PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS

estado da arte de estudos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n11.2023.10

Palavras-chave:

Estado da arte, Português, PFOL

Resumo

É inquestionável a expansão e intensificação dos estudos relacionados ao Português Para Falantes de Outras Línguas (PFOL). Logo, a realização de um estado da arte justifica-se pela necessidade de conhecer o que já há disponível enquanto conhecimento produzido sobre a temática, para que estudiosos/as da área possam escolher seus futuros focos de pesquisa. Assim, na primeira semana de abril de 2023, conduziu-se uma busca usando a entrada "Português Para Falantes de Outras Línguas", no Portal de Periódicos da CAPES. Após aplicação de filtros, selecionou-se 92 artigos para análise. No que diz respeito às categorias, buscou-se responder às seguintes perguntas de pesquisa: Em quais regiões brasileiras os autores das pesquisas atuam? Os estudos lidam com dados primários, secundários ou ambos? Quais os focos principais das investigações? Se houver focos secundários quais são eles? Em quais contextos as pesquisas foram  conduzidas? Se houver participantes, quais os seus perfis? Quais as sugestões dos autores para o campo de PFOL? As respostas a estas perguntas orientam a estruturação deste artigo. 

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Biografia do Autor

Alex Alves Egido, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus São Bernardo. Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com período sanduíche na Michigan State University (MSU), mestre pelo mesmo programa de pós-graduação e licenciado em Letras - Inglês pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL, onde atuou como professor colaborador (2019 a 2021). Foi presidente da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado do Paraná (APLIEPAR) (2020-2021), bolsista de Iniciação Científica (2014-2015 e 2015-2016) e estudante no Kaplan International Colleges (Califórnia, EUA) (2015). Atualmente, coordena o projeto de extensão Português Para Falantes de Outras Línguas: formação docente, educação linguística e certificação (UFMA) e integra os seguintes grupos: Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores de Línguas (UEG), Grupo AvaliAção e Linguagem (UEL) e MSU Language Policy and Practice Lab (MSU). Seus interesses de pesquisa centram-se, de modo geral, na Linguística Aplicada (Crítica) e, em específico: ética na pesquisa e na educação linguística, estudos decoloniais, metodologia de pesquisa qualitativa e estudos discursivos de orientação foucaultiana.

Helen Katrine Pereira Luz, Universidade Federal do Maranhão

Discente do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de São Bernardo.

Matheus Henrique Costa Moraes, Universidade Federal do Maranhão

Discente do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de São Bernardo.

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Publicado

2024-01-28

Como Citar

EGIDO, Alex Alves; LUZ, Helen Katrine Pereira; MORAES, Matheus Henrique Costa.
PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS: estado da arte de estudos brasileiros
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 6, n. 11, p. 69–87, 28 Jan 2024Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

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Artigos