IMPACTO ANTRÓPICO E QUALIDADE DAS ÁGUAS NO BAIXO CURSO DO RIO ITAPECURU

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.15

Parole chiave:

Qualidade da água, Parâmetros físico-químicos, Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru

Abstract

A sustentabilidade hídrica é questão relevante desde o século passado. Assim, sabendo-se da relevância do Rio Itapecuru para o Estado do Maranhão, o presente trabalho objetivou analisar a qualidade da água do rio por parâmetros físico-químicos, visando também detectar impactos antrópicos a partir de processos de urbanização local. A metodologia utilizada foi o monitoramento dos parâmetros pH, oxigênio dissolvido, temperatura, salinidade, condutividade e cor aparente (multiparâmetros), a partir de três campanhas de coleta entre os meses de julho e setembro de 2021, período de transição sazonal na região, em quatro pontos específicos do curso do rio situados na cidade de Codó – MA. Foram efetuados registro fotográficos dos impactos da urbanização. Todos os parâmetros apresentaram estabilidade espacial dentro das oscilações da média. Os parâmetros pH, oxigênio dissolvido, salinidade e condutividade apresentaram leve queda temporal, já os valores de temperatura sofreram incremento. Todos os parâmetros apresentaram dados dentro do que preconiza a legislação e a análise de variância indicou que não existem diferenças significativas entre os pontos de coleta.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Maria Danyelle Vieira Leal, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais-Biologia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus VII-Codó. Membra do Grupo Interdisciplinar em Pesquisa e Estudos Ambientais – GPEA/UFMA.

Ueverson Silva de Almeida, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Licenciatura em Ciências Naturais-Biologia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus VII-Codó.

Ismael Carlos Braga Alves, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede Bionorte – UFMA/São Luís –MA. Técnico de Laboratório Área – Química do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia UFMA/Campus VII/Codó-MA.

Alex de Sousa Lima, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor Associado do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/História da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de Codó. Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino de Ciências Humanas – PenCiH.

 

Paulo Roberto Brasil Oliveira Marques, Universidade Federal do Maranhão

Pós-Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Doutor em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista – IQ-UNESP/Araraquara. Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais-Biologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus VII-Codó. Coordenador do Grupo Interdisciplinar em Pesquisa e Estudos Ambientais – GPEA/UFMA.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-09-28

Come citare

LEAL, Maria Danyelle Vieira; ALMEIDA, Ueverson Silva de; ALVES, Ismael Carlos Braga; LIMA, Alex de Sousa; MARQUES, Paulo Roberto Brasil Oliveira.
IMPACTO ANTRÓPICO E QUALIDADE DAS ÁGUAS NO BAIXO CURSO DO RIO ITAPECURU
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202315, 28 set. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/20015. Acesso em: 18 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos