Is there a reversal in the students’s educational path from basic education to higher education in Brazil?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.40

Keywords:

science and education, education system, large-scale assessment, educational politics

Abstract

This article aims to foster the debate about student’s performance in the National High School Exam (Enem), considering that the results of this exam constitute a tool that can contribute to the process of democratization process of access to higher education, within the context of the educational policies implemented in the last decade. We seek to answer two questions: “What type of Higher Education Institution (HEI) are students motivated to join?”; and “What type of basic education school do the students come from?” The study aims to develop a hypothetical structure about a possible reversal of the school trajectory. To this end, quantitative research was used, with which we sought to answer the questions based on microdata from the 2015 Enem and the 2016 Higher Education Census. The results of both analyses indicate that: 1) Enem candidates are highly motivated to enter public HEIs, but students from public schools are more motivated to enter private HEIs than those from private schools; 2) the majority of students at public HEIs come from private schools, while most students in private HEIs come from public schools.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kaio Breno Belizario de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Educação, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Membro do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA) e do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE - Canindé/CNPq). Tem desenvolvido estudos e pesquisas em Avaliação, com foco em sistemas de avaliação em larga escala e formação de professores.

 

José Airton de Freitas Pontes Junior, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, Portugal, e Pós-Doutorado em Educação, linha de Políticas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal do Acre. Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará, vinculado ao curso Licenciatura em Educação Física, ao Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES/UECE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do grupo de pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/CNPq). Tem desenvolvido estudos e pesquisas em Avaliação, com foco em sistemas de avaliação em larga escala e formação de professores.

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. Atualmente integra o quadro de Docentes do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre na Classe de Professor Titular, atuando nas áreas de Fundamentos da Educação, Sociologia da Educação e Política Educacional. Desenvolve estudos e pesquisas vinculados às seguintes temáticas: política educacional; formação de professores; processos de organização, gestão e avaliação do trabalho pedagógico escolar; história das instituições e percursos escolares; gestão democrática; financiamento e avaliação da educação na educação básica. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC: Mestrado em Educação com inserção na Linha de Pesquisa em Políticas e Gestão Educacional. É líder do Grupo de Pesquisa em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação e Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Cultura Escolar e Trabalho Docente, ambos vinculados ao Centro de Educação da UFAC. 

References

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Doze motivos favoráveis à adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 19, n. 70, p. 107-125, mar./2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/YQ9TjCc3N7HygkXWH3bP6CN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2019.

AREEPATTAMANNIL, Shaljan; FREEMAN, John G. Academic achievement, academic self-concept, and academic motivation of immigrant adolescents in the greater Toronto area secondary schools. Journal of Advanced Academics, v. 19, n. 4, p. 700-743, jan. 2008. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.4219/jaa-2008-831. Acesso em: 19 mar. 2019.

AWAN, Riffat-Un-Nisa; NOUREEN, Ghazala; NAZ, Anjum. A study of relationship between achievement motivation, self concept and achievement in english and mathematics at secondary level. Canadian Center of Science and Education, v. 4, n. 3, p. 72-79, fev. 2011. Disponível em: https://ccsenet.org/journal/index.php/ies/article/view/9064. Acesso em: 19 mar. 2019.

BARBOSA, Renilce Miranda Cebalho; DI RENZO, Ana Maria. Enem: opacidade no/do discurso de democratização do acesso ao ensino superior. Revista ECOS, v. 18, n. 1, p. 333-351, 2015. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/693/669. Acesso em: 19 mar. 2019.

BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

BORGES, Gabriela Fernanda Silva. A educação superior no Brasil e a busca pela democratização: trajetória histórica até os tempos de Sisu. Evidência, v. 14, n. 14, p. 67-79, 2018.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: Presidência da República, 2017a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm?msclkid=99fb7879d0c211ec91a329a85274182b. Acesso em: 19 ago. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital nº 10, de 14 de abril de 2016. Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2016. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2016. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2016/edital_enem_2016.pdf. Acesso em: 19 ago. 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Educação Básica, perguntas frequentes sobre os resultados do Enem. Brasília, DF: INEP, 2015.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Pedagógico-ENEM 2009-2010. Brasília, DF: INEP, 2014. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/relatorio-pedagogico-2013-2009-2010. Acesso em: 19 jun. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação, para seleção de candidatos a vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas de educação superior dele participantes. 18. ed. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2012a. Disponível em: https://sisugestao.mec.gov.br/docs/portaria-2012-21.pdf. Acesso em: 19 ago. 2018.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2012b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 16 nov. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 10, de 10 de abril de 2010. Dispõe sobre procedimentos para inscrição e contratação de financiamento estudantil a ser concedido pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2010a. Disponível em: https://sisfiesportal.mec.gov.br/arquivos/portaria_normativa_n10_30042010.pdf. Acesso em: 19 ago. 2018.

BRASIL. Decreto n. 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Brasília, DF: Presidência da República, 2010b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 19 ago. 2018.

BRASIL. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm?=undefined. Acesso em: 20 mar. 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Pedagógico-ENEM 2004. Brasília, DF: INEP, 2004. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/relatorios_pedagogicos/relatorio_pedagogico_enem_2004.pdf. Acesso em: 19 jun. 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Pedagógico-ENEM 2001. Brasília, DF: INEP, 2001. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/relatorio-pedagogico-2001-2013-enem. Acesso em: 19 jun. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 248, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 jun. 2017.

CEARÁ (Estado). Lei n. 16.197, de 17 janeiro de 2017. Dispõe sobre a Instituição do Sistema de Cotas nas Instituições de Ensino Superior do Estado do Ceará. Fortaleza, CE: Assembleia Legislativa do Ceará, 2017. Disponível em: https://bancodeleis.unale.org.br/legislacao2/norma.aspx?id=28877&entidade=15&ano=2023. Acesso em: 16 nov. 2018.

CORTI, Ana Paula. As diversas faces do ENEM: análise do perfil dos participantes (1999-2007). Estudos em Avaliação Educacional, v. 24, n. 55, p. 198-221, 2013. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2724. Acesso em: 16 nov. 2018.

DEWEY, John. Vida e educação. Tradução e estudo preliminar por Anísio S. Teixeira. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.

DÖRNYEI, Zoltán; USHIODA, Ema. Teaching and researching motivation. 2. ed. Harlow, England: Pearson Longman, 2011.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. A. Política de juventude: percepções dos bolsistas do Prouni. Jornal de Políticas Educacionais, v. 11, n. 17, p. 1-20, nov. 2017.

FREITAG, Raquel Meister Ko.; QUIRINO, Rayane Rocha; ANDRADE, Victor Rene Andrade; SILVA, Ionária Santos da; SANTOS, Jenilton Lima. Enem: motivações e expectativas de estudantes da rede pública estadual de Sergipe. Scientia Plena, v. 13, n. 5, p. 1-10, 2017. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/3466. Acesso em: 20 mar. 2019.

HAGUETTE, André; PESSOA, Márcio Kleber Morais. Dez escolas, dois padrões de qualidade: uma pesquisa em dez escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2015.

HORNSTRA, Lisette; VEEN, Ineke van der; PEETSMA, Thea; VOLMAN, Monique. Does classroom composition make a difference: effects on developments in motivation, sense of classroom belonging, and achievement in upper primary school. School Effectiveness and School Improvement, v. 26, n. 2, p. 125-152, fev. 2015. Disponível em: https://pure.uva.nl/ws/files/1769345/160997_415887.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.

LIMA, Lucinete Marques; BIANCHINI, Angelo Rodrigo. Seletividade e/ou democratização da educação superior em tempos do SISU. Revista de Políticas Públicas, v. 21, n. 1, p. 495-514, 2017. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/6187. Acesso em: 20 mar. 2019.

NASCIMENTO, Francisca Silva do; COUTINHO, Taciana Carvalho; PINHEIRO, Josilane Amaro. Exame nacional do ensino médio - Enem: um olhar dos discentes do 3º ano do ensino médio e sua preparação para o ingresso no ensino superior. Educação em Revista, v. 14, n. 2, p. 69-92, jul./dez. 2013. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/3561. Acesso em: 20 mar. 2019.

OLIVEIRA, Cristiane Pereira Melo de. Programa universidade para todos: a percepção dos estudantes de uma universidade privada de São Paulo. 2012. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas; SILVA, Ana Géssica da; TAVERE, Erisvan Demones; SOUSA, Leandro Araujo; BASTOS, Fernando A. Cunha; CRUZ, Francisca Nimara Inácio da; ALMEIDA, Leandro Silva. Aspectos psicométricos dos itens de educação física relacionados aos conhecimentos de esporte e saúde no exame nacional do ensino médio (Enem). Revista Motricidade, v. 12, n. 1, p. 12-21, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2730/273050666003.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.

RIBEIRO, Filomena. Motivação e aprendizagem em contexto escolar. Profforma, n. 3, p. 1-5, jun. 2011.

RIO DE JANEIRO (Estado). Lei n. 5.346, de 11 de dezembro de 2008. Dispõe sobre o novo sistema de cotas para ingresso nas universidades estaduais e dá outras providências. Rio de Janeiro: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://www.senado.leg.br/comissoes/CCJ/AP/AP2009/AP200903181_CotasRaciais_AUGUSTOWERNECK.pdf. Acesso em: 16 nov. 2018.

RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, v. 25, n. 1, p. 54-67, jan. 2000. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0361476X99910202. Acesso em: 16 nov. 2018.

SCHWARTZMAN, Simon. Os desafios da educação no Brasil. In: BROCK, Colin; SCHWARTZMAN, Simon (org.). Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

TAPIA, Jesús Alonso. Motivar para el aprendizagem: teoria y estrategias. Barcelona: Edebé, 1997.

VIGGIANO, Esdras; MATTOS, Cristiano. O desempenho de estudantes no ENEM 2010 em diferentes regiões brasileiras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 237, p. 417-438, ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/dLdrbB3DSjMvQGm7GnGF7XB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 mar. 2019.

WEINBERG, Robert S.; GOULD, Daniel. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

WINTERSTEIN, Pedro José. Motivação, educação física e esportes. Revista Paulista de Educação Física, v. 6, n. 1, p. 53-61, jan./jun. 1992. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/138062. Acesso em: 25 ago. 2018.

WINTERSTEIN, Pedro José; VENDITTI JR, Rubens. A motivação para as práticas corporais e para o esporte. In: DE ROSE JR, Dante e colaboradores (org.). Esporte e atividade física na infância e na adolescência. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Published

2024-09-17

How to Cite

OLIVEIRA, Kaio Breno Belizario de; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas; CARVALHO, Mark Clark Assen de.
Is there a reversal in the students’s educational path from basic education to higher education in Brazil?
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–27, 17 Sep. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11423. Acesso em: 20 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos