SELETIVIDADE E/OU DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DO SISU

Autores

  • Lucinete Marques Lima Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Angelo Rodrigo Bianchini Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v21n1p495-514

Palavras-chave:

Educação superior, Democratização, SISU

Resumo

Este texto trata da educação superior como direito social e seu processo de democratização em tempos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com o uso dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no contexto das reformas educativas do Estado brasileiro sob a influência do neoliberalismo e do processo de globalização do capitalismo. Foi elaborado com base em estudos bibliográficos, documental e empíricos. Os estudos indicam que há desperdício de vagas criadas, provavelmente por ampliar oportunidades de ingresso para um segmento populacional menos privilegiado economicamente, mas não acompanhado de suficiente assistência estudantil. Também, o SISU ao estimular o ingresso em cursos por pontuação da prova do ENEM pode estar contribuindo para a homogeneização interna dos cursos e escolhas intempestivas, influenciando a evasão em cursos menos valorizados na hierarquia social.

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Biografia do Autor

Lucinete Marques Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora do Programação de Pós-Graduação em Educação - PPGE - UFMA

Departamento de Educação I

Educação Superior

Angelo Rodrigo Bianchini, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILO/UFMA

Departamento de Educação II

Educação Superior

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Publicado

2017-07-26

Como Citar

LIMA, Lucinete Marques; BIANCHINI, Angelo Rodrigo.
SELETIVIDADE E/OU DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DO SISU
. Revista de Políticas Públicas, v. 21, n. 1, p. 495–514, 26 Jul 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/6187. Acesso em: 15 nov 2024.