A contribuição do PIBID na formação inicial de professores de Física da UFAM

Autores

Palavras-chave:

PIBID, Formação Inicial, Licenciatura em Física

Resumo

Este trabalho investigou a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de licenciandos em Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que atuaram no PIBID a partir das experiências construídas e aplicadas em escolas públicas do Ensino Médio de Manaus. Os procedimentos metodológicos estão centrados em uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de investigação entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise documental dos projetos institucionais do PIBID/UFAM submetidos aos Editais PIBID/CAPES 2007, 2010 e 2013. Os sujeitos selecionados foram licenciandos e os licenciados que participaram do subprojeto PIBID/Física, no período de 2008 a 2015, que correspondem a um total de 60. Os resultados obtidos mostram que o PIBID/Física fortaleceu a formação dos licenciandos por meio de experiências e práticas pedagógicas proporcionadas pelo contato com a escola, além de reduzir a evasão no curso de Licenciatura em Física. Observou-se ainda que a orientação acadêmica feita por supervisores na escola e pelo coordenador de área da UFAM colaborou com o aumento do rendimento escolar dos bolsistas.

Palavras-chave: PIBID. Formação Inicial. Licenciatura em Física.

 

The PIBID’s contribution on the initial training of Physics teachers at UFAM

Abstract

The objective of the research is to investigate the contribution of PIBID/Physics in vocational training for Bachelor’s Degree students in Physics at UFAM who work (or have worked) in PIBID, from the experiences built within the profession in public high schools in Manaus. The methodological procedures are centered on qualitative and quantitative research, using the following instruments for data collection: socioeconomic questionnaire, semi-structured interviews, informal conversations, participant observation and document analysis of institutional projects PIBID / UFAM submitted to Notices PIBID / CAPES 2007 2010 and 2013. The selected subjects are all undergraduates / graduates who participate or have participated in the subproject PIBID/Physics from 2008 to 2015, corresponding to a total of 60 subjects. The results show that PIBID/Physics strengthens the students’ formation through pedagogical experiences and practices provided by contact with middle school, interaction between theory, practice, and the mentoring of supervisors and area coordinator helps to increase the performance of the benefited students, besides being one of those responsible for the reduction of evasion in the Degree in Physics.

Keywords: PIBID. Initial Formation. Degree in Physics.

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Rizonaldo Lima de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC-AM)

Graduado em Licenciatura em Física (2009-2013) e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2014-2016) pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professor voluntário do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da UFAM ministrando disciplinas para os cursos de graduação regular e cursos de formação de professores do PARFOR. É professor de Física do Ensino Médio da rede pública do Amazonas.

Marta Silva dos Santos Gusmão, Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas (1984), graduação em Tecnologia em Eletrônica pelo Instituto de Tecnologia do Amazonas (UTAM-1984), mestrado em Física Básica pelo Instituto de Física de São Carlos - USP (1989) e doutorado em Física pela University of Tennessee (1996, USA), Pós-Doutorado em 2016, em Denton, TX, USA. Atualmente, é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Foi coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Física da UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Ensino Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada com ênfase em Propriedades Semicondutores utilizando DFA, e atualmente, estuda argilas minerais com substituição química de seus constituintes para aplicações tecnológicas. Membro permanente do mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de pós-graduação de Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). foi Avaliadora no PNDL de Física em 2012 e 2015. Atua na área de Formação de Professores e na Novas Tecnologias para o Ensino de Ciências. Foi coordenadora de Física do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/UFAM), de 2007 a 2014, coordenou mais 60 bolsistas em 4 Escolas Estaduais do Estado do Amazonas.

Referências

ARAUJO, R. S.; VIANNA, D. M. Discussões sobre a remuneração dos professores de Física na educação básica. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 1-9, 2008. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0208araujo.pdf. Acesso em: 02 set. 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1997.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Relatório de Gestão 2009-2013. Brasília, DF, 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/2562014-relatrorio-DEB2013-web.pdf. Acesso em: 20 nov. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. 2010. Disponível em: http://www.educacao.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14303%3Acne-atribuicoes&catid=323%3Aorgaos-vinculados&Itemid=754. Acesso em: 20 nov. 2015

BUENO, B. O.; LAPO, F. R. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Caderno de Pesquisa USP, v. 118, p. 65-88, 2003.

CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. São Paulo: Papirus, 2011.

FELÍCIO, H. M. S. O Pibid como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, 2014.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 10ª. edição. São Paulo: Perspectiva. 2011

MARIANO, A. L. S. A construção do início da docência: um olhar a partir das produções da ANPEd e do ENDIPE. 2006. 156f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.

MARTINS, P. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educ. rev. [online]. 2010, vol. 26, n. 3, p. 39-56. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf-/edur/v26n3/v26n3a03.pdf. Acesso em: 10 abr. 2015.

MOURA, M. O. (Org.) A atividade pedagógica na teoria Histórico Cultural. Brasília: Liber livro, 2010.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Educación, Madrid, n. 350, p. 203-218, set./dez. 2009.

________ Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação. Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso de Educação do Marista de Salvador (Baía, Brasil), em julho de 2003. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/21205_ce.pdf. Acesso em 09 de nov. 2015.

________ Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995.

________ O lugar a da Licenciatura. Ensino Superior, [s. l.], nov. 2016. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/o-lugar-da-Licenciatura/. Acesso em: 09 nov. 2015.

________ (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa-Portugal, Dom Quixote, 1997.

________ Desafios do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: SINPRO-SP, 2007. Disponível em: http://bit.do/cSE8s. Acesso em: 10 abr. 2015.

________O lugar da Licenciatura no Ensino Superior, [s. l.], nov. 2016. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/o-lugar-da-Licenciatura/. Acesso em: 1 set. 2010.

PAREDES, G. G. O. (2012). Um estudo sobre o PIBID: saberes em construção na formação de professores de ciências. 2012. 183f. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, Setor de Ciências Exatas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012. Disponível em: http://www.exatas.ufpr.br/portal/ppgecm/wp-content/uploads/sites/27/2016/03/009_GiulianaGionnaOliviParedes.pdf. Acesso em: 08 jan. 2015.

PEREIRA, J. E. D. Ovo e a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 92, n. 230, p. 34-51, jan./abr., 2011. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view- /541/524. Acesso em: 20 nov. 2015.

QUADROS, A. L. Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com nossa memória. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 4-11, 2005.

RAMOS, M. N. A urgência da educação. In: RAMOS, M. N.; ROITMAN, I. Moderna, 2011. Disponível em: http://www.moderna.com.br-/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB31BFE9740131D31F5A442B61. Acesso em: 09 nov. 2015.

RATIER, R. Docência: uma carreira desprestigiada. Revista Nova Escola, Ed. Especial, 2010. Disponível em: http://www.fvc.org.br/pdf/atratividade-carreira.pdf. Acesso em: 10 nov. 2015.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

RUIZ, A. I.; RAMOS, M. N.; HINGEL, M. Escassez de Professores no Ensino Médio: Propostas Estruturais e Emergenciais. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf. Acesso em: 10 jun. 2017.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, R.J: Editora Vozes, 2002.

UFAM, P. Projeto institucional do PIBID UFAM. Manaus, 2007.

VELOSO, T. C. Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Cuiabá. 2002. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/564. Acesso em: 06 abr. 2010.

VITELLI, R. F. Evasão em cursos de graduação: fatores intervenientes no Fenômeno. In: CONFERENCIA LATINOAMERICANA SOBRE EL ABANDONO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR, 2, Medelin, 2012. Anais [...]. Madrid: E. U. I. T. de Telecomunicacion, 2012. p. 49-60.

Downloads

Publicado

2020-11-20

Como Citar

LIMA DE OLIVEIRA, Antonio Rizonaldo; SILVA DOS SANTOS GUSMÃO, Marta.
A contribuição do PIBID na formação inicial de professores de Física da UFAM
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 2, n. 4, p. 93–107, 20 Nov 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/14741. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos