ÍNDICE DE RESILIÊNCIA NATURAL COMO RECURSO PARA PLANEJAMENTO E GESTÃO NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GURGUÉIA – PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202222Palavras-chave:
Índice, Resiliência, Recursos NaturaisResumo
Este artigo aborda o uso do índice de resiliência natural (IRN) como proposta de gestão dos recursos naturais para a sub-bacia hidrográfica do rio Gurguéia, Piauí. A metodologia foi desenvolvida a partir do emprego do IRN desenvolvido com base nos aspectos da declividade média do relevo, a erodibilidade dos solos, o índice de aridez e o índice de vegetação por diferença normalizada numa análise temporal para os anos de 1987 e 2017, utilizando o Qgis para o mapeamento da área. Constatou-se que o IRN em 1987 e 2017 apresentou-se de moderado a baixo, principalmente nas áreas Leste e Sudoeste da bacia. O IRN demonstrou que a capacidade de recuperação natural da bacia a partir dos recursos e do período analisado é progressiva, ao se analisar as classes alta e muito alta 1987 (7,4%), 2017 (20,3%), sendo, portanto, necessário um planejamento e gestão adequada de manejo e exploração destes recursos, como fim de manter a sustentabilidade a médio e longo prazo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.