AMAZÔNIA: CARTOGRAFIA E ANÁLISE DIDÁTICA DO ESPAÇO AGRÍCOLA NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE CASTANHAL

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.14

Mots-clés :

Ensino de Geografia, Produção Agrícola, Escrita Gráfica, Castanhal

Résumé

Os fundamentos cartográficos e os elementos da comunicação gráfica alcançaram saltos consideráveis a partir da segunda década do século XXI. A unicidade das técnicas anunciada por Santos e Silveira (2008) permitiu novos olhares e interpretações sobre o espaço geográfico. Assim, neste artigo a fundamentação cartográfica e as grafias do cenário agrícola da Região Geográfica Imediata de Castanhal (IBGE, 2017) subsidiam as análises da produção das lavouras agrícolas abordadas sob o viés educacional. A estruturação metodológica desta pesquisa consiste em referenciais cartográficos, geográficos, com aporte nos avanços tecnológicos e de desenho gráfico de assessoramento à temática da pesquisa (CASTRO, 2019), o processo de formação territorial na Amazônia apresenta elementos da unicidade das técnicas (SANTOS, 2013). O resultado é a elaboração de produtos didáticos – cartilhas – nos quais são revelados de forma ilustrada os processos socioespaciais através de desenhos pictóricos infantis com uso do software Inkscape; a formalização da escrita incorporada aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) a partir do software Quantum Gis (versão 3.14 - π Pi), expressam o objetivo proposto nesta pesquisa, confecção de Cartilha Cartográfica abordando a Produção Agrícola regional, enquanto elaboração de recurso didático voltado ao ensino de Geografia, revelando e afirmando o papel protagonista da Cartografia e da escrita gráfica na segunda década do século XXI.

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Carlos Jorge Nogueira de Castro, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Pará – UEPA/Campus Universitário de Igarapé-Açu e do Programa de Pós-graduação em Geografia – PPGG-UEPA. Pesquisador do Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (GEOCAM) e do Observatório da Violência, Metrópole, Criminalidade e Vulnerabilidade.

Railana Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Pará

Discente do Curso de Licenciatura em Geografia e Bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade do Estado do Pará – UEPA/Campus Universitário de Castanhal. Integrante do Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (GEOCAM).

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Publié-e

2023-08-12

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CASTRO, Carlos Jorge Nogueira de; SILVA, Railana Oliveira da.
AMAZÔNIA: CARTOGRAFIA E ANÁLISE DIDÁTICA DO ESPAÇO AGRÍCOLA NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE CASTANHAL
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202314, 12 août 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/16621. Acesso em: 3 juill. 2024.

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