POTENCIALIDADE DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n10.2023.2

Palavras-chave:

Projeto de extensão, Formação docente, Pesquisa qualitativa, Graduandos, Centro de Ciências de São Bernardo

Resumo

O presente artigo tem por finalidade discorrer e analisar as contribuições do projeto de extensão “A química nas escolas: integrando teoria à prática” na formação docente através da narrativa de experiências vividas por graduandos do curso de licenciatura de ciências naturais - química da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Centro de Ciências de São Bernardo entendo que a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, que fundamenta a Universidade, pode contribuir significativamente para a ampliação de vivências no âmbito acadêmico sendo a Extensão um instrumento dialético de teoria/prática que favorece a formação integrada à realidade social do ambiente de trabalho docente. A pesquisa adotada é de natureza qualitativa com análise de dados a partir dos relatos adquiridos através de um questionário com 10 perguntas em formato de entrevista aplicados a graduandos do curso participantes do projeto de extensão que discorrem sobre as contribuições do projeto para a formação da sua identidade docente e formação profissional. Notou-se que, além do aprendizado profissional, a realização do projeto traz vários benefícios para o professor em formação. O extensionista desenvolve uma interação maior com o ambiente de trabalho e profissionais da área e cria oportunidades para o desenvolvimento de habilidades referentes ao trabalho em equipe, além daquelas relacionadas com o ensino e aprendizagem de conteúdos de Química. A Extensão Universitária é essencial para formação docente, pois viabiliza o processo de construção do conhecimento a partir da vivência da realidade do ambiente de atuação do professor que adquire competências e habilidades que os tornam profissionais com excelência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane da Silva Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais – química (LCNQ – UFMA), da Universidade Federal do Maranhão, sob a orientação da professora doutora Maria do Socorro Evangelista Garreto. Bolsista do projeto de extensão “A química nas escolas: integrando teoria à prática” (PROEX). Técnica em Agropecuária da Associação Casas Familiares Rurais do Maranhão (CFR) 2019.

Maria do Socorro Evangelista Garreto, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (2003), Graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão (2003), Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011); Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Maranhão (2016) e Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão/ Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química; tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de água, Química de petróleo, asfaltenos, adsorção, polímeros e Colóides, Ensino de química e Ensino a Distância.

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

FERREIRA, Daiane da Silva; GARRETO, Maria do Socorro Evangelista.
POTENCIALIDADE DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 6, n. 10, p. 24–42, 19 Out 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 8 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos