FILOSOFIA DA PSICOLOGIA Questões históricas

Questões históricas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-8369v3n2.2025.04

Resumen

Neste estudo temos o objetivo de rastrear o itinerário histórico pelo qual atravessou a psicologia, em vistas a elucidação de seus fundamentos filosóficos, conditio sine qua non para uma visão panorâmica sobre essa que se tornou uma disciplina acadêmica. Ocorre que, a psicologia, desde tempos mais remotos, foi abarcada pela filosofia, não obstante, dado a instância positivista, se fez premente que ela se emancipasse da filosofia, a fim de agenciar um estatuto próprio e, a fortiori, passasse no projeto moderno de ciência. Neste senso, alguns teóricos se incumbiram dessa tarefa, tendo um resultado exitoso. De qualquer maneira, as axiomáticas bases filosóficas da psicologia são imprescindíveis para esse campo enquanto área de pesquisa, bem como para a psicologia aplicada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dilson Brito da Rocha , 14 99819-5034

MESTRADO em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Marília (2017); MESTRADO em Teologia (Filosofia Patrística e Filosofia Escolástica) pela Pontificia Università Gregoriana, PUG-Roma, Itália (2013), revalidado junto ao MEC pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio; BACHARELANDO EM PSICOLOGIA na FIB - Faculdades Integradas de Bauru; Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Franca, UNIFRAN (2021); Bacharelado em Teologia (Filosofia Cristã) pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL, e pela Pontificia Studiorum Universitas Salesiana - Università Pontificia Salesiana, UPS-Roma, Itália (2009). Está vinculado ao grupo de pesquisa Estudos do Idealismo - GPEI na Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília) - CNPq. Participa do Núcleo de Estudos de Filosofia da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC (NEFF), na Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru), em seu Departamento de Ciências Humanas, onde estuda textos clássicos da História da Filosofia. Possui várias publicações em meios científicos no campo da Filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Conhecimento, Ética e Política. Desde 2015, atua como docente universitário na FIB - Faculdades Integradas de Bauru - e como professor na Escola Pública Estadual Ernesto Monte, Bauru/SP.

Citas

ARAÚJO, S. F. O projeto de uma psicologia científica em Wilhelm Wundt: uma nova interpretação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010.

BUNGE, M. Y ARDILA, R. Filosofía de la psicología. México: Siglo XXI Editores, 2002.

FIGUEREDO, L C. M. Matrizes do pensamento psicológico. Petrópolis: Vozes, 1989.

GUEDES, M. C. (org.) História da Psicologia. São Paulo: EDU, 1987.

GRUNENNVALDT, J. T.; BEBER, I. C. R. As ciências do espírito em Wilhelm Dilthey e as figurações em Norbert Elias: relações e afinidades por um caminho metodológico. XII Simpósio Internacional, 2009.

JAPIASSU, H. Introdução à epistemologia da Psicologia. Rio de Janeiro: Imago, 1988.

KAHHALE, E. M. P. (org.). A diversidade da Psicologia: uma construção teórica. São Paulo: Cortez, 2002.

LOPES, C. E. Uma Arqueologia do Pensamento de Wilhelm Wundt: Por que a Psicologia Científica ainda não chegou ao século XIX? Psicologia em Pesquisa, UFJF, 5(01), 2011, p. 91-94.

MARX, M. H., & HILLIX, W. A. Sistemas e Teorias em Psicologia. São Paulo: Cultrix, 1978.

MUELLER, F.L. História da Psicologia I: da antiiguidade a Bérgson. Publicações Europa-América, 2001.

SILVA, R. A. Fundamentos filosóficos de la psicología. México: El Manual Moderno, 2011.

VERISSIMO, D. S. A revisão das antinomias na psicologia: Do racionalismo cientificista ao estruturalismo. Psicol. Argum., 31(74), 2013, 537-546.

Publicado

2026-02-04

Cómo citar

BRITO DA ROCHA , Dilson.
FILOSOFIA DA PSICOLOGIA Questões históricas: Questões históricas
. Barricadas: Revista de Filosofia e Interdisciplinaridade, v. 3, n. 2, p. 60–73, 4 feb. 2026 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/barricadas/article/view/27794. Acesso em: 17 feb. 2026.