MUDANÇAS NO USO DA TERRA NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO ÁGUA DA ONÇA E INTENSIFICAÇÃO DE EROSÕES E ASSOREAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202217Parole chiave:
Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Recursos HídricosAbstract
A ampliação das áreas urbanas sem planejamento adequado e sem considerar as características dos solos, do relevo e das águas pluviais tem causado problemas severos em termos de surgimento de processos erosivos, assoreamento de nascentes e corpos d’água e de inundações. O presente trabalho apresenta a análise da evolução do uso da terra na Microbacia do Córrego Água da Onça (MCAO) localizada em Avaré – SP, com a finalidade de avaliar se de fato as transformações implantadas na superfície do solo são as causas deste conjunto de processos observados na área. Utilizou-se no estudo técnicas de geoprocessamento, fotografias aéreas e imagens de satélite. Os resultados demonstram que a microbacia apresentou importantes mudanças nos seus usos e aumento considerável na ocupação urbana, nos processos de escoamento superficial nas erosões e nos assoreamentos do leito do córrego.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.