MUDANÇAS NO USO DA TERRA NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO ÁGUA DA ONÇA E INTENSIFICAÇÃO DE EROSÕES E ASSOREAMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202217

Palavras-chave:

Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Recursos Hídricos

Resumo

A ampliação das áreas urbanas sem planejamento adequado e sem considerar as características dos solos, do relevo e das águas pluviais tem causado problemas severos em termos de surgimento de processos erosivos, assoreamento de nascentes e corpos d’água e de inundações. O presente trabalho apresenta a análise da evolução do uso da terra na Microbacia do Córrego Água da Onça (MCAO) localizada em Avaré – SP, com a finalidade de avaliar se de fato as transformações implantadas na superfície do solo são as causas deste conjunto de processos observados na área. Utilizou-se no estudo técnicas de geoprocessamento, fotografias aéreas e imagens de satélite. Os resultados demonstram que a microbacia apresentou importantes mudanças nos seus usos e aumento considerável na ocupação urbana, nos processos de escoamento superficial nas erosões e nos assoreamentos do leito do córrego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Luís Piroli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Livre Docente em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCT/UNESP/Presidente Prudente e do Curso de Geografia da UNESP/Ourinhos.

Leonardo Auge Levyman, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – IGE/UNICAMP. Geógrafo pela UNESP/Ourinhos. Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário FMU/SP.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

PIROLI, Edson Luís; LEVYMAN, Leonardo Auge.
MUDANÇAS NO USO DA TERRA NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO ÁGUA DA ONÇA E INTENSIFICAÇÃO DE EROSÕES E ASSOREAMENTOS
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202217, 29 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 1 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos