A CRISE DO EGO EM ALAIN TOURAINE

reflexões sobre o sujeito moderno e a crise da modernidade

Autores

  • EMERSON CARLOS DA SILVA BRAGA Universidade Federal do Maranhão
  • JOSENILDO CAMPOS BRUSSIO Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Crise, Sujeito, Modernidade

Resumo

O estudo em foco consiste em uma reflexão sobre a destruição do ego do sujeito da modernidade em crise, a partir da proposta de Alain Touraine na obra Crítica da Modernidade (1998). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo-analítico, na qual utilizamos o capítulo A destruição do ego como ponto de partida para a construção teórica e reflexões sobre a condição do sujeito na modernidade sobre o viés de Karl Marx, Friedrich Nietzsche e Sigmund Freud, como apresenta Touraine (1998). A pesquisa apontou-nos as seguintes reflexões: em Marx, a desconstrução do ego do sujeito na modernidade e a consequente crise moderna, se deu, a partir de sua crítica a autonomia individual e aos mecanismos que o impulsionam em sua ação, que para o autor, se encontrava alienada do fundamento natural que faz o ser humano movimentar-se no percurso histórico. Em Nietzsche, a desconstrução se dá a partir de sua crítica extrema sobre a relação metafísica do ser humano e sua instância racional pautada na gramática e separada do corpo, inaugurada, segundo o autor, na filosofia platônica e que, tradicionalmente, se seguiu no Ocidente até à modernidade. Em Freud, a desconstrução do sujeito se dá a partir de seus estudos sobre duas instâncias que contribuíram para tal definição: aquela que ele expressa – consciente – frente a que auto se julga – pré-consciente –, sobretudo, a partir de sua análise sobre a sociedade capitalista que opôs o organismo humano e as formas de organização social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EMERSON CARLOS DA SILVA BRAGA, Universidade Federal do Maranhão

Graduando do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia, da Universidade Federal do Maranhão, Campus de São Bernardo.

JOSENILDO CAMPOS BRUSSIO, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012), possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1998), Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira - São Gonçalo/RJ (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA/Campus de São Bernardo. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC), na linha de pesquisa 1: "Imaginário, cultura e meio ambiente".

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

BRAGA, EMERSON CARLOS DA SILVA; BRUSSIO, JOSENILDO CAMPOS.
A CRISE DO EGO EM ALAIN TOURAINE : reflexões sobre o sujeito moderno e a crise da modernidade
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 5, n. 8, p. 77–99, 7 Mar 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos