MEMÓRIA, ESPAÇO E A BUSCA DE IDENTIDADE NO ROMANCE "OS QUE BEBEM COMO OS CÃES" DE ASSIS BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202214Mots-clés :
Memória, Imaginação, Assis BrasilRésumé
Este artigo apresenta uma análise do romance Os que bebem como os cães do escritor piauiense Assis Brasil. A apreciação do romance se realiza de modo alinhado a algumas contribuições teóricas do filósofo francês Paul Ricœur expostas no livro A memória, a história, o esquecimento (2000). O percurso metodológico primou por uma abordagem analítica na qual foram apontados questionamentos acerca do processo de recordação vivenciado pelo personagem central, observando a tênue fronteira estabelecida entre memória e imaginação. Como resultado, é possível perceber que, dadas as especificidades da narrativa, as imagens evocadas podem advir de memórias ou de devaneios, comprometendo a identidade revelada.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.