tablets e celulares. Utilizamos a teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, para fundamentar nossa investigação e resultados. Os dados obtidos com a utilização do simulador e interpretados à luz da teoria Ausbeliana apontam para dois tipos de aprendizagem significativa: subordinada e superordenada. Inferimos, portanto, que houve melhor desempenho dos alunos nas três primeiras questões do último diagnostico e indícios de aprendizagem com características de diferenciação progressiva e reconciliação integradora nas duas últimas questões. Nossos resultados indicam ainda que o uso do Simulador Digital, como ferramenta didática, foi bastante eficaz, quando os alunos já possuem conhecimentos prévios sobre o assunto, tendo sido de grande valia para uma aprendizagem com significados.
Teaching Molecular Geometry using a digital simulation app: possible contributions to significant learning
Abstract
The use of New Information and Communication Technologies (NTIC) has provided a range of possibilities for teaching practice in all areas of knowledge, helping and facilitating the understanding of didactic content. In this context, this research brings a sequence of activities developed with students from a class of 1st year of High School, from the city of Londrina (PR), who investigated the learning of the content of Molecular Geometry with the aid of a digital simulator, the PhET® Molecular Geometry. This is a free educational software, developed for teaching molecular geometry. With it it is possible to explore the shapes and drawings of the molecules, building them in 3D (simulations written in Java, Flash or HTML5), which allows their execution online and in real time, facilitating the access and mobility of students in their computers, tablets and cell phones. We used David Ausubel’s theory of Meaningful Learning to support our research and results. The data obtained using the simulator and interpreted in the light of the Ausbelian Theory point to two types of meaningful learning: subordinate and superordinate. We infer, therefore, that there was a better performance of students in the first three questions of the last diagnosis and evidence of learning with characteristics of progressive differentiation and integrative reconciliation in the last two questions. Our results also indicate that the use of the Digital Simulator, as a didactic tool, was quite effective when students already have previous knowledge on the subject, having been of great value for learning with meaning.
Keywords: NTIC. Meaningful Learning. Molecular geometry. Chemistry teaching.
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