Manual Didática da Aritmética e os Saberes a e para ensinar sistematizados por Ismael França Campos (1950-1960)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n2.2021.13Palavras-chave:
Ismael França Campos, História da educação matemática, Ofício docente, AritméticaResumo
O presente artigo é o extrato de um estudo em curso, no âmbito da Iniciativa Ciência, que tem por objetivo caracterizar elementos dos saberes a e para ensinar sistematizados para a formação de professores sobre o conteúdo de aritmética, especificamente no ensino de frações em tempos de orientações da psicologia científica elaboradas durante o movimento Escola Nova sobre o Manual Didática da Aritmética. Cortesia de Ismael França Campos, Diretor e Professor do Instituto de Educação (IE) (1943-1964). Pela abordagem teórico-metodológica, a pesquisa assume a forma de um estudo sócio-histórico. Na análise, os saberes que sustentam o movimento da Escola Nova relacionam-se com os métodos de ensino e neste Manual há orientações direcionadas aos professores de como ensinar. Os resultados encontrados mostram que os saberes a e para ensinar no material analisado estão em diálogo com as ideias da psicologia científica.
Didactic Manual of Arithmetic and Knowledge for and to teaching systematized by Ismael França Campos (1950 -1960)
This article is an extract from an ongoing study, within the scope of the Science Initiative, which aims to characterize elements of knowledge to and for teach systematized for the training of teachers on the content of arithmetic, specifically in the teaching of fractions in times of orientation of scientific psychology, developed during the Escola Nova movement on the Didactic Manual of Arithmetic. Courtesy of Ismael França Campos, Director and Professor at the Instituto de Educação (IE) (1943-1964). Through the theoretical-methodological approach, the research takes the form of a socio-historical study. In the analysis, the knowledge that sustains the Escola Nova movement is related to the teaching methods and in this Manual, there are guidelines directed to teachers on how to teach. The results found show. The results found show that the knowledge for and to teach in the analyzed material is in dialogue with the ideas of scientific psychology.
Keywords: Ismael França Campos; History of mathematics education; Teaching profession; Arithmetic.
Downloads
Metrics
Referências
ALMEIDA, D. H. A Matemática na formação do professor primário nos Institutos de Educação de São Paulo e Rio de Janeiro (1932-1938). 2013. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2013.
ASSIS, M; MENDES, I. Manuais Pedagógicos da Escola Normal de Natal nas décadas de 1950-1970. In: Anais ... 3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. História da Educação Matemática e Formação de Professores. 2016. Disponível em: http://www.eventos.ufes.br/enaphem/3enaphem/paper/viewFile/1998/118. Acesso em 13 mai. 2019.
BITTENCOURT, C. M. F. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. 1993. 383f. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
CAMPOS, I. F. Didática da Aritmética. Rio de Janeiro: J. Ozon+Editor, (s.d.). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/134320. Acesso em: 28 dez. 2015.
CERTEAU, M. de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução: Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, FEUSP, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set/dez. 2004.
CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar. História da Educação, Pelotas, v. 11, p. 5-27, 2002.
CMEB/ISERJ. Ficha Funcional de Ismael França Campos, 1951, RJ. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/158508/Fran%C3%A7a%20Campos_ficha%20func_CMEB_ISERJ.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 jun. 2019.
CONKIN, P. Peabody College: From a Frontier Academy to the Frontiers of Teaching and Learning. Nashville: Vanderbilt University Press, 2002.
FRANÇA, D.; SIMÕES, E. Sangiorgi: a sistematização de saberes docentes na formação de professores. Cadernos Cedes, Campinas, v. 41, n. 115, p. 215-229, set./dez. 2021.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora da Física, 2017. p. 113-172.
MONARCHA, C. Brasil arcaico, Escola Nova: Ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930. Campinas, São Paulo: Editora Unesp, 2009.
PINHEIRO, N. V. L.; VALENTE, W. R. O Serviço de Psicologia e os testes: preparando em laboratório as transformações no ensino de matemática dos anos iniciais. EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 81–90, 2016. DOI: 10.17564/2316-3828.2016v4n3p81-90. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1975. Acesso em: 8 abr. 2021.
SILVA, G.; FRANÇA, D. Professores que Ensinam a Ensinar Matemática. In: XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e a História da Educação Matemática, 2019, Sergipe. Anais do XVII Seminário Temático. Disponível em: https://xviiseminariotematico.paginas.ufsc.br/sessao-de-comunicacao-1/. Acesso em: 13 dez. 2019.
SILVA, M. C.; VALENTE, W. Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação professores. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 15, n. 4, p. 857-871, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17750. Acesso em: 8 abr. 2021.
SILVA, G; SILVA, M; FRANÇA, D. Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 301-314, 30 set. 2020.
VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora da Física, 2017.
VIDAL, D. G. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2001.
VILLELA, L. A. et al. Os Experts dos Primeiros Anos Escolares: a construção de um corpo de especialistas no ensino de Matemática. PINTO, N. B.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes Elementares Matemáticos em Circulação no Brasil. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria Física, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação final do manuscrito.