CONTEXTOS DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DE PROFESSORES: diálogos entre a UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202122Keywords:
Formação inicial de professores, Egressos, Terceiro espaço, Isomorfismo pedagógicoAbstract
Este trabalho analisa as relações que professores em atividade profissional, egressos do curso de Pedagogia da UNIFAL-MG e dos cursos de formação de professores para a Educação Básica da UMINHO, fazem entre os desafios do exercício da docência e a formação inicial realizada nestas instituições. Enquanto recorte de um projeto de investigação, construímos a análise a partir da epistemologia construtiva interpretativa, sobre algumas das questões formuladas em um questionário on-line. A partir dos núcleos de significação estabelecidos, foi possível considerar: que a formação inicial de professores no Brasil e em Portugal apresentam aspectos comuns; que os professores egressos apontam aspectos referentes à relação entre teoria e prática, no sentido de elucidar que a atividade profissional deve ser considerada com maior propriedade pela formação inicial, tanto pela valorização de unidades curriculares relacionadas à prática profissional, pela indicação sobre a importância da prática e da necessidade da valorização e aumento deste componente no currículo, como pela percepção de descontextualização da formação inicial. Pretende-se com este diálogo produzir conhecimentos que possam ser validados como contribuições pertinentes para a formação de professores, no sentido da melhoria da construção de suas propostas curriculares dessas instituições, ponderando a articulação entre o campo de formação na universidade e o campo de trabalho nas escolas, considerando a valorização da criação de um “terceiro espaço” numa perspectiva de um “isomorfismo pedagógico”, através do estabelecimento de um perfil profissional do professor e um perfil de aprendizagens do estudante congruentes entre e si.
Palavras-chave: formação inicial de professores; egressos; terceiro espaço; isomorfismo pedagógico.
CONTEXTS OF TEACHERS’ TRAINING AND PROFESSION: discussion between UNIFAL-MG (Brazil) and UMINHO (Portugal)
Abstract
This work analyses relations that teachers in professional activity, alumni from UNIFAL—MG Pedagogy Course and UMINHO teacher training in Basic Education courses, have between the teaching exercise challenges and the initial training performed in these institutions. As a cutting from an investigation project, one has built the analysis from the epistemology constructive interpretation, over formulated questions in online forms. From the established meaning cores, it has been possible considering: that teacher initial training in Brazil and Portugal present common aspects; that alumni teachers point regarding aspects to the relation between theoretical and practice, in sense of elucidate that professional activity must be considered with higher propriety by teacher training, as such appreciation of curricular units related to professional practice, as such indication over the practice importance and the necessity of appreciation and enhancement of this curriculum component, as such perception of de-contextualization of initial training. One intends, with this discussion, producing knowledge that might be valid as relevant contributions to teacher training, in sense of improving the construction of their curricular proposes from these institutions, regarding the articulation between university training field and working school field, considering the appreciation of establishment of a “third field” in a “pedagogic isomorphism” perspective, through setting a teacher professional profile and student learnings profile consistent between themselves.
Keywords: initial teacher training; alumni; third field; pedagogic isomorphism.
CONTEXTOS DE FORMACIÓN Y PROFESIÓN DE LOS PROFESORES: diálogos entre UNIFAL-MG (Brasil) y UMINHO (Portugal)
Resumen
Este trabajo analiza las relaciones que los profesores en actividad profesional, egresados del curso de Pedagogía de UNIFAL-MG y de los cursos de formación de profesores para la Educación Básica de UMINHO, hacen entre los desafíos del ejercicio de la docencia y la formación inicial realizada en estas instituciones. Como un fragmento de un proyecto de investigación, elaboramos el análisis a partir de la epistemología constructiva interpretativa, sobre algunas de las cuestiones formuladas en un cuestionario en línea. Desde los núcleos de significación establecidos, fue posible tener en cuenta: que la formación inicial de profesores de Brasil y Portugal tienen aspectos comunes; que los profesores egresados apuntan aspectos referentes a la relación entre teoría y práctica, en el sentido de elucidar que la actividad profesional debe ser considerada con mayor propiedad por la formación inicial, tanto por la valorización de unidades curriculares relacionadas a la práctica profesional, por la indicación sobre la importancia de la práctica y de la necesidad de la valorización y aumento de este componente en el currículo, como por la percepción de descontextualización de la formación inicial. Se pretende con este diálogo producir conocimientos que puedan ser validados como contribuciones pertinentes para la formación de profesores, en el sentido de la mejora de la construcción de sus propuestas curriculares de esas instituciones, ponderando la articulación entre el campo de formación en la universidad y el campo de trabajo en las en las escuelas, considerando la valorización de la creación de un "tercer espacio" en una perspectiva de un "isomorfismo pedagógico", mediante del establecimiento de un perfil profesional del profesor y un perfil de aprendizajes del estudiante congruentes entre sí.
Palabras-llave: formación inicial de profesores; egresados; tercer espacio; isomorfismo pedagógico.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.