SÓ FICA O QUE SIGNIFICA:
LIÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.45Mots-clés :
Formação docente, Educação infantil, Desenvolvimento profissionalRésumé
O texto apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi elucidar as lições de professoras da educação infantil acerca das contribuições da documentação pedagógica ao desenvolvimento profissional docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo colaborativa. Como procedimentos de produção de dados, utilizamos a entrevista narrativa, realizada via Plataforma Teams; o ateliê de autobiografia docente; e cartas, que foram escritas e trocadas pelas professoras iniciantes e experientes. Como referencial teórico, utilizamos Ostetto (2000; 2012; 2018), Oliveira-Formosinho (2011; 2016; 2019), Nóvoa (2009; 2017; 2019), Freire (1996; 1997). Para a interpretação dos dados, fizemos uso da Análise de conteúdo de Bardin (1977). As lições identificadas envolvem a relação teoria e prática no percurso formativo; a necessidade de ampliação de tempos e espaços de formação continuada centrada nos Centros de Educação Infantil; as necessidades que requerem que os professores experientes se tornem mentores dos professores iniciantes na inserção à docência; o encantamento das professoras com a profissão docente; as mudanças qualitativas nos registros pedagógicos durante o percurso da profissão; os atravessamentos da estética na formação do professor e na produção de documentação pedagógica e a centralidade da criança na documentação pedagógica. Como resultados das análises, destacamos a importância dos percursos formativos, sobretudo da formação continuada enquanto momentos de promoção de reflexão.
Téléchargements
Références
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARROS, Manoel. Memórias Inventadas: A Segunda Infância. São Paulo: Planeta, 2006.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 20/2009. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2009.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2013.
EDWARDS, Carolyn.; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Olho d'Água, 1997.
GARCIA, Carlos Marcelo; VAILLANT, Denise. Políticas y programas de inducción en la docencia en Latinoamérica. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, 2017.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-61.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017.
NÓVOA, António. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia., GAMBÔA, Rosário. FORMOSINHO, João; COSTA, Hélia. O Trabalho de Projeto na Pedagogia-em-Participação. Porto: Porto Editora, 2011.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia. A formação em contexto: a mediação do desenvolvimento profissional praxiológico. In: CANCIAN, Viviane Ache; GALLINA, Simone Freitas da Silva; WESCHNFELDER, Noeli (orgs.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Santa Maria: Ipê amarelo, 2016.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia. (Org.). Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na educação infantil mais que a atividade, a criança em foco. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas: Papirus, 2000.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil: Saberes e fazeres da formação de professores. 5ª ed. - Campinas- SP: Papirus, 2012.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria. Revista @mbienteeducação, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 202 - 213, jan. 2018.
OSTETTO, Luciana Esmeralda; FOLQUE, Maria da Assunção. Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética. Educ. Rev., Curitiba, v. 37, e75592, 2021.
PARENTE, Sônia Maria B. A. Pelos caminhos da ignorância e do conhecimento: uma fundamentação da prática clínica dos problemas de aprendizagem. 3. ed. São Paulo: Via Lettera, 2008.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. (Orgs.). Aprendizagem do adulto professor. 2. ed. São Paulo: Loyola; 2015.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. 2. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
SOLIGO, R. Cartas pedagógicas sobre a docência. São Paulo: GFK, 2015.
VAILLANT, Denise.; MARCELO, Carlos. El ABC y D de la formación docente. Madrid: Narcea, 2015.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Educação estética. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia pedagógica: edição comentada. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VIGOTSKI. Lev Semenovich. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes. 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pesquisa 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.