DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepções
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202126Parole chiave:
Acesso ao ensino superior, Educação, Educação Especial, Educação das pessoas com deficiênciaAbstract
Objetivou-se descrever a formação profissional de uma estudante com deficiência visual, a partir da percepção da própria estudante, de seus 22 professores e dos 29 estudantes que constituíam sua sala de aula. Trata-se de um Estudo de Caso em uma Faculdade de Tecnologia. Foram utilizados três questionários compostos por perguntas abertas, dos quais os dados obtidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e por eixos temáticos. Destaca-se a dificuldade de convivência com a estudante com deficiência visual quanto ao estigma da deficiência, de barreiras arquitetônicas, tecnológica, informacional, pedagógicas, atitudinais e de sua própria trajetória de vida. Na presença desses aspectos, o acesso ao Ensino Superior Tecnológico foi possível, mediante a busca pela estudante com deficiência visual em desenvolver-se, sendo um sujeito ativo na sociedade acadêmica e em seu processo de humanização.
Palavras-chave: acesso ao ensino superior; educação; educação especial; educação das pessoas com deficiência.
DISABILITY AND TECHNOLOGICAL HIGHER EDUCATION: a study of perceptions
Abstract
The objective was to describe the professional formation of a visually impaired student, from the perception of the student herself, her 22 teachers and the 29 students who constituted her classroom. It is a Case Study at a Faculty of Technology. Three questionnaires composed of open questions were used, from which the obtained data were analyzed through Content Analysis and thematic axes. We highlight the difficulty of living with students with visual impairment regarding the stigma of disability, architectural barriers, technological, informational, pedagogical, attitudinal and their own life trajectory. In the presence of these aspects, access to Technological Higher Education was possible through the search for the visually impaired student to develop, being an active subject in the academic society and its humanization process.
Keywords: access to higher education; education; special education; education of the students with disabilities.
DISCAPACIDAD Y EDUCACIÓN TECNOLÓGICA SUPERIOR: un studio de percepciones
Resumen
El objetivo era describir la formación profesional de una estudiante con discapacidad visual, desde la percepción de la propia estudiante, sus 22 maestros y los 29 estudiantes que constituían su salón de clases. Es un estudio de caso en una facultad de tecnología. Se utilizaron tres cuestionarios compuestos por preguntas abiertas, de los cuales se analizaron los datos obtenidos a través de Análisis de Contenido y ejes temáticos. Destacamos la dificultad de vivir con estudiantes con discapacidad visual en relación con el estigma de la discapacidad, las barreras arquitectónicas, tecnológicas, informativas, pedagógicas, actitudinales y su propia trayectoria de vida. En presencia de estos aspectos, el acceso a la Educación Superior Tecnológica fue posible a través de la búsqueda del estudiante con discapacidad visual para desarrollarse, siendo un sujeto activo en la sociedad académica y su proceso de humanización.
Palabras clave: acceso a la educación superior; educación; educación especial; educación de los discapacitados.
Downloads
##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.