DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepções

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202126

Palabras clave:

Acesso ao ensino superior, Educação, Educação Especial, Educação das pessoas com deficiência

Resumen

Objetivou-se descrever a formação profissional de uma estudante com deficiência visual, a partir da percepção da própria estudante, de seus 22 professores e dos 29 estudantes que constituíam sua sala de aula. Trata-se de um Estudo de Caso em uma Faculdade de Tecnologia. Foram utilizados três questionários compostos por perguntas abertas, dos quais os dados obtidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e por eixos temáticos. Destaca-se a dificuldade de convivência com a estudante com deficiência visual quanto ao estigma da deficiência, de barreiras arquitetônicas, tecnológica, informacional, pedagógicas, atitudinais e de sua própria trajetória de vida. Na presença desses aspectos, o acesso ao Ensino Superior Tecnológico foi possível, mediante a busca pela estudante com deficiência visual em desenvolver-se, sendo um sujeito ativo na sociedade acadêmica e em seu processo de humanização.

Palavras-chave: acesso ao ensino superior; educação; educação especial; educação das pessoas com deficiência.

DISABILITY AND TECHNOLOGICAL HIGHER EDUCATION: a study of perceptions

Abstract

The objective was to describe the professional formation of a visually impaired student, from the perception of the student herself, her 22 teachers and the 29 students who constituted her classroom. It is a Case Study at a Faculty of Technology. Three questionnaires composed of open questions were used, from which the obtained data were analyzed through Content Analysis and thematic axes. We highlight the difficulty of living with students with visual impairment regarding the stigma of disability, architectural barriers, technological, informational, pedagogical, attitudinal and their own life trajectory. In the presence of these aspects, access to Technological Higher Education was possible through the search for the visually impaired student to develop, being an active subject in the academic society and its humanization process.

Keywords: access to higher education; education; special education; education of the students with disabilities.

DISCAPACIDAD Y EDUCACIÓN TECNOLÓGICA SUPERIOR: un studio de percepciones 

Resumen

El objetivo era describir la formación profesional de una estudiante con discapacidad visual, desde la percepción de la propia estudiante, sus 22 maestros y los 29 estudiantes que constituían su salón de clases. Es un estudio de caso en una facultad de tecnología. Se utilizaron tres cuestionarios compuestos por preguntas abiertas, de los cuales se analizaron los datos obtenidos a través de Análisis de Contenido y ejes temáticos. Destacamos la dificultad de vivir con estudiantes con discapacidad visual en relación con el estigma de la discapacidad, las barreras arquitectónicas, tecnológicas, informativas, pedagógicas, actitudinales y su propia trayectoria de vida. En presencia de estos aspectos, el acceso a la Educación Superior Tecnológica fue posible a través de la búsqueda del estudiante con discapacidad visual para desarrollarse, siendo un sujeto activo en la sociedad académica y su proceso de humanización.

Palabras clave: acceso a la educación superior; educación; educación especial; educación de los discapacitados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus Marília/SP

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), na linha de pesquisa em Educação Especial. Atua em pesquisas com a temática: deficiência, inclusão e Educação Superior e como docente no ensino superior. Bolsista de pesquisa CAPES e membro do grupo de pesquisa Trabalho, Deficiência e Saúde. 

Nilson Rogério da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências - Câmpus Marília/SP

Livre-Docente em Terapia Ocupacional em Saúde do Trabalhador. Doutor em Educação Especial. Professor Associado do departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília/SP. Líder do grupo de pesquisa Trabalho, Deficiência e Saúde.

Publicado

2021-06-29

Cómo citar

SHIMITE, Amabriane da Silva Oliveira; SILVA, Nilson Rogério da.
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepções
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 268–293, 29 jun. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos