RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TRABALHO DE CAMPO NA SERRA DA ESTRELA, PORTUGAL: evidências geomorfológicas de atividades glaciais e periglaciais
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.2019.9353Parole chiave:
Processos Glaciais, Trabalho de Campo, Geomorfologia de Portugal.Abstract
EXPERIENCE REPORT OF FIELD WORK AT SERRA DA ESTRELA, PORTUGAL: Geomorphological evidences of glacial and periglacial activities
RELATO DE EXPERIENCIA EN ESTUDIO DE CAMPO EN LA SIERRA DE LA ESTRELLA, PORTUGAL: evidencias geomorfológicas de actividades glaciales y periglaciales
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar, por via de um relato de experiência de um trabalho de campo para a Serra da Estrela, em Portugal, qual o grau de importância deste tipo de atividade na leitura da paisagem e na busca por uma desmistificação da dicotomia entre “teoria e prática”. Ao realizar uma viagem de estudos por uma região que apresenta recentes atuações de processos geomorfológicos periglaciais, diferentemente de qualquer espaço no contexto brasileiro, foi possível perceber a importância do trabalho de campo aos estudantes e pesquisadores da ciência geográfica como auxiliar à sala de aula e ao trabalho de gabinete. A leitura da paisagem é, aliada do aporte bibliográfico, poderosa ferramenta para a compreensão dos processos que compõem os territórios, tanto nos campos de estudo da geografia física quanto da geografia humana.
Palavras-chave: Processos Glaciais; Trabalho de Campo; Geomorfologia de Portugal.
ABSTRACT
The current work has as objective to demonstrate, through an experience report of a field work at Serra da Estrela, Portugal, what is the importance of this kind of activity to landscape understanding and for the search of a demystification of the “theory and praxis” dichotomy. When performing a study travel to a region that shows recent acts of geomorphological processes such as periglacials, differently of any space in Brazilian context, made it possible to identify the field work importance to geographical sciences students and researchers as an auxiliary to classrooms and office work. The landscape understanding is, together with bibliography contribution, a powerful tool to comprehend the processes that compound the territories, at both research fields such as physical and human geography.
Keywords: Glacial Processes; Fieldwork; Geomorphology of Portugal.
RESUMEN
Este estudio pretende demostrar, a través de un relato de experiencia de un estudio de campo en la Sierra de la Estrella, Portugal, el grado de importancia de este tipo de actividad en la lectura del paisaje y la búsqueda de una desmitificación de la dicotomía entre "teoría y práctica". Al realizar un viaje de estudios por una región que presenta recientes actuaciones de procesos geomorfológicos periglaciales, a diferencia de cualquier espacio en el contexto brasileño, fue posible percibir la importancia del trabajo de campo a los estudiantes e investigadores de la ciencia geográfica como auxiliar a las aulas y al trabajo de oficina. La lectura del paisaje es, aliada de la contribución bibliográfica, poderosa herramienta para la comprensión de los procesos que componen los territorios, tanto en los campos de estudio de la geografía física y de la geografía humana.
Palabras clave: Procesos Glaciales; Salida de Campo; Geomorfología de Portugal.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.