PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE PROPORCIONAM A EXPRESSÃO CRÍTICA E REFLEXIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n11.2023.7

Palavras-chave:

Educação midiática, Ler, Escrever, Participar, Ensino

Resumo

Este artigo relata práticas de ensino que visam criar um ambiente propício para uma participação reflexiva e responsável no contexto informacional e midiático. O objetivo é investigar estratégias eficazes no desenvolvimento das competências midiáticas dos estudantes, levando em consideração os três eixos: Leitura, Escrita e Participação propostos como eixos da Educação Midiática. Metodologicamente o trabalho traz um relato sobre práticas de ensino que tenham relação com educação midiática, e para isso, utilizamos como universo de pesquisa o blog do Portal Árvore. As práticas de ensino foram demonstradas na formação de alunos atendidos, críticos e engajados no cenário midiático. É fundamental promover uma abordagem equilibrada entre os eixos de competências para que isso permita que os alunos desenvolvam habilidades de leitura, escrita e participação, capacitando-os para a sociedade digital atual. Essas práticas educacionais são essenciais para criar um ambiente informacional e midiático mais reflexivo e responsável.

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Biografia do Autor

Nathália Saidelles Cunha, Universidade Franciscana

Aluna do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana – UFN (Santa Maria, RS). Bolsista de Iniciação Científica Probic/UFN.

Carlos Henrique da Costa Barreto, Universidade Franciscana

Publicitário Bacharel e Mestrando em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana – UFN (Santa Maria, RS); Redator, Pesquisador em Comunicação, Educação, Tecnologia e Linguagens Digitais.

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana

Professora na Universidade Franciscana (Santa Maria, RS), nos cursos de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, Publicidade e Propaganda e Jogos Digitais. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com Pós-Doutorado no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM), Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM), licenciada em Letras - Português e Literaturas (UFSM) e Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM).

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana

Professora na Universidade Franciscana (Santa Maria, RS), nos cursos de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e Publicidade e Propaganda. Doutora em Comunicação Midiática Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Engenharia de Produção (UFSM), Especialista em Comunicação, Movimento e Mídia (UFSM) e Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UNIJUI).

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Publicado

2024-01-28

Como Citar

CUNHA, Nathália Saidelles; BARRETO, Carlos Henrique da Costa; KNOLL, Graziela Frainer; GHISLENI, Taís Steffenello.
PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE PROPORCIONAM A EXPRESSÃO CRÍTICA E REFLEXIVA
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 6, n. 11, p. 4–18, 28 Jan 2024Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos