ADAPTAÇÕES CURRICULARES NO APOIO AO ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

DESAFIOS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA COVID-19

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.49

Mots-clés :

Adaptações Curriculares, Deficiência, Pandemia, Educação Inclusiva

Résumé

O presente artigo pretende compreender as adaptações curriculares realizadas para estudantes com deficiência no ensino comum, considerando a perspectiva da promoção de uma educação inclusiva, sobretudo em um período de grandes desafios educacionais, como o contexto da Covid-19. Em termos metodológicos, foi utilizada a pesquisa bibliográfica a partir de buscas no Portal de Periódicos da CAPES, onde foram encontrados 03 dissertações. Os estudos analisados permitiram compreender a importância de uma relação colaborativa entre o professor da sala comum, a comunidade escolar e a família, tendo em vista a orientação e o estabelecimento de adaptações curriculares necessárias a este tempo pandêmico e destinadas aos professores dos componentes curriculares. Essas adaptações incluem o uso de plataformas digitais, rotina organizada, acompanhamento individual de forma remota aos estudantes e às famílias que ajudam na realização das atividades em seus lares. Constatou-se a necessidade de utilização de algumas estratégias de orientação e acompanhamento para essas adaptações, a fim de proporcionar ações no eixo da educação inclusiva. A pesquisa permitiu uma abordagem no campo educacional a partir da participação de estudantes com deficiência, situação que corroborou o processo de ensino em um contexto repleto de desafios para o currículo remoto. Com isso, diante da necessidade de elaborar estratégias para o currículo articulado entre ensino comum e Educação Especial, é fundamental proporcionar ao público-alvo da Educação Especial o acesso ao aprendizado, à permanência e à continuidade dos estudos em um cenário de distanciamento causado pela pandemia de Covid-19.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Edilene Nascimento Diniz, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Gestão de Ensino da Educação Básica, Pedagoga.

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 20 maio 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares. Brasília, DF: MEC SEF/SEESP, 1998. 62 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2001.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia E Estatística (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro, RJ: IBGE, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus-COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, edição 53, p. 39, 18 mar. 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-nlo343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 11 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Nota de Esclarecimento. Brasília, DF: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, 18 mar. 2020b. Disponível em: http://consed.org.br/media/download/5e78b3190caee.pdf Acesso em: 11 abr. 2021

BUENO, Melina Brandt LEITE, Graciliana Garcia VILARONGA, Carla Ariela Rios MENDES, Enicéia Gonçalves. Ensino remoto para estudantes do público-alvo da educação especial nos institutos federais. EDUR • Educação em Revista. 2022; 38:e33814.

CAMIZÃO, Amanda Costa CONDE, Patricia Santos VICTOR, Sonia Lopes. A implementação do ensino remoto na pandemia: qual o lugar da educação especial? Educ. Pesqui., São Paulo, v. 47, e245165, 2021.

CENTER ON ONLINE LEARNING AND STUDENTS WITH DISABILITIES. Equity matters: Digital & online learning for students with disabilities. Lawrence, KS. 2016. Disponível em: http:// www.centerononlinelearning. res.ku.edu/wp-content/ uploads/2017/04/ EquityMatters2016Final.pdf. Acesso em: 25 de agosto de 2020.

CETIC.BR. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Três em cada quatro brasileiros já utilizam a Internet, aponta pesquisa TIC Domicílios 2019. Acesso em 15/07/2020. DisponíveL em: https://cetic.br/pt/noticia/tres-em-cada-quatro-brasileiros-ja-utilizam-a-internet-aponta-pesquisa-tic-domicilios-2019/

CHEVALLARD, Yves. La Transposicion Didactica: Del saber sabio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991.

DUARTE, Pedro. Por um currículo que nos una: uma reflexão educativa em tempos de Covid-19. Revista Saber & Educar, n. 29, p. 1-12, 2021. Disponível em: http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/398 Acesso em: 25 maio 2021

FREITAS, Neli Klix. Inclusão socioeducativa na escola: avaliação do processo e dos alunos. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., v. 16, n. 60, set. 2008.

INSTITUTO RODRIGO MENDES. Protocolos sobre Educação Inclusiva durante a pandemia da Covid-19: um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais. São Paulo, SP: Instituto Rodrigo Mendes, 2020. Disponível em: https://institutorodrigomendes.org.br/wp-content/uploads/2020/07/protocolos-educacao-inclusiva-durante-pandemia.pdf Acesso em: 16 abr. 2021.

GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise; SOUZA Fontes, REJANE DE. Educação inclusiva & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade Educação. Revista do Centro de Educação, vol. 32, núm. 2, 2007, pp. 343-355

GONZÁLEZ, José Antônio Torres. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais Aplicadas. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2016.

MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo, SP: Cortez, 1996. 208 p.

MENESES, Aérica Figueiredo Pereira; FUENTES-ROJAS, Marta. Covid-19 e desigualdade social: o que nos mostra a pandemia. Áskesis, v. 9, n. edição especial, p. 76-85, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46269/9ee20.535 Acesso em: 19 maio 2021.

MESQUITA, Amélia Maria Araújo. Currículo e Educação Inclusiva: as políticas curriculares nacionais. Espaço do Currículo, v. 3, n. 1, p. 305-315, mar./set. 2010.

PACHECO, José Augusto. Escritos Curriculares. São Paulo, SP: Cortez, 2005.

PACHECO, José Augusto. Uma perspectiva actual sobre a investigação em Estudos Curriculares. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 247-272, jan./jun. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.5007/%25x Acesso em: 20 maio 2021.

PASSINI, Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Élvio de; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Observatório socioeconômico da COVID-19, Santa Maria, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf Acesso em: 25 maio 2021

SANTOMÉ, Jurgo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tadeu Tomaz da (org). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 159-177.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio (org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 79-91.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Nascem os estudos sobre currículo: as teorias tradicionais. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 1999. p. 21-27.

SOUZA, Flávia Faissal de; DINEZ, Débora. Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Ver Práxis Educativa, v. 15, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16303.093 Acesso em: 25 maio 2021

Téléchargements

Publié-e

2023-09-30

Comment citer

ZAQUEU, Livia da Conceição Costa; DINIZ, Edilene Nascimento; SILVA, Thays Nayara Frazão.
ADAPTAÇÕES CURRICULARES NO APOIO AO ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA COVID-19
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 251–268, 30 sept. 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/22887. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos