O ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n10.2023.4

Palavras-chave:

Métodos de baixo custo, Experimentação, Ensino de Química, Extensão Universitária, Educação

Resumo

No ensino de Química, sabe-se que a parte experimental é a ferramenta principal para o sucesso do aprendizado dos conteúdos da disciplina. No entanto, a realidade das salas de aula nas escolas públicas é que ainda prevalece o ensino tradicional. A infraestrutura das escolas, a falta de materiais e as concepções desatualizadas dos professores na disciplina, são alguns dos obstáculos permanentemente encontrados para a não realização dessas aulas experimentais. Diante dessa problemática, o projeto de Extensão, “A Química nas escolas: Integrando teoria à prática", traz a possibilidade de realização de aulas experimentais utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso onde experimentos são realizados dentro da própria sala de aula, contribuindo de forma significativa para a aprendizagem do aluno. Assim, este trabalho tem objetivo de pontuar as contribuições, bem como os aspectos positivos, e desafios da aplicação de aulas práticas em escolas públicas a partir da iniciativa de ações da extensão universitária no ensino de química. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa com uma amostra dos alunos participantes do projeto, que serviu de referência para discussão dos resultados deste trabalho. Notou-se que a realização das aulas experimentais no ambiente escolar, utilizando materiais de baixo custo, apresenta significativas melhorias no que se diz respeito à motivação, participação e comprometimento dos alunos durante as aulas teórico/prática o que infere em uma melhor aprendizagem dos conteúdos de química. Ressalta-se também a contribuição na formação dos graduandos que desenvolvem habilidades durante sua formação docente.

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Biografia do Autor

Gabriele dos Santos Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais – química (LCNQ – UFMA), da Universidade Federal do Maranhão, sob a orientação da professora doutora Maria do Socorro Evangelista Garreto. Bolsista do projeto de extensão “A química nas escolas: integrando teoria à prática” (PROEX).

Maria do Socorro Evangelista Garreto, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (2003), Graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão (2003), Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011); Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Maranhão (2016) e Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão/ Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química; tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de água, Química de petróleo, asfaltenos, adsorção, polímeros e Colóides, Ensino de química e Ensino a Distância.

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

MONTEIRO, Gabriele dos Santos; GARRETO, Maria do Socorro Evangelista.
O ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 6, n. 10, p. 69–83, 19 Out 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/21734. Acesso em: 30 dez 2024.

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Seção

Artigos