Intercâmbio intelectual, formação de professores e programas escolares: Alda Lodi, expert

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n2.2021.12

Palavras-chave:

História da educação matemática, Alda Lodi, Experts, Programas de ensino

Resumo

Este artigo procura examinar a trajetória de Alda Lodi, enfocando o modo como sua atuação, no campo do ensino de matemática, consolidou seu papel de expert da educação em Minas Gerais. Formada na Escola Normal de Belo Horizonte, Lodi viajou aos Estados Unidos em 1927 como parte de uma missão pedagógica vinculada à reforma Francisco Campos. Sua viagem de estudos ao Teachers College funcionou como elemento de ascensão profissional, ao mesmo tempo em que fundamentou as discussões que ela desenvolveu com as professoras-alunas da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, onde foi professora de Metodologia da Aritmética. Neste artigo, procuramos explorar suas contribuições para o ensino de matemática a partir dos programas de Aritmética e Geometria do ensino primário – escritos por ela para a Secretaria de Educação de Minas Gerais entre os anos de 1941 e 1953. Com isso, procuramos contribuir para os estudos que investigam o papel que os experts desempenharam na sistematização de saberes a e para ensinar matemática no Brasil.

Cultural exchange, teacher training and school programs: Alda Lodi, expert

This article aims to examine Alda Lodi’s career, focused on the way her work in the field of mathematics education helped to place her as an education expert in Minas Gerais. Alda Lodi graduated at the Belo Horizonte Normal School in 1915. In 1927, she travelled to the United States to study education as part of a pedagogical mission organized by Francisco Campos, who was reforming the education system of Minas Gerais state. Her time at the Teachers College, Columbia University was very important to her career. It also played a central role in the discussions developed by her at the Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte (Belo Horizonte Teacher Training School, in free translation), in the field of Methodology of Arithmetic. In this article we are going to explore her contributions to the teaching of mathematics using two Arithmetic and Geometry programs she wrote between the 1940’s and 1950’s for the Minas Gerais Department of Education. Thus, we aim to contribute to the studies that deal with the role played by experts in the systematization of the knowledge to teach and for teaching in the field of mathematics education in Brazil.

Keywords: History of mathematics education; Alda Lodi; Experts; Teaching programs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cristina Santos Matos Rocha, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

Doutora, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Pesquisadora de pós-doutorado, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Referências

ALVES, I. Educação e Saúde na Bahia na Interventoria de Landulpho Alves. Salvador, Bahia Graphica, 1939.

BARROS, S.; OLIVEIRA, M. C. A geometria na formação de normalistas mineiras em tempos de Escola Nova: referências e práticas de Alda Lodi. Histemat, v. 2, n. 2, 2016.

BICCAS, M. O impresso como estratégia de formação: Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940). Belo Horizonte: Argumentum, 2008.

BÚRIGO, E. et al. Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970). São Leopoldo: Oikos, 2020.

FONSECA, N. Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932. 2010. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

FONSECA, N. et. al. O caderno de uma professora aluna e as propostas para o ensino de Aritmética na Escola Ativa (Minas Gerais, década de 1930). Hist. Educ., v. 18, n. 42, p. 9-35, 2014.

HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo, Livraria da Física, 2017.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B; FREYMOND, M. "Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação" - a irresistível atuação do expert em educação (séculos XIX e XX). In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

KULESZA, W. A. A Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte. Curitiba: Appris, 2019.

LODI, A. O cruzeiro na Escola Primária. Revista do Ensino, v. 14, n. 176, p. 33–39, 1946.

MATASCI, D. A França, a escola republicana e o exterior: perspectivas para uma história internacional da educação no século 19. Hist. Educ., v. 20, n. 50, p. 139-155, 2016.

MIGNOT, A. C.; GONDRA, J. G. Viagens Pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007.

MINAS GERAIS. Coleção de leis e decretos (1927) vol. III. Belo Horizonte, Imprensa Oficial, 1928. Disponível em: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/4750. Acesso em: 18 jul. 2021.

MINAS GERAIS. Programa em experiência (ensino primário). Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1941.

MINAS GERAIS. Programas (Ensino Primário Elementar). 2. ed. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1957.

MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. Os Experts e o Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, 2020.

MORAIS, R. S. Experts. Cadernos de trabalho II, volume 6. São Paulo: Livraria da Física, 2018.

"O inquérito educacional". A Escola Primária: revista de educação, ano XIX, n. 10, 1936. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/097497/5377. Aceso em: 13 out. 2021.

PEREIRA, D. P. “Que arte entra na escola através do currículo?” Entre o utilitarismo e a possibilidade de emancipação humana pela arte, nos programas de 1928 e 1941, na Escola Nova em Minas Gerais. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

PINHEIRO, N. A aritmética sob medida: a matemática em tempos da pedagogia científica. 2017. 223f. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2017.

PRATES, M. H. A introdução oficial do movimento de Escola Nova no Ensino Público de Minas Gerais. 1989. 206f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989.

REIS, D. História da formação de professores de matemática do ensino primário em Minas Gerais: estudos a partir do acervo de Alda Lodi (1927 a 1950). 2014. 258f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

REVISTA DO ENSINO, ano 5, n. 44, abril de 1930.

ROCHA, A. Interseções entre a formação de professores e a elaboração de Programas Escolares: Alda Lodi, Minas Gerais, 1941-1957. Perspectiva (no prelo).

VILLELA, L. M. et al. Os experts dos primeiros anos escolares: a construção de um corpo de especialistas no ensino de matemática. In: PINTO, N. B.; VALENTE, W. R. Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

VALENTE, W. R. A Matemática no Curso Primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880–1960). Bolema, v. 31, n. 57, p. 365-379, 2017.

VALENTE, W. R. História e cultura em educação matemática: a produção da matemática do ensino. REMATEC, v. 15, n. 36, p. 164-174, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

ROCHA, Ana Cristina Santos Matos.
Intercâmbio intelectual, formação de professores e programas escolares: Alda Lodi, expert
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 7, n. 2, p. 53–64, 31 Dez 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/17985. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos