AS POTENCIALIDADES DA ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA E OS DESAFIOS EM SUA VALIDAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202324

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica, Narrativas, Validação

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar as potencialidades da abordagem (auto)biográfica no
fazer pesquisa, assim como os desafios que ainda enfrenta no tocante a sua validação teóricometodológica. Realiza-se discussões do tipo bibliográfica e destaca-se as seguintes potencialidades da abordagem (auto)biográfica: inserção na investigação hermenêutica, dando sentido e compreendendo a experiência vivida e narrada; produção de dados empíricos em conformidade à formação das trajetórias guiadas pelas experiências; entendimento de que a narrativa é o lugar em que o humano toma forma, elabora e experimenta a história de sua vida em estrutura de texto; que o humano tem um corpo biográfico, singular-plural, que é um sujeito da formação que faz da tomada de consciência uma estratégia para (trans)formar-se. Quanto aos desafios, evidencia-se:
evitar as tentativas de aproximá-la aos métodos de surveys de pesquisar; evitar a tradução dos dados
como uma série de informações fragmentárias, uma ilustração e, ainda, uma representatividade estatística; impedir o empobrecimento epistemológico ao sacralizar ou até mesmo romantizar as narrativas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jónata Ferreira de Moura, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação pela Universidade São Francisco – USF. Docente do Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Formação em Práticas Educativas da Universidade Federal do Maranhão – PPGFOPRED/UFMA/Centro de Ciências de Imperatriz).

Downloads

Publicado

2024-05-14

Como Citar

MOURA, Jónata Ferreira de.
AS POTENCIALIDADES DA ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA E OS DESAFIOS EM SUA VALIDAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202324, 14 Mai 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/20821. Acesso em: 22 jul 2024.

Edição

Seção

Artigos