COMO MILTON SANTOS EXPLICARIA O BRASIL NESSE MOMENTO DE PANDEMIA?
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202218Parole chiave:
Milton Santos, Território, Brasil, Covid-19Abstract
Certamente que é impossível transcrever literalmente como Milton Santos iria analisar esse cenário de pandemia que estamos vivendo. Primeiramente porque ele deixou o nosso convívio em 2001. Segundo, não teríamos como adivinhar ou prever a sua reação tanto como intelectual quanto ser humano diante dessa fraqueza moral dos políticos em, mais uma vez, se distanciar do povo. Todavia, para quem conhece a obra de Milton Santos e a sua postura crítica diante de crises com essa dimensão global, é possível sinalizar que ele diria que ainda vivemos num país distorcido repleto de espaços divididos. Ficaria indignado com a continuidade de um modelo administrativo que replica em nosso território ações descoladas de nossas características sociais, ambientais e econômicas, sobretudo, nessa pandemia. Este ensaio selecionou parte do pensamento de Milton Santos com o objetivo de produzir uma reflexão que contribua para decodificar a dinâmica atual imposta ao território pela Covid-19, e mostrando a necessidade de se pensar num reordenamento político-administrativo do Brasil.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.